03/11/2011
Amanda Diniz Ferreira e Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
O aluno poderá aprender com esta aula aspectos da história de Carlota Joaquina e da atuação desta importante mulher no cenário brasileiro, português e espanhol. Escolhemos o tema “Trono Hispano” para dar ênfase ao assunto, mas o interessante é que o aluno saiba todo o contexto da vida de Carlota. Durante sua vida, Carlota teve grande influência na política, por exercer certo domínio sobre D. João VI e por ser muito ambiciosa e interessada nessa área. Com esta aula, o aluno aprenderá um pouco mais sobre a história de Portugal e da Espanha e ampliará os seus conhecimentos sobre a história do Brasil.
Os alunos devem ter conhecimentos prévios sobre História do Brasil, especificamente o Brasil Colônia, assim como alguma noção da história da Espanha e de Portugal, principalmente na época napoleônica.
INTRODUÇÃO
Em 1775, nasceu Carlota Joaquina,filha primogênita do rei Dom Carlos IV de Espanha e de sua esposa, D. Maria Luísa de Parma, rainha de Espanha. Ainda criança, Carlota teve o seu casamento arranjado com D. João VI, tornando-se mais tarde princesa-regente consorte de Portugal. Durante toda a sua vida, porém, não se conformou em não fazer parte do quadro político, conspirando sempre contra o marido. Uma de suas façanhas foi tentar adquirir o trono espanhol na falta de seu pai Carlos IV e de seu irmão Henrique VII. Ela tinha esperanças de passar por cima da Lei Sálica (lei promulgada na Espanha por Felipe V, que estabelecia que as mulheres somente poderiam herdar o trono no caso de não haver herdeiros varões na linha principal, nem na linha lateral) e conseguir o trono, já que havia sido uma infanta de Espanha por nascimento.
ATIVIDADE 1
A atividade 1 consiste em uma apresentação aos alunos do tema proposto. Ela os ajudará a se familiarizar com o determinado tema. No inicio da primeira aula, o professor deve fazer uma breve introdução resumindo de forma menos complicada possível, qual era o contexto em que vivia Carlota Joaquina. Ou seja, como estava a situação naquela época em Portugal, na Espanha e no Brasil. Logo depois passará o filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”. O filme ajudará os alunos no entendimento, pois conta de forma divertida a história de Carlota. Na segunda aula, o professor deverá continuar a atividade, exibindo o restante do filme.
ATIVIDADE 2
Nesta aula, os alunos se sentarão em roda e o professor iniciará uma discussão sobre o filme, buscando ligar os conhecimentos históricos com o que foi visto no filme. Ele trará perguntas,incitando questionamentos em seus alunos. Alguns exemplos de perguntas que podem ser usadas são:
Como foi representada no filme a corte espanhola? E a portuguesa?
Qual a relação de Carlota com a Espanha?
Qual a relação da conquista Napoleônica com a história de Carlota?
Como era a vida política de Carlota?
Quais foram as conseqüências da vinda da corte portuguesa para o Brasil?
Qual a importância dos feitos de Carlota para a história?
O professor poderá também trazer imagens para ilustrar o contexto aos alunos, tentandorelacioná-las ao filme. Algumas dessas imagens são:
Imagem 1:
Carlota Joaquina de Borbón quando menina
Referência: http://www.artehistoria.jcyl.es/genios/cuadros/933.htm
Imagem 2:
Carlota Joaquina segurando a imagem de D. João VI
Referência: http://www.esacademic.com/pictures/eswiki/67/Carlota_Joaquina.jpg
Imagem 3:
Retrato equestre de Dona Carlota Joaquina de Bourbon. Autor: Domingos António de Sequeira(1768–1837)
Referência:http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/Ca/5537/1988.jpg
Imagem 4:
Óleo sobre tela: A Família de Carlos IV . Autor: Francisco de Goya
Referência: http://laschicasdeloleo.files.wordpress.com/2010/11/la_familia_de_carlos_iv.jpg
*Além disso, deverá dar ênfase a discussão sobre o trono espanhol, assunto pouco abordado no filme.
