Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A cultura do açúcar no Brasil Colônia

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão as razões e as formas de ocupação do território colonial pela Coroa Portuguesa e as opções que foram feitas para estabelecer o controle e o povoamento da América Portuguesa.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O antigo regime.

- A Revolução científica dos séculos XVI e XVII.

- A expansão marítima e comercial europeia.

- O Mercantilismo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Introdução

O professor deverá fazer uma breve introdução recapitulando os conhecimentos adquiridos anteriormente, ressaltando a importância do Mercantilismo – suas características e noções básicas – para a expansão marítima e comercial européia  e como essa expansão foi montada pelo Estado Português, pioneiro nessa empreitada.

Logo após, o professor dividirá a turma em seis grupos, que deverão pesquisar os assuntos relacionados abaixo nos sites sugeridos. É importante que os alunos pesquisem também por conta própria outros recursos, além dos sugeridos. O professor deverá pedir aos alunos que, durante a sua pesquisa, registrem em um caderno os resultados para atividades posteriores. Também deverão estar atentos e recolher imagens sobre os assuntos.

-  Grupo 1: “O Mercantilismo: suas características e noções básicas”.

Sites:

http://www.suapesquisa.com/mercantilismo/

http://www.infoescola.com/economia/mercantilismo/

- Grupo 2: “Expansão marítima e comercial europeia: o que foi e os fatores que levaram a essa empreitada”.

Sites:

http://www.historiamais.com/expansao.htm

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html

- Grupo 3: “A colonização: suas razões e necessidades e a opção pelas colônias de exploração”.

Sites:

http://www.brasilescola.com/historiab/colonizacao-brasil.htm

http://www.infoescola.com/historia/colonias-de-exploracao/

- Grupo 4: “A cultura da cana-de-açúcar: sua importância e razões da escolha de seu cultivo. Ressaltar sua estrutura e cultura”.

Sites:

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/economia-colonial-cana-e-trabalho-escravo-sustentaram-o-brasil-colonia.jhtm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_da_cana-de-a%C3%A7%C3%BAcar

http://www.infoescola.com/historia/ciclo-da-cana-de-acucar/

http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/ciclo-da-cana-de-acucar

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/sociedade-acucareira-no-brasil-colonial.php

- Grupo 5: “O Pacto colonial: sua importância para a metrópole”.

Sites:

http://www.infoescola.com/historia/pacto-colonial/

http://www.suapesquisa.com/colonia/pacto_colonial.htm

Grupo 6: A escravidão como forma de trabalho no Brasil Colonial

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_no_Brasil

http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-no-brasil.htm

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/escravidao-no-brasil-escravos-eram-base-da-economia-colonial-e-imperial.jhtm

Imagem1:

monocultura do açúcar Monocultura do açúcar. Pátioda casa grande, unidade da sociedade patriarcal

Imagem 2:

 

produção do açúcar nos engenhos Trabalho escravo na produção do açúcar no Brasil colonial

Imagem 3:

Moenda Moenda: primeiro local de transformação da cana-se-açúcar

 

Imagem 4:

sociedade açucareira Passeiro de uma família brasileira durante a sociedade do açúcar

estrutura social :Estrutura social da sociedade do açúcar

 

Imagem 6:

ESCRAVO Vida dos trabalhadores escrevos no Brasil colônia. Autor: Debret

 

Imagem 7:

escravo A escravidão foi a forma de trabalho no Brasil colônia

 

Aula 2

O professor deverá reunir a turma em um Seminário para que os grupos apresentem os resultados de suas pesquisas de forma a compartilhar os conhecimentos adquiridos na primeira aula. O professor deverá orientar a discussão de maneira a conduzir os debates nos seguintes eixos: qual a importância para Portugal da ocupação da América? Com quais países ele disputava a posse dos territórios? Qual a importância do Pacto Colonial? Que tipo de sociedade se desenvolveu na América Portuguesa a partir da exploração da cana-de-açúcar?

Os alunos deverão produzir um relatório final da discussão do Seminário.

Aula 3

Nesta aula, os alunos voltarão a se reunir em grupo para, de posse das imagens recolhidas e dos textos produzidos nas primeira e segunda aulas, montarem um grande painel do que foi a cultura do açúcar no Brasil Colônia. Este painel deverá ser em forma de Jornal Mural para ser afixado em local apropriado da escola, compartilhando com todos os alunos os conhecimentos adquiridos.

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo de aprendizado, levando-se em conta a participação de cada aluno nas pesquisas e nos debates, sua coerência e consistência nos textos produzidos ao final de cada atividade, bem como a elaboração do Jornal Mural.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.