Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Carlota Joaquina e o Trono Hispano

 

03/11/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Diniz Ferreira e Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com esta aula aspectos da história de Carlota Joaquina e da atuação desta importante mulher no cenário brasileiro, português e espanhol. Escolhemos o tema “Trono Hispano” para dar ênfase ao assunto, mas o interessante é que o aluno saiba todo o contexto da vida de Carlota. Durante sua vida, Carlota teve grande influência na política, por exercer certo domínio sobre D. João VI e por ser muito ambiciosa e interessada nessa área. Com esta aula, o aluno aprenderá um pouco mais sobre a história de Portugal e da Espanha e ampliará os seus conhecimentos sobre a história do Brasil.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimentos prévios sobre História do Brasil, especificamente o Brasil Colônia, assim como alguma noção da história da Espanha e de Portugal, principalmente na época napoleônica.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Em 1775, nasceu Carlota Joaquina,filha primogênita do rei Dom Carlos IV de Espanha e de sua esposa, D. Maria Luísa de Parma, rainha de Espanha. Ainda criança, Carlota teve o seu casamento arranjado com D. João VI, tornando-se mais tarde princesa-regente consorte de Portugal. Durante toda a sua vida, porém, não se conformou em não fazer parte do quadro político, conspirando sempre contra o marido. Uma de suas façanhas foi tentar adquirir o trono espanhol na falta de seu pai Carlos IV e de seu irmão Henrique VII. Ela tinha esperanças de passar por cima da Lei Sálica (lei promulgada na Espanha por Felipe V, que estabelecia que as mulheres somente poderiam herdar o trono no caso de não haver herdeiros varões na linha principal, nem na linha lateral) e conseguir o trono, já que havia sido uma infanta de Espanha por nascimento.

ATIVIDADE 1

A atividade 1 consiste em uma apresentação aos alunos do tema proposto. Ela os ajudará a se familiarizar com o determinado tema. No inicio da primeira aula, o professor deve fazer uma breve introdução resumindo de forma menos complicada possível, qual era o contexto em que vivia Carlota Joaquina. Ou seja, como estava a situação naquela época em Portugal, na Espanha e no Brasil. Logo depois passará o filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”. O filme ajudará os alunos no entendimento, pois conta de forma divertida a história de Carlota. Na segunda aula, o professor deverá continuar a atividade, exibindo o restante do filme.

 

ATIVIDADE 2

Nesta aula, os alunos se sentarão em roda e o professor iniciará uma discussão sobre o filme, buscando ligar os conhecimentos históricos com o que foi visto no filme. Ele trará perguntas,incitando questionamentos em seus alunos. Alguns exemplos de perguntas que podem ser usadas são:

Como foi representada no filme a corte espanhola? E a portuguesa?

Qual a relação de Carlota com a Espanha?

Qual a relação da conquista Napoleônica com a história de Carlota?

Como era a vida política de Carlota?

Quais foram as conseqüências da vinda da corte portuguesa para o Brasil?

Qual a importância dos feitos de Carlota para a história?

O professor poderá também trazer imagens para ilustrar o contexto aos alunos, tentandorelacioná-las ao filme.  Algumas dessas imagens são:

Imagem 1:

Carlota Joaquina Carlota Joaquina de Borbón quando menina

Referência: http://www.artehistoria.jcyl.es/genios/cuadros/933.htm

 

Imagem 2:

 

Carlota Joaquina Carlota Joaquina segurando a imagem de D. João VI

Referência: http://www.esacademic.com/pictures/eswiki/67/Carlota_Joaquina.jpg

 

Imagem 3:

Carlota Joaquina

Retrato equestre de Dona Carlota Joaquina de Bourbon. Autor: Domingos António de Sequeira(1768–1837)

Referência:http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/Ca/5537/1988.jpg

 

Imagem 4:

Famiia Borbón

Óleo sobre tela: A Família de Carlos IV . Autor: Francisco de Goya

Referência: http://laschicasdeloleo.files.wordpress.com/2010/11/la_familia_de_carlos_iv.jpg

*Além disso, deverá dar ênfase a discussão sobre o trono espanhol, assunto pouco abordado no filme.

 

No fim da aula ele dividirá os alunos em 5 grupos de 6 (dependendo da quantidade de alunos). Cada um dos grupos deverá escolher um dos temas abaixo para fazer uma pequena representação teatral (cerca de 7 mim cada):

 

  • A infância e o casamento de Carlota
  • Carlota e seu envolvimento na política
  • A tentativa de assumir o trono Espanhol
  • Carlota no Brasil
  • As conspirações contra D. João VI

 

 

 

 

ATIVIFDADE 3:

Esta aula será para pesquisa. Os alunos deverão pesquisar sobre os temas para elaboração de um roteiro adequado. O professor deverá fornecer à pesquisa tudo que conseguir encontrar, como por exemplo, livros didáticos de ensino médio (Historia Geral e História do Brasil), sites, revistas de história. E para complementar o estudo, livros específicos sobre Carlota Joaquina.OBS: É importante que os próprios alunos, ao lerem os conteúdos, consigam identificar o que faz parte de seu tema ou não, e o que pode ou não entrar em seu roteiro de teatro.

 

Alguns exemplos de livros sobre Carlota são:

 

Livro: “CarlotaJoaquina na corte do Brasil”

Autor :Francisca L. Nogueira de Azevedo

Editora: Civilização Brasileira

 

 

Livro: Carlota Joaquina - A Rainha Devassa –

Autor:  João Felício dos Santos

Editora: José Olympio

 

Livro: Carlota Joaquina: Cartas Inéditas

Autor: Francisca Nogueira De Azevedo

Editora: Casa da Palavra

Sites que podem ser consultados pelos alunos para a pesquisa:

 

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?categoria=22

 

http://www.infoescola.com/historia/carlota-joaquina/

 

http://educacao.uol.com.br/biografias/carlota-joaquina.jhtm

 

http://www.arqnet.pt/dicionario/carlotajoaquina.html

 

http://www.brasilescola.com/historiab/carlota-joaquina.htm

 

http://www.caestamosnos.org/Pesquisas_Carlos_Leite_Ribeiro/Dona_Carlota_Joaquina.html

 

ATIVIDADE 4:

 

Esta aula será para as apresentações dos alunos em sala ou em um local maior escolhido pelo professor (as apresentações podem e devem ser feitas em locais fora da sala de aula, como um pátio ou um auditório, caso o professor consiga disponibilidade destes locais. Esses locais facilitam o aprendizado já que fogem do cotidiano e incitam a criatividade dos alunos). O cenário da peça será montado pelos próprios alunos, de acordo com o tema escolhido. Deverá ser bem simples e fácil de ser montado para que cada grupo não demore mais que 5 minutos em sua preparação. Com essa aula o professor encerrará o tema, avaliando adequadamente cada grupo, que terá cerca de 15 minutos para preparar o cenário e se apresentar.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será processual. O professor levará em consideração a participação dos alunos em cada uma das atividades propostas: Presença nos dias de exibição do filme, presença no seminário, participação no teatro, bem como a qualidade do roteiro deste.

obs: O teatro deve ser avaliado de acordo com o conteúdo utilizado pelos alunos, e não pela atuação. Para isso, o professor deve pedir à eles que entreguem o roteiro da peça e um texto sobre o tema pesquisado. Assim, poderá avaliar o empenho na pesquisa, e se o grupo abordou corretamente o tema proposto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.