Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A peregrinação na Idade Média

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- As diversas formas de peregrinação.

- Os principais destinos dos peregrinos.

- A peregrinação e o Oriente Médio.

- As Cruzadas e a peregrinação a Jerusalém.

- A peregrinação no Ocidente.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

-Noções sobre as estruturas básicas da Idade Média.

-Noções sobre as Cruzadas.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

Antes de iniciar a abordagem do tema, é importante que o aluno compreenda que a peregrinação medieval está intrinsecamente ligada a uma profunda religiosidade cristã. Era dever do homem medieval realizar, ao longo de sua vida, ao menos uma peregrinação a um local sagrado.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Para dar início à primeira aula, o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem da importância da cidade de Jerusalém para os cristãos, se já ouviram a palavra “peregrinação” e se conhecem o seu significado. Deverá, assim, dar início a um debate, que contemplará:

- Os motivos da peregrinação;

- Os principais destinos das peregrinações medievais;

- Os caminhos, as estradas e os seus perigos;

- As formas de locomoção;

- O papel das Ordens Religiosas.

Imagem 1: Peregrino Medieval.

Peregrino Medieval

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_9PZFv0EFWqQ/SaWHimT2hFI/AAAAAAAADFQ/1tVY1ypDHJo/s400/peregrino.jpg

Aula 2

O professor deverá distribuir entre os seus alunos os seguintes textos, disponíveis em:

http://medievalismo.wordpress.com/2008/02/17/peregrinacoes-motivacoes-destinos-e-a-igreja/

http://www.galeon.com/projetochronos/chronosmedieval/santiago/breve.htm

Com os conhecimentos adquiridos no debate da primeira aula e com a leitura dos textos acima, os alunos deverão redigir um texto de 20 linhas, contemplando os aspectos anteriormente debatidos.

Aula 3

Para a terceira aula, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo a seguir, que mostra uma representação moderna de uma peregrinação medieval a Santiago de Compostela, disponível em:  

http://www.youtube.com/watch?v=kxQTvcgyfQ4

Em seguida, levar os alunos para a Sala de Informática para que façam uma pesquisa iconográfica sobre os principais destinos de peregrinação durante a Idade Média. As imagens também poderão ser obtidas de jornais, revistas e livros especializados.

Uma vez obtidas as imagens, os alunos deverão organizar uma Exposição, que deverá ser alocada em um local apropriado da escola ou, caso esta não o tenha, onde o professor achar mais adequado.

Abaixo, alguns exemplos de locais de peregrinação:

- Santiago de Compostela, disponível em:

http://www.serglo.net/congresos/gestor/upload/image/SENEC/santiago.jpg

Santiago de Compostela

 

- Roma, disponível em:

http://images.imagensdeposito.com/fotos/r/roma_papel_de_parede-34465.jpg

Roma

 

- Jerusalém, disponível em:

http://unitedwithisrael.org/wp-content/uploads/2011/06/jerusalem-city.jpg

Jerusalém

CONCLUSÂO

Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que a peregrinação, na Idade Média, era parte da vida de todos os cristãos, fossem eles nobres, religiosos, servos ou camponeses. Entenderão, também, os motivos que os levavam a enfrentar inúmeros perigos ao longo do caminho dos mais diversos destinos. 

Recursos Complementares
Avaliação

 

Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo dos debates, assim como os textos elaborados deverão ser avaliados em conteúdo e consistência. Além disso, durante a pesquisa iconográfica e a elaboração da Exposição, o professor deverá acompanhar de perto o desempenho de cada aluno, sua participação e interação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.