No fim da aula ele dividirá os alunos em 5 grupos de 6 (dependendo da quantidade de alunos). Cada um dos grupos deverá escolher um dos temas abaixo para fazer uma pequena representação teatral (cerca de 7 mim cada):
ATIVIFDADE 3:
Esta aula será para pesquisa. Os alunos deverão pesquisar sobre os temas para elaboração de um roteiro adequado. O professor deverá fornecer à pesquisa tudo que conseguir encontrar, como por exemplo, livros didáticos de ensino médio (Historia Geral e História do Brasil), sites, revistas de história. E para complementar o estudo, livros específicos sobre Carlota Joaquina.OBS: É importante que os próprios alunos, ao lerem os conteúdos, consigam identificar o que faz parte de seu tema ou não, e o que pode ou não entrar em seu roteiro de teatro.
Alguns exemplos de livros sobre Carlota são:
Livro: “CarlotaJoaquina na corte do Brasil”
Autor :Francisca L. Nogueira de Azevedo
Editora: Civilização Brasileira
Livro: Carlota Joaquina - A Rainha Devassa –
Autor: João Felício dos Santos
Editora: José Olympio
Livro: Carlota Joaquina: Cartas Inéditas
Autor: Francisca Nogueira De Azevedo
Editora: Casa da Palavra
Sites que podem ser consultados pelos alunos para a pesquisa:
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?categoria=22
http://www.infoescola.com/historia/carlota-joaquina/
http://educacao.uol.com.br/biografias/carlota-joaquina.jhtm
http://www.arqnet.pt/dicionario/carlotajoaquina.html
http://www.brasilescola.com/historiab/carlota-joaquina.htm
http://www.caestamosnos.org/Pesquisas_Carlos_Leite_Ribeiro/Dona_Carlota_Joaquina.html
ATIVIDADE 4:
Esta aula será para as apresentações dos alunos em sala ou em um local maior escolhido pelo professor (as apresentações podem e devem ser feitas em locais fora da sala de aula, como um pátio ou um auditório, caso o professor consiga disponibilidade destes locais. Esses locais facilitam o aprendizado já que fogem do cotidiano e incitam a criatividade dos alunos). O cenário da peça será montado pelos próprios alunos, de acordo com o tema escolhido. Deverá ser bem simples e fácil de ser montado para que cada grupo não demore mais que 5 minutos em sua preparação. Com essa aula o professor encerrará o tema, avaliando adequadamente cada grupo, que terá cerca de 15 minutos para preparar o cenário e se apresentar.
- Filme Independência ou Morte(1972).
Disponível em:http://acervonacional.blogspot.com/2010/05/o-quinto-dos-infernos-minisserie.html
- Minissérie O Quinto dos Infernos (2002).
Disponível em:
http://acervonacional.blogspot.com/2010/05/o-quinto-dos-infernos-minisserie.html
http://www.fafich.ufmg.br/pae/colonia/cinema/CarlotaJoaquina/CarlotaJoaquina.pps
http://e-biografias.net/biografias/carlota_joaquina.php
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_519.htmlhttp://www.infoescola.com/historia/carlota-joaquina/
A avaliação será processual. O professor levará em consideração a participação dos alunos em cada uma das atividades propostas: Presença nos dias de exibição do filme, presença no seminário, participação no teatro, bem como a qualidade do roteiro deste.
obs: O teatro deve ser avaliado de acordo com o conteúdo utilizado pelos alunos, e não pela atuação. Para isso, o professor deve pedir à eles que entreguem o roteiro da peça e um texto sobre o tema pesquisado. Assim, poderá avaliar o empenho na pesquisa, e se o grupo abordou corretamente o tema proposto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!