24/10/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Regiões brasileiras; Economia do Brasil e Blocos econômicos.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – As multinacionais
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor irá através de um projetor de imagens exibir um vídeo aos alunos.
Vídeo disponível no link e tela abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=wbtDqCuUcL8. Acessado em 13/10/2011.
Após todos terem assistido ao vídeo será proposto em sala um debate, tendo o professor como mediador auxiliando na condução e organização. Para isso, ele irá apresentar algumas questões e abrir para a turma responder, neste momento, cabe ao professor incentivar todos os alunos sem exceção a exporem suas ideias e seus comentários a respeito do vídeo.
As questões a seguir servirão de orientação para o professor no debate:
Imagem disponível em: http://economia.culturamix.com/negocios/multinacionais-vao-reavaliar-investimentos-no-brasil. Acessado em 14/10/2011.
Ao término do debate o professor irá solicitar que os alunos dividam em grupos de três alunos e reflitam sobre os comentários levantados durante as explanações da turma, em seguida os grupos irão responder as questões levantadas nas discussões usando o Kword do laptop.
Após responderem as questões os alunos irão elaborar cinco perguntas com respostas sobre o assunto abordado no vídeo e encaminhar as perguntas por e-mail para os colegas. Em seguida, todos os grupos irão responder as questões dos colegas e encaminhar por e-mail para o professor. Toda a atividade deverá ser realizada no laptop, interligado à internet.
Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 14/10/2011.
Atividade 2 – Uma abordagem sobre as multinacionais
Ainda em trio o professor irá solicitar que os alunos através do laptop interligado à internet, façam a leitura de alguns textos disponíveis em sítios da internet.
Após a leitura dos textos eles irão elaborar uma palavra cruzada usando a palavra “multinacional” e encaminhar para os demais colegas por e-mail, para que os mesmos possam responder a atividade e encaminhar para o professor também por e-mail. Lembrando que todos os grupos deverão responder a atividade dos outros colegas. Para está atividade os alunos também usarão o Kword do laptop.
Imagem disponível em: http://www.galizacig.com/avantar/opinion/15-12-2008/a-crise-e-a-espoliacao-invisivel-das-multinacionais. Acessado em 15/10/2011.
Sítios que serão usados para leitura:
Texto 1 disponível em: http://www.brasilescola.com/economia/empresas-multinacionais.htm. Acessado em 13/10/2011.
Texto 2 disponível em: http://kucinski.com.br/pdf/livros_multinacionaisPrint.pdf. Acessado em 13/10/2011.
Atividade 3 – Aprofundando o conhecimento sobre o tema
Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá solicitar que os alunos juntam os trios e trabalhem com grupos de seis alunos.
Para isso, os alunos irão fazer uma pesquisa em alguns sítios da internet sobre o tema proposto na aula e usará sua criatividade para apresentar o resultado da pesquisa, podendo ser através de vídeo, paródia, apresentação de slides ou outras.
Está atividade poderá ser desenvolvida em outros espaços da escola como: quadra, pátio, refeitório ou biblioteca.
Imagem disponível em: http://mariodemori.blogspot.com/2009/07/questao-simulada-enem-as-multinacionais.html. Acessado em 14/10/2011.
Sítios que poderão ser usados para pesquisa:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392005000200004&script=sci_arttext. Acessado em 13/10/2011.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/industrializacao-brasileira/industrializacao-brasileira-2.php. Acessado em 13/10/2011.
http://www.culturabrasil.org/desenvolvimentismo.htm. Acessado em 13/10/2011.
http://www.blogers.com.br/multinacionais-brasileiras-lista/. Acessado em 13/10/2011.
http://www.kpmg.com.br/publicacoes/tax/Multinacionais_Brasileiras_08_portugues.pdf. Acessado em 13/10/2011.
Atividade 4 – Apresentação dos trabalhos
Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.
Lembrando que cada grupo terá quinze minutos para apresentação e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que grupos encaminhem por e-mail as apresentações, para assim fazer as correções, se necessário.
Atividade 5 – Conversando sobre as questões
Para dar continuidade aos trabalhos sobre o tema em questão, o professor irá solicitar que os alunos desmembrem os grupos e novamente voltem a trabalhar com grupos de três alunos. Em seguida eles irão através do Kword do laptop, elaborar uma questão problema sobre o tema abordado na aula. Mediante a elaboração da questão eles buscaram argumentos que respondem a questão criada pelo grupo.
Em seguida, o professor conduzira um debate, onde cada grupo fará a pergunta e os demais tentaram responder usando os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores. A atividade terá duração até todos fazerem suas perguntas e atingirem as respostas desejadas. Neste momento, o professor será o mediador das discussões incentivando todos os alunos sem exceção exporem suas ideias.
Ao término do debate os alunos irão criar uma apresentação no Kpresenter do laptop colocando os resultados das atividades 1, 2 e 5 e encaminhar por e-mail para o professor e demais colegas.
Imagem disponível em: http://bananalpiffer.blogspot.com/2009/04/expansao-das-multinacionais.html. Acessado em 15/10/2011.
Os seguintes endereços a seguir além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala; e contém imagens que ilustram a aula.
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/multinacionais-brasileiras/45604/. Acessado em 13/10/2011. Sítio poderá auxiliar o professor.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 13/10/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 14/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://economia.culturamix.com/negocios/multinacionais-vao-reavaliar-investimentos-no-brasil. Acessado em 14/10/2011.No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://mariodemori.blogspot.com/2009/07/questao-simulada-enem-as-multinacionais.html. Acessado em 14/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.galizacig.com/avantar/opinion/15-12-2008/a-crise-e-a-espoliacao-invisivel-das-multinacionais. Acessado em 15/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://bananalpiffer.blogspot.com/2009/04/expansao-das-multinacionais.html. Acessado em 15/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e, os resultados encaminhados por e-mail para o professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!