03/11/2011
![]() |
![]() |
![]() |
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
As crianças, na faixa etária de 4 anos de idade, aprenderão a ser ágeis e ainda imitar uma tartaruga. Essa brincadeira é uma variação do pega-pega.
Brincadeira de pega-pega.
Atividade – A atividade se chama “Caçador de tartaruga”.
Tem como objetivos:
- a agilidade,
- o poder da transformação.
1º Momento:
A brincadeira pode ser realizada num campinho de futebol ou numa quadra esportiva. A professora explica a primeira brincadeira. Vamos brincar de pega-pega; vamos escolher um pegador. A professora os coloca em círculo e com os olhos fechados gira e aponta para uma criança. Esse será o pegador e os outros serão pegos. Determina-se um local para barra que o imuniza de ser pego. Brincamos por uns 8 minutos e depois passamos para o segundo momento da atividade.
2º Momento:
As crianças continuam no mesmo espaço. Caçador de tartaruga é uma variação do pega-pega. A brincadeira consiste em um pegador e os outros, fugitivos. Quem estiver como uma tartaruga, abaixado no chão não poderá ser pego. É importante delimitar o espaço da brincadeira para que não se torne um espaço muito amplo e impossível do pegador alcançar. Outra recomendação para as crianças é abaixarem-se só quando o pegador se aproximar.
3º Momento:
Se o pegador conseguir pegar o fugitivo, ele se torna fugitivo e o fugitivo se torna o pegador.
4º Momento:
Após a atividade, fazer com que as crianças deitem-se no chão de barriga para cima, olhos fechados, enquanto a professora, num tom baixo, pede para relaxar as pernas, os braços, o tronco, os olhos e a face. Depois pede para que se levantem vagarosamente e dêem uma boa espreguiçada.
Gravura de Alexandre Fukuda - pega-pega 450x300
Fonte: http://criancas.hsw.uol.com.br/pega-pega.htm Acesso em: 31/10/2011
Brincadeira de pega-pega ou apanhada. 455x284
Fonte: http://www.obrasileirinho.com.br/brincar-criancas/brincadeira-pega-pega Acesso em: 31/10/2011.
- Avaliar se as crianças conseguem se transformar em tartarugas rapidamente, com a chegada do pegador e se o pegador tem habilidade e estratégias para pegar os fugitivos.
- Conversar com as crianças para saber quais as dificuldades encontradas na brincadeira e se podemos fazer modificações nos procedimentos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!