25/10/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
- As diversas formas de peregrinação.
- Os principais destinos dos peregrinos.
- A peregrinação e o Oriente Médio.
- As Cruzadas e a peregrinação a Jerusalém.
- A peregrinação no Ocidente.
-Noções sobre as estruturas básicas da Idade Média.
-Noções sobre as Cruzadas.
INTRODUÇÃO
Antes de iniciar a abordagem do tema, é importante que o aluno compreenda que a peregrinação medieval está intrinsecamente ligada a uma profunda religiosidade cristã. Era dever do homem medieval realizar, ao longo de sua vida, ao menos uma peregrinação a um local sagrado.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Para dar início à primeira aula, o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem da importância da cidade de Jerusalém para os cristãos, se já ouviram a palavra “peregrinação” e se conhecem o seu significado. Deverá, assim, dar início a um debate, que contemplará:
- Os motivos da peregrinação;
- Os principais destinos das peregrinações medievais;
- Os caminhos, as estradas e os seus perigos;
- As formas de locomoção;
- O papel das Ordens Religiosas.
Imagem 1: Peregrino Medieval.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_9PZFv0EFWqQ/SaWHimT2hFI/AAAAAAAADFQ/1tVY1ypDHJo/s400/peregrino.jpg
Aula 2
O professor deverá distribuir entre os seus alunos os seguintes textos, disponíveis em:
http://medievalismo.wordpress.com/2008/02/17/peregrinacoes-motivacoes-destinos-e-a-igreja/
http://www.galeon.com/projetochronos/chronosmedieval/santiago/breve.htm
Com os conhecimentos adquiridos no debate da primeira aula e com a leitura dos textos acima, os alunos deverão redigir um texto de 20 linhas, contemplando os aspectos anteriormente debatidos.
Aula 3
Para a terceira aula, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo a seguir, que mostra uma representação moderna de uma peregrinação medieval a Santiago de Compostela, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=kxQTvcgyfQ4
Em seguida, levar os alunos para a Sala de Informática para que façam uma pesquisa iconográfica sobre os principais destinos de peregrinação durante a Idade Média. As imagens também poderão ser obtidas de jornais, revistas e livros especializados.
Uma vez obtidas as imagens, os alunos deverão organizar uma Exposição, que deverá ser alocada em um local apropriado da escola ou, caso esta não o tenha, onde o professor achar mais adequado.
Abaixo, alguns exemplos de locais de peregrinação:
- Santiago de Compostela, disponível em:
http://www.serglo.net/congresos/gestor/upload/image/SENEC/santiago.jpg
- Roma, disponível em:
http://images.imagensdeposito.com/fotos/r/roma_papel_de_parede-34465.jpg
- Jerusalém, disponível em:
http://unitedwithisrael.org/wp-content/uploads/2011/06/jerusalem-city.jpg
CONCLUSÂO
Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que a peregrinação, na Idade Média, era parte da vida de todos os cristãos, fossem eles nobres, religiosos, servos ou camponeses. Entenderão, também, os motivos que os levavam a enfrentar inúmeros perigos ao longo do caminho dos mais diversos destinos.
Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo dos debates, assim como os textos elaborados deverão ser avaliados em conteúdo e consistência. Além disso, durante a pesquisa iconográfica e a elaboração da Exposição, o professor deverá acompanhar de perto o desempenho de cada aluno, sua participação e interação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!