Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As multinacionais e seu papel nas exportações brasileiras – UCA.

 

24/10/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o que são multinacionais;
  • Verificar qual seu papel na economia;
  • Analisar de que forma essas empresas interferem no processo de exportação do Brasil.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regiões brasileiras; Economia do Brasil e Blocos econômicos.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

 

Atividade 1 – As multinacionais

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor irá através de um projetor de imagens exibir um vídeo aos alunos.

 

Vídeo disponível no link e tela abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=wbtDqCuUcL8. Acessado em 13/10/2011.

Video 1 

 

Após todos terem assistido ao vídeo será proposto em sala um debate, tendo o professor como mediador auxiliando na condução e organização. Para isso, ele irá apresentar algumas questões e abrir para a turma responder, neste momento, cabe ao professor incentivar todos os alunos sem exceção a exporem suas ideias e seus comentários a respeito do vídeo. 

 

As questões a seguir servirão de orientação para o professor no debate:

 

  • Qual o assunto abordado no vídeo?
  • Que impressões podemos tirar dele?
  • O que mais chamou sua atenção?
  • O que podemos tirar das falas dos participantes do debate exibido no vídeo?

  

imagem 1

Imagem disponível em: http://economia.culturamix.com/negocios/multinacionais-vao-reavaliar-investimentos-no-brasil. Acessado em 14/10/2011.

 

Ao término do debate o professor irá solicitar que os alunos dividam em grupos de três alunos e reflitam sobre os comentários levantados durante as explanações da turma, em seguida os grupos irão responder as questões levantadas nas discussões usando o Kword do laptop.

Após responderem as questões os alunos irão elaborar cinco perguntas com respostas sobre o assunto abordado no vídeo e encaminhar as perguntas por e-mail para os colegas. Em seguida, todos os grupos irão responder as questões dos colegas e encaminhar por e-mail para o professor. Toda a atividade deverá ser realizada no laptop, interligado à internet.

 

  Imagem para ilustração

Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 14/10/2011.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

  

Atividade 2 – Uma abordagem sobre as multinacionais

 

Ainda em trio o professor irá solicitar que os alunos através do laptop interligado à internet, façam a leitura de alguns textos disponíveis em sítios da internet.

Após a leitura dos textos eles irão elaborar uma palavra cruzada usando a palavra “multinacional” e encaminhar para os demais colegas por e-mail, para que os mesmos possam responder a atividade e encaminhar para o professor também por e-mail. Lembrando que todos os grupos deverão responder a atividade dos outros colegas. Para está atividade os alunos também usarão o Kword do laptop.

 

Imagem ilustrativa

Imagem disponível em: http://www.galizacig.com/avantar/opinion/15-12-2008/a-crise-e-a-espoliacao-invisivel-das-multinacionais. Acessado em 15/10/2011.

 

Sítios que serão usados para leitura:

 

Texto 1 disponível em: http://www.brasilescola.com/economia/empresas-multinacionais.htm. Acessado em 13/10/2011.

Imagem ilustrando página

 

Texto 2 disponível em: http://kucinski.com.br/pdf/livros_multinacionaisPrint.pdf. Acessado em 13/10/2011.

Imagem ilustrativa 2

 

Atividade 3 – Aprofundando o conhecimento sobre o tema

 

Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá solicitar que os alunos juntam os trios e trabalhem com grupos de seis alunos.

Para isso, os alunos irão fazer uma pesquisa em alguns sítios da internet sobre o tema proposto na aula e usará sua criatividade para apresentar o resultado da pesquisa, podendo ser através de vídeo, paródia, apresentação de slides ou outras.

Está atividade poderá ser desenvolvida em outros espaços da escola como: quadra, pátio, refeitório ou biblioteca.

 

Imagem para ilustrar aula

Imagem disponível em: http://mariodemori.blogspot.com/2009/07/questao-simulada-enem-as-multinacionais.html. Acessado em 14/10/2011.

 

Sítios que poderão ser usados para pesquisa:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392005000200004&script=sci_arttext. Acessado em 13/10/2011.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/industrializacao-brasileira/industrializacao-brasileira-2.php. Acessado em 13/10/2011.

http://www.culturabrasil.org/desenvolvimentismo.htm. Acessado em 13/10/2011.

http://www.blogers.com.br/multinacionais-brasileiras-lista/. Acessado em 13/10/2011.

http://www.kpmg.com.br/publicacoes/tax/Multinacionais_Brasileiras_08_portugues.pdf. Acessado em 13/10/2011.

  • Outros sítios também poderão ser pesquisados e consultados.
  • Neste momento, o professor irá servir como colaborador e incentivador para que todos os alunos desenvolvam seu melhor no trabalho.

 

Atividade 4 – Apresentação dos trabalhos

 

Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.

Lembrando que cada grupo terá quinze minutos para apresentação e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que grupos encaminhem por e-mail as apresentações, para assim fazer as correções, se necessário.

 

Atividade 5 – Conversando sobre as questões

 

Para dar continuidade aos trabalhos sobre o tema em questão, o professor irá solicitar que os alunos desmembrem os grupos e novamente voltem a trabalhar com grupos de três alunos. Em seguida eles irão através do Kword do laptop, elaborar uma questão problema sobre o tema abordado na aula. Mediante a elaboração da questão eles buscaram argumentos que respondem a questão criada pelo grupo.

Em seguida, o professor conduzira um debate, onde cada grupo fará a pergunta e os demais tentaram responder usando os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores. A atividade terá duração até todos fazerem suas perguntas e atingirem as respostas desejadas. Neste momento, o professor será o mediador das discussões incentivando todos os alunos sem exceção exporem suas ideias.

Ao término do debate os alunos irão criar uma apresentação no Kpresenter do laptop colocando os resultados das atividades 1, 2 e 5 e encaminhar por e-mail para o professor e demais colegas.

 

Ilustrando a aula

Imagem disponível em: http://bananalpiffer.blogspot.com/2009/04/expansao-das-multinacionais.html. Acessado em 15/10/2011.

 

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Recursos Complementares

Os seguintes endereços a seguir além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala; e contém imagens que ilustram a aula.

 

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/multinacionais-brasileiras/45604/. Acessado em 13/10/2011. Sítio poderá auxiliar o professor.

http://www.youtube.com.br. Acessado em 13/10/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 14/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://economia.culturamix.com/negocios/multinacionais-vao-reavaliar-investimentos-no-brasil. Acessado em 14/10/2011.No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://mariodemori.blogspot.com/2009/07/questao-simulada-enem-as-multinacionais.html. Acessado em 14/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://www.galizacig.com/avantar/opinion/15-12-2008/a-crise-e-a-espoliacao-invisivel-das-multinacionais. Acessado em 15/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://bananalpiffer.blogspot.com/2009/04/expansao-das-multinacionais.html. Acessado em 15/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

 

 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e, os resultados encaminhados por e-mail para o professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.