Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Refazendo textos (a refacção)

 

05/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Exercitar a leitura de jornais reconhecendo-os como fonte de conhecimentos gerais;
  • reconhecer a organização estrutural do jornal;
  • produzir textos para diferentes sessões;
  • refazer seus próprios textos para aprimorar conhecimentos.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Portadores de texto na ampliação do repertório.

Estratégias e recursos da aula

•Uso do computador UCA;

•acesso à internet para leitura de diferentes jornais e para assistirem a vários vídeos;

• leitura de jornais produzidos por alunos.

Motivação: 

 O professor perguntará se algum dos alunos já participou da confecção de um jornal ou se já teve algum texto publicado em jornais ou revistas.

 Dirá que a presente proposta de trabalho será a edição de um jornal de opinião e que, para que esse esteja bom para publicação, talvez seja necessário refazê-lo várias vezes.

 jornal

Imagem disponível em:

 http://www.google.com.br/imgres?q=jornal+impresso&um=1&hl=ptBR&biw=1350&bih=541&tbm=isch&tbnid=128gDJxBmBTyNM:&imgrefurl=http://www.lavras24horas.

com.br/portal/lavras-principais-manchetes-dos-jornais-impressos-que-circulam-neste-sabado-15/&docid=cNxPthEk5GnLJM&imgurl=http://www.lavras24horas.com.br/

portal/wpcontent/uploads/2011/10/ler_jornais_012.jpg&w=237&h=224&ei=djKvTvDdHMb3sQL_C5AQ&zoom=1&iact=hc&vpx=311&vpy=172&dur=436&hovh=

179&hovw=189&tx=88&ty=97&sig=102781226239985370333&page=3&tbnh=141&tbnw=151&start=26&ndsp=15&ved=1t:429,r:1,s:26

 

 Atividade 1

  •  Professor, apresente proposta de refacção de textos, para ser uma atividade prática.

Proponha a escrita de artigos para jornal opinativo. Alie, portanto, refacção e conhecimento dos vários tipos de textos de um jornal opinativo. 

Para tanto, apresente aos alunos os passos a serem seguidos. Lembrar que:

  • a página inicial de um jornal tem como função transmitir uma visão geral das principais notícias da edição, além de despertar o interesse do leitor para as páginas interiores; 
  • é preciso obedecer a parâmetros das situações de produção dos artigos para o jornal;
  • é preciso estabelecer com os alunos os fatores a serem observados em todos as sessões.

 a) Destinatário: para quem produziremos o nosso jornal?

 b) Qual a melhor distribuição de assuntos a serem produzidos pela turma?

 c) Os textos serão produzidos individualmente ou em grupo?

 d) Qual o número ideal de alunos para uma produção em grupo?

  • Para que os alunos conheçam as várias sessões que podem compor o jornalismo opinativo, pedir que, em seus laptops, acessem aos vídeos disponíveis em:

Apresentação da estrutura de um texto opinativo. Disponível em: http://www.slideshare.net/proflp/texto-de-opinio       

 Entrevista com José Marques de Melo sobre o que  sobre é jornalismo opinativo: http://www.youtube.com/watch?v=3vOqi6iEGPI

O que é um editorial: http://www.youtube.com/watch?v=lCHlaibGTg0 

O que é um artigo:  http://www.youtube.com/watch?v=tdmnK97k-BA&feature=related 

 O que é um comentário jornalístico: http://www.youtube.com/watch?v=PRSts0DjOLo&feature=related 

O que é crônica: http://www.youtube.com/watch?v=lbgP_hPPiC8&feature=related

O que é resenha: http://www.youtube.com/watch?v=_EkX7V93c9o&feature=related  

O que é coluna: http://www.youtube.com/watch?v=1kr58mpO308&feature=related 

 

 Atividade 2

  • Professor, agora os alunos já sabem que no jornal que escreverão deverá conter:

•página inicial;

•o editorial;

•um artigo;

•um comentário;

•uma crônica;

•uma resenha;

•uma coluna.

Portanto, o professor ajudará a classe a definir o gênero a que cada um, ou grupo, se dedicará. Lembrará que o aluno ou grupo que ficar com a página inicial só poderá trabalhar quando todos os textos estiverem prontos.   

Após a distribuição das diversas sessões do jornal opinativo, pedir aos alunos que definam: 

a)  Assunto do texto.

b) Qual o objetivo de seu texto.  

 

Atividade 3

1ª etapa: Produção propriamente dita. Reservar uma aula para o grupo produzir o texto.

2ª etapa: Depois que os alunos entregarem o rascunho, o professor reproduzirá duas cópias para cada aluno. Na primeira eles farão a correção. A segunda será um “documento” para ser comparado com o primeiro  texto. É importante que todos os alunos tenham cópia do texto para manipularem. O  professor direcionará a leitura para correção de cada texto, coletivamente. Para isso, o professor projetará o texto e questionará, também, se esse foi produzido segundo ao parâmetros da situação.

a) fonte;

b) tipologia;

c) função;

d) destinatário;

e) enunciador;

f) objetivo;

g) objeto (assunto)

3ª etapa: REFACÇÃO DE TEXTO

Os alunos utilizarão uma nova folha para reescrever o texto.

 

  • Professor, esse trabalho é progressivo e demorado, e,  por isso, devem ser esclarecidos, com os alunos, sua importância e objetivos para que não se torne um exercício enfadonho e sem sentido.
  • Tudo pronto? Avaliar com os alunos o valor da atividade e publicar o jornal.
  • Alternativas: uma cópia para o mural da escola, ou um para cada sala, ou um para cada aluno da escola.
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados em função das atividades desenvolvidas ao longo das aulas.

  • Observar se os alunos:
  • 1. reconheceram a organização estrutural do jornal?
  • 2. produziram textos para diferentes sessões com nteresse?
  • 3. refizeram seus próprios textos para aprimorar conhecimentos.?
  •  

    • Deverá ter destaque na avaliação o item 3, ou seja, a capacidade de o aluno refazer o texto demonstrando compreensão dos problemas que seu texto apresentou. 
    Opinião de quem acessou

    Sem estrelas 0 classificações

    • Cinco estrelas 0/0 - 0%
    • Quatro estrelas 0/0 - 0%
    • Três estrelas 0/0 - 0%
    • Duas estrelas 0/0 - 0%
    • Uma estrela 0/0 - 0%

    Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

    Sem classificação.
    REPORTAR ERROS
    Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
    CONTATO
    Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.