25/10/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
- As principais características da sociedade Viking e a sua diversidade.
- As navegações e as explorações Vikings.
- As incursões Vikings sobre o Continente Europeu e posterior colonização.
- A Mitologia Viking.
Esta é uma aula introdutória, não necessita de conhecimentos prévios.
INTRODUÇÃO
Para iniciar uma aula sobre os Vikings, o professor deverá esclarecer os alunos de que se trata de uma cultura diferente, tendo, por isso, valores e ideias muito diferentes dos atuais. Entretanto, perceberão, também, que a sociedade Viking contribuiu de inúmeras maneiras para os nossos conhecimentos em diversas áreas do saber.
Aula 1
Com a intenção de despertar a curiosidade dos alunos em sala de aula, o professor iniciará a aula, exibindo as imagens abaixo:
- Guerreiro Viking.
Fonte:
http://www.vikingmythology.com/images/The_Vikings_were_all_dirty_wild_looking_people.jpg
- Dracar Viking.
- Cabana Viking.
Fonte: http://mrskelleyexplorers.wikispaces.com/file/view/Viking_hut.jpg/66002630/Viking_hut.jpg
O professor deverá perguntar aos alunos e discutir com eles se conhecem estas imagens e o que elas representam.
Satisfeita a curiosidade inicial, o professor apresentará o tema da aula: “A sociedade Viking”.
Atividade
O professor deverá distribuir entre os alunos os textos disponíveis em:
- http://www.historiadomundo.com.br/viking/
- http://www.suapesquisa.com/historia/vikings/
Após realizada a leitura em sala de aula, os alunos deverão redigir um pequeno texto, de 10 a 15 linhas, que contenha os seguintes itens:
- Quem eram os Vikings.
- As principais características da sociedade Viking apresentadas no texto.
- Os principais fatos das explorações e da história dos Vikings.
O texto deverá ser entregue ao professor.
Aula 2
O professor deverá exibir os mapas abaixo à sala:
– Cidades Vikings.
Fonte:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Viking_towns_of_Scandinavia_2.jpg
– Mapa Viking.
Fonte: http://www.dightonrock.com/Listadaship_files/image024.gif
– Expansão Viking.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/50/Viking_Expansion.svg
A seguir, mostrar aos alunos o vídeo disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=caii5bCOtYo.
Uma vez apresentados os mapas e o vídeo, o professor deverá dispor os alunos em círculo e iniciar um debate, contemplando os seguintes elementos:
- Origem dos Vikings;
- Locais por onde passaram os Vikings;
- Onde os Vikings se estabeleceram.
Estimular os alunos e o debate com as seguintes perguntas:
- Por que os Vikings exploravam? Qual a razão de sua expansão?
Aula 3
A terceira aula será dedicada a estabelecer os principais elementos que caracterizaram a Mitologia Viking. Para isso, o professor deverá distribuir entre os seus alunos o seguinte texto, disponível em:
http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_373109.shtml
A seguir, o professor deverá levar os estudantes à Sala de Informática onde realizarão uma pesquisa. Esta pesquisa se centrará nos Deuses Vikings e em suas principais histórias. Os alunos deverão pesquisar imagens dos deuses e informações sobre eles e suas principais peripécias. Além do texto apresentado no início da aula, abaixo seguem exemplos de sites que poderão ser pesquisados e imagens a serem coletadas.
Sites:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_n%C3%B3rdica
- http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia-nordica/mitologia-nordica.php
- http://medievallegends.blogspot.com/2010/05/lenda-de-thor.html
Imagens:
– Thor.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_HrbkPWA95tQ/S-BK5wR9eAI/AAAAAAAAApI/urrZhWsOG7A/s1600/thor+1.jpg
– Odin.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/74/Odin-thor.jpg/260px-Odin-thor.jpg
– Loki.
A pesquisa deverá ser apresentada na forma de um Jornal Mural. As imagens deverão conter legendas e as histórias lendárias da Mitologia Viking deverão ser resumidas, como pequenos artigos de jornal. A seguir, o professor e os alunos deverão dispor o Jornal Mural em um local disponibilizado pela escola.
Conclusão
Com o fim das aulas, os alunos compreenderão a sociedade Viking, sua cultura, sua mitologia, suas técnicas e tecnologias, o porquê de suas navegações e expansões. Entenderão que, mesmo se tratando de um povo tão diferente e distante temporalmente, ele nos deixou um legado importante e influente.
- Vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TiEZzxj20IA&feature=related
- Texto, disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/vikings-descobriram-america-434691.shtml
O professor deverá tomar como base de avaliação o texto produzido na primeira aula, além da participação do aluno durante os debates, os seminários e as discussões e a sua desenvoltura e o seu conhecimento do tema. Além disso, o professor deverá avaliar a pesquisa e os textos na confecção do Jornal Mural.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!