Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os Vikings

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- As principais características da sociedade Viking e a sua diversidade.

- As navegações e as explorações Vikings.

- As incursões Vikings sobre o Continente Europeu e posterior colonização.

- A Mitologia Viking.

Duração das atividades
Três aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Esta é uma aula introdutória, não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

Para iniciar uma aula sobre os Vikings, o professor deverá esclarecer os alunos de que se trata de uma cultura diferente, tendo, por isso, valores e ideias muito diferentes dos atuais. Entretanto, perceberão, também, que a sociedade Viking contribuiu de inúmeras maneiras para os nossos conhecimentos em diversas áreas do saber.

Aula 1

Com a intenção de despertar a curiosidade dos alunos em sala de aula, o professor iniciará a aula, exibindo as imagens abaixo:

- Guerreiro Viking.

Guerreiro Viking

Fonte:

http://www.vikingmythology.com/images/The_Vikings_were_all_dirty_wild_looking_people.jpg

- Dracar Viking.

Dracar Viking

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_hw9v9pBbqis/TTTI86MJ3lI/AAAAAAAACnA/kcFgagTVXy0/s1600/CoolPrintVikingShip.jpg

- Cabana Viking.

Cabana Viking

Fonte: http://mrskelleyexplorers.wikispaces.com/file/view/Viking_hut.jpg/66002630/Viking_hut.jpg

O professor deverá perguntar aos alunos e discutir com eles se conhecem estas imagens e o que elas representam.

Satisfeita a curiosidade inicial, o professor apresentará o tema da aula: “A sociedade Viking”.

Atividade

O professor deverá distribuir entre os alunos os textos disponíveis em:

- http://www.historiadomundo.com.br/viking/

- http://www.suapesquisa.com/historia/vikings/

Após realizada a leitura em sala de aula, os alunos deverão redigir um pequeno texto, de 10 a 15 linhas, que contenha os seguintes itens:

- Quem eram os Vikings.

- As principais características da sociedade Viking apresentadas no texto.

- Os principais fatos das explorações e da história dos Vikings.

O texto deverá ser entregue ao professor.

 

Aula 2

O professor deverá exibir os mapas abaixo à sala:

 – Cidades Vikings.

Cidades Vikings

Fonte:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Viking_towns_of_Scandinavia_2.jpg

Mapa Viking.

Mapa Viking

Fonte: http://www.dightonrock.com/Listadaship_files/image024.gif

Expansão Viking.

Expansão Viking

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/50/Viking_Expansion.svg

A seguir, mostrar aos alunos o vídeo disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=caii5bCOtYo.

Uma vez apresentados os mapas e o vídeo, o professor deverá dispor os alunos em círculo e iniciar um debate, contemplando os seguintes elementos:

- Origem dos Vikings;

- Locais por onde passaram os Vikings;

- Onde os Vikings se estabeleceram.

Estimular os alunos e o debate com as seguintes perguntas:

- Por que os Vikings exploravam? Qual a razão de sua expansão?

 

Aula 3

A terceira aula será dedicada a estabelecer os principais elementos que caracterizaram a Mitologia Viking. Para isso, o professor deverá distribuir entre os seus alunos o seguinte texto, disponível em:

http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_373109.shtml

A seguir, o professor deverá levar os estudantes à Sala de Informática onde realizarão uma pesquisa. Esta pesquisa se centrará nos Deuses Vikings e em suas principais histórias. Os alunos deverão pesquisar imagens dos deuses e informações sobre eles e suas principais peripécias. Além do texto apresentado no início da aula, abaixo seguem exemplos de sites que poderão ser pesquisados e imagens a serem coletadas.

Sites:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_n%C3%B3rdica

- http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia-nordica/mitologia-nordica.php

- http://medievallegends.blogspot.com/2010/05/lenda-de-thor.html

Imagens:

Thor.

Thor.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_HrbkPWA95tQ/S-BK5wR9eAI/AAAAAAAAApI/urrZhWsOG7A/s1600/thor+1.jpg

Odin.

Odin

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/74/Odin-thor.jpg/260px-Odin-thor.jpg

Loki.

Loki

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d3/Treated_NKS_loki.jpg/220px-Treated_NKS_loki.jpg

A pesquisa deverá ser apresentada na forma de um Jornal Mural. As imagens deverão conter legendas e as histórias lendárias da Mitologia Viking deverão ser resumidas, como pequenos artigos de jornal. A seguir, o professor e os alunos deverão dispor o Jornal Mural em um local disponibilizado pela escola.

Conclusão

Com o fim das aulas, os alunos compreenderão a sociedade Viking, sua cultura, sua mitologia, suas técnicas e tecnologias, o porquê de suas navegações e expansões. Entenderão que, mesmo se tratando de um povo tão diferente e distante temporalmente, ele nos deixou um legado importante e influente.

Recursos Complementares
Avaliação

 

O professor deverá tomar como base de avaliação o texto produzido na primeira aula, além da participação do aluno durante os debates, os seminários e as discussões e a sua desenvoltura e o seu conhecimento do tema. Além disso, o professor deverá avaliar a pesquisa e os textos na confecção do Jornal Mural. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.