25/10/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Os alunos aprenderão as razões e as formas de ocupação do território colonial pela Coroa Portuguesa e as opções que foram feitas para estabelecer o controle e o povoamento da América Portuguesa.
- O antigo regime.
- A Revolução científica dos séculos XVI e XVII.
- A expansão marítima e comercial europeia.
- O Mercantilismo.
Aula 1
Introdução
O professor deverá fazer uma breve introdução recapitulando os conhecimentos adquiridos anteriormente, ressaltando a importância do Mercantilismo – suas características e noções básicas – para a expansão marítima e comercial européia e como essa expansão foi montada pelo Estado Português, pioneiro nessa empreitada.
Logo após, o professor dividirá a turma em seis grupos, que deverão pesquisar os assuntos relacionados abaixo nos sites sugeridos. É importante que os alunos pesquisem também por conta própria outros recursos, além dos sugeridos. O professor deverá pedir aos alunos que, durante a sua pesquisa, registrem em um caderno os resultados para atividades posteriores. Também deverão estar atentos e recolher imagens sobre os assuntos.
- Grupo 1: “O Mercantilismo: suas características e noções básicas”.
Sites:
http://www.suapesquisa.com/mercantilismo/
http://www.infoescola.com/economia/mercantilismo/
- Grupo 2: “Expansão marítima e comercial europeia: o que foi e os fatores que levaram a essa empreitada”.
Sites:
http://www.historiamais.com/expansao.htm
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html
- Grupo 3: “A colonização: suas razões e necessidades e a opção pelas colônias de exploração”.
Sites:
http://www.brasilescola.com/historiab/colonizacao-brasil.htm
http://www.infoescola.com/historia/colonias-de-exploracao/
- Grupo 4: “A cultura da cana-de-açúcar: sua importância e razões da escolha de seu cultivo. Ressaltar sua estrutura e cultura”.
Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_da_cana-de-a%C3%A7%C3%BAcar
http://www.infoescola.com/historia/ciclo-da-cana-de-acucar/
http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/ciclo-da-cana-de-acucar
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/sociedade-acucareira-no-brasil-colonial.php
- Grupo 5: “O Pacto colonial: sua importância para a metrópole”.
Sites:
http://www.infoescola.com/historia/pacto-colonial/
http://www.suapesquisa.com/colonia/pacto_colonial.htm
Grupo 6: A escravidão como forma de trabalho no Brasil Colonial
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_no_Brasil
http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-no-brasil.htm
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/escravidao-no-brasil-escravos-eram-base-da-economia-colonial-e-imperial.jhtm
Imagem1:
Monocultura do açúcar. Pátioda casa grande, unidade da sociedade patriarcal
Imagem 2:
Trabalho escravo na produção do açúcar no Brasil colonial
Imagem 3:
Moenda: primeiro local de transformação da cana-se-açúcar
Imagem 4:
Passeiro de uma família brasileira durante a sociedade do açúcar
:Estrutura social da sociedade do açúcar
Imagem 6:
Vida dos trabalhadores escrevos no Brasil colônia. Autor: Debret
Imagem 7:
A escravidão foi a forma de trabalho no Brasil colônia
Aula 2
O professor deverá reunir a turma em um Seminário para que os grupos apresentem os resultados de suas pesquisas de forma a compartilhar os conhecimentos adquiridos na primeira aula. O professor deverá orientar a discussão de maneira a conduzir os debates nos seguintes eixos: qual a importância para Portugal da ocupação da América? Com quais países ele disputava a posse dos territórios? Qual a importância do Pacto Colonial? Que tipo de sociedade se desenvolveu na América Portuguesa a partir da exploração da cana-de-açúcar?
Os alunos deverão produzir um relatório final da discussão do Seminário.
Aula 3
Nesta aula, os alunos voltarão a se reunir em grupo para, de posse das imagens recolhidas e dos textos produzidos nas primeira e segunda aulas, montarem um grande painel do que foi a cultura do açúcar no Brasil Colônia. Este painel deverá ser em forma de Jornal Mural para ser afixado em local apropriado da escola, compartilhando com todos os alunos os conhecimentos adquiridos.
http://www.suapesquisa.com/colonia/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/206/1/O-BRASIL-COLONIA/Paacutegina1.html
A avaliação ocorrerá durante todo o processo de aprendizado, levando-se em conta a participação de cada aluno nas pesquisas e nos debates, sua coerência e consistência nos textos produzidos ao final de cada atividade, bem como a elaboração do Jornal Mural.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!