05/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Portadores de texto na ampliação do repertório.
•Uso do computador UCA;
•acesso à internet para leitura de diferentes jornais e para assistirem a vários vídeos;
• leitura de jornais produzidos por alunos.
O professor perguntará se algum dos alunos já participou da confecção de um jornal ou se já teve algum texto publicado em jornais ou revistas.
Imagem disponível em:
http://www.google.com.br/imgres?q=jornal+impresso&um=1&hl=ptBR&biw=1350&bih=541&tbm=isch&tbnid=128gDJxBmBTyNM:&imgrefurl=http://www.lavras24horas.
com.br/portal/lavras-principais-manchetes-dos-jornais-impressos-que-circulam-neste-sabado-15/&docid=cNxPthEk5GnLJM&imgurl=http://www.lavras24horas.com.br/
portal/wpcontent/uploads/2011/10/ler_jornais_012.jpg&w=237&h=224&ei=djKvTvDdHMb3sQL_C5AQ&zoom=1&iact=hc&vpx=311&vpy=172&dur=436&hovh=
179&hovw=189&tx=88&ty=97&sig=102781226239985370333&page=3&tbnh=141&tbnw=151&start=26&ndsp=15&ved=1t:429,r:1,s:26
Proponha a escrita de artigos para jornal opinativo. Alie, portanto, refacção e conhecimento dos vários tipos de textos de um jornal opinativo.
Para tanto, apresente aos alunos os passos a serem seguidos. Lembrar que:
a) Destinatário: para quem produziremos o nosso jornal?
b) Qual a melhor distribuição de assuntos a serem produzidos pela turma?
c) Os textos serão produzidos individualmente ou em grupo?
d) Qual o número ideal de alunos para uma produção em grupo?
Apresentação da estrutura de um texto opinativo. Disponível em: http://www.slideshare.net/proflp/texto-de-opinio
Entrevista com José Marques de Melo sobre o que http://www.youtube.com/watch?v=3vOqi6iEGPI
é jornalismo opinativo:O que é um editorial: http://www.youtube.com/watch?v=lCHlaibGTg0
O que é um artigo: http://www.youtube.com/watch?v=tdmnK97k-BA&feature=related
O que é um comentário jornalístico: http://www.youtube.com/watch?v=PRSts0DjOLo&feature=related
O que é crônica: http://www.youtube.com/watch?v=lbgP_hPPiC8&feature=related
O que é resenha: http://www.youtube.com/watch?v=_EkX7V93c9o&feature=related
O que é coluna: http://www.youtube.com/watch?v=1kr58mpO308&feature=related
Atividade 2
•página inicial;
•o editorial;
•um artigo;
•um comentário;
•uma crônica;
•uma resenha;
•uma coluna.
Portanto, o professor ajudará a classe a definir o gênero a que cada um, ou grupo, se dedicará. Lembrará que o aluno ou grupo que ficar com a página inicial só poderá trabalhar quando todos os textos estiverem prontos.
Após a distribuição das diversas sessões do jornal opinativo, pedir aos alunos que definam:
a) Assunto do texto.
b) Qual o objetivo de seu texto.
1ª etapa: Produção propriamente dita. Reservar uma aula para o grupo produzir o texto.
2ª etapa: Depois que os alunos entregarem o rascunho, o professor reproduzirá duas cópias para cada aluno. Na primeira eles farão a correção. A segunda será um “documento” para ser comparado com o primeiro texto. É importante que todos os alunos tenham cópia do texto para manipularem. O professor direcionará a leitura para correção de cada texto, coletivamente. Para isso, o professor projetará o texto e questionará, também, se esse foi produzido segundo ao parâmetros da situação.
a) fonte;
b) tipologia;
c) função;
d) destinatário;
e) enunciador;
f) objetivo;
g) objeto (assunto)
Os alunos utilizarão uma nova folha para reescrever o texto.
Leituras úteis para o desenvolvimento da atividade:
http://www.infopedia.pt/$texto-de-opiniao
Os alunos serão avaliados em função das atividades desenvolvidas ao longo das aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!