01/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Uso da internet para visualizarem e lerem sobre:
Atividade 1
O professor começará a aula perguntando se os alunos têm hábito de lerem histórias em quadrinhos. Perguntará também se gostam de ler as histórias em revistinhas ou na internet.
Dirá que, nesta aula, vão escrever cartas a personagens da turma da Mônica. E que, para alguém escrever carta a outra pessoa, é preciso saber um pouco sobre essa pessoa. Portanto, para isso, vão seguir os seguintes passos:
1- Relembrar alguns personagens criados por Maurício de Sousa e as características desses personagens.
2- Ler uma carta escrita por Peter Pan para Branca de Neve para conhecerem a estrutura de uma carta.
3- Conhecer o personagem a quem escreverão.
4- Conhecer o assunto a ser tratado.
Para início dos trabalhos, o professor solicitará aos estudantes que acessem o site abaixo:
Imagens e texto disponíveis em:
http://www.monica.com.br/personag/t-monica.htm
Professor, nesse site há inúmeros personagens da Turma da Mônica, porém os alunos irão trabalhar somente com os que aparecem nas imagens. Se houver entre elas algum personagem que as crianças não conhecem, elas irão clicando um por um para descobrirem as identidades e lerem sobre os personagens que não conhecem. Sobre os que conhecem, também deverão ler.
Após a leitura sobre os personagens, o professor deverá conversar a respeito deles com os alunos .
Atividade 2
O professor deverá solicitar aos estudantes que leiam a carta que Peter Pan escreveu para Branca de Neve, observando a estrutura desse gênero.
Professor, chame a atenção para a estrutura da carta e depois relembre com a turma como se preenche um envelope. Tome por base o possível envelope da carta de Peter Pan.
Primeiro: local e data.
Segundo: a saudação.
Terceiro: o texto para ela e...
Por último, despedida e assinatura.
Atividade 3
PRODUÇÃO DE TEXTO 1
O professor deverá sortear entre os estudantes os nove personagens, que constam na ilustração, entre todos os alunos. Ao descobrirem o personagem a quem irão escrever a carta, os alunos deverão acessar um dos sites abaixo onde há histórias com o seu personagem para escolher o assunto a ser tratado na carta.
Professor, interprete com os alunos as histórias contidas em todos os sites.
Exemplo: em http://www.monica.com.br/comic s/tabloide/tab010.htm há três personagens Mônica, Magali e Cascão.
O que se vê? Mônica e Magali estão medindo forças.
O que fez Magali ao ouvir o chamado da mãe? Corre para almoçar e joga Mônica no chão.
E que fez a Mônica? Convidou Cascão para brincar com ele.
Mônica novamente foi vencida, por quê?
Os alunos poderão escrever para qualquer um dos personagens. Para Mônica, por exemplo, poderiam falar sobre muitas coisas, inclusive que ela é forte, mandona... mas que dessa vez ela perdeu porque Magali é muito gulosa e deixou-a sozinha.
Para Magali, poderiam escrever que ela deveria ser menos gulosa porque gula é um defeito. Podem dizer também que até que enfim ela venceu a Mônica.
Para o Cascão, poderiam dizer que é muito feio não gostar de tomar banho, mas que dessa vez ele venceu a Mônica que sempre o derrotou.
Magali, Mônica, Cebolinha e Cascãohttp://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab036.htm
:Maria Cebolinha e Cebolinha: http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab054.htm
Marina, Mônica, Cebolinha e Cascãohttp://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab021.htm
:Anjinho, Mônica, Cebolinha e Cascãohttp://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab056.htm
:Franjinha, Mônica, Cebolinha: http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab110.htm
Ninbus, Mônica, Cebolinha: http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tabloide/tab261
Ao final da interpretação da história de cada site, deixe os alunos trabalharem. Recolha os textos, selecione alguns para expor no mural.
Atividade 4
Professor, distribua entre os alunos, ou grupos, as cartas escritas pelos colegas e peça que imbuindo-se do espírito da personagem as respondam. Algumas das respostas também irão para o mural. Avalie com os alunos a pertinência da atividade e encerre o tema.
Leitura e vídeo interessantes para atividades sobre o assunto:
Professor:
Avalie se os alunos entenderam bem as normas de composição de uma carta e se aprenderam a preencher envelopes.
Utilize diferentes critérios para fazer a avaliação:
Exemplos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/05/2015
Cinco estrelasacredito que seja um excelente site de consulta para os pais também.