Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Carta de uma personagem de história em quadrinhos - leitura e produção escrita

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e interpretar textos para produzir outros textos;
  • escrever carta segundo as características do gênero;
  • preencher corretamente envelopes.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Leitura de quadrinhos.
Estratégias e recursos da aula

Uso da internet para visualizarem e lerem sobre:

  • personagens de histórias em quadrinhos;
  • características das personagens;
  • modelo de carta.

desenvolvendoaa

Atividade 1

O professor começará a aula perguntando se os alunos têm hábito de lerem histórias em quadrinhos. Perguntará também se gostam de ler as histórias em revistinhas ou na internet.

Dirá que, nesta aula, vão escrever cartas a personagens da turma da Mônica. E que, para alguém escrever carta a outra pessoa, é  preciso saber um pouco sobre essa pessoa. Portanto, para isso, vão seguir os seguintes passos:

1- Relembrar alguns personagens criados por Maurício de Sousa e as características desses personagens.

2- Ler uma carta escrita por Peter Pan para Branca de Neve para conhecerem a estrutura de uma carta.

3- Conhecer o personagem a quem escreverão.

4- Conhecer o assunto a ser tratado.

 

Para início dos trabalhos, o professor solicitará aos estudantes que acessem o site abaixo:

Mônica     Cebolinha   Magali

 Cascão     Anjinho      mar cebo       

     marina franjinha Ninbus

Imagens e texto disponíveis em:

 http://www.monica.com.br/personag/t-monica.htm 

Professor, nesse site há inúmeros personagens da Turma da Mônica, porém os alunos irão trabalhar somente com os que aparecem nas imagens. Se houver entre elas algum personagem que as crianças não conhecem, elas irão clicando um por um para descobrirem as identidades e lerem sobre os personagens que não conhecem. Sobre os que conhecem, também deverão ler.

Após a leitura sobre os personagens, o professor deverá conversar a respeito deles com os alunos .

 

Atividade 2

 O professor pedirá aos alunos que OO professor deverá solicitar aos estudantes que leiam a carta que Peter Pan escreveu para Branca de Neve, observando a estrutura desse gênero.

  • Professor, aproveite para observar sobre problemas apresentados na carta de Peter Pan como, por exemplo, falta de espaçamento entre a vírgula e a data, fevereiro usado inadequadamente em maiúscula, falta do ponto-final na data e erroneamente no vocativo e outros. 

carta

Professor, chame a atenção para a estrutura da carta e depois relembre com a turma como se preenche um envelope. Tome por base o possível envelope da carta de Peter Pan. 

Primeiro: local e  data.

Segundo: a saudação.

Terceiro: o texto para ela e...

Por último, despedida e assinatura.

 

 Atividade 3 

 

PRODUÇÃO DE TEXTO 1

As crianças deverão estar perguntando:

  • A quem iremos escrever e que assunto iremos tratar com os personagens?

O professor deverá sortear entre os estudantes os nove personagens, que constam na ilustração, entre todos os alunos. Ao descobrirem o personagem a quem irão escrever a carta, os alunos deverão acessar um dos sites abaixo onde há histórias com o seu personagem para escolher o assunto a ser tratado na carta.

Professor, interprete com os alunos as histórias contidas em todos os sites.

 Exemplo: em http://www.monica.com.br/comic s/tabloide/tab010.htm   há três personagens Mônica, Magali e Cascão.

 

 T010-01

T010-02

 T010-03

T010-04

 

O que se vê? Mônica e Magali estão medindo forças. 

O que fez Magali ao ouvir o chamado da mãe? Corre para almoçar e joga Mônica no chão.

E que fez a Mônica? Convidou Cascão para brincar com ele.

Mônica novamente foi vencida, por quê?

 

Os alunos poderão escrever para qualquer um dos personagens. Para Mônica, por exemplo, poderiam falar sobre muitas coisas, inclusive que ela é forte, mandona... mas que dessa vez ela perdeu porque Magali é muito gulosa e deixou-a sozinha.

Para Magali, poderiam escrever que ela deveria ser menos gulosa porque gula é um defeito. Podem dizer também que até que enfim ela venceu a Mônica.

Para o Cascão, poderiam dizer que é muito feio não gostar de tomar banho, mas que dessa vez ele venceu a Mônica que sempre o derrotou.

 

  • IMPORTANTE - Professor, diga a seus alunos para eles se espelharem na carta de Peter Pan para escreverem uma carta com vários assuntos. Diga a eles que a carta deverá ser colocada em envelope devidamente preenchido. Diga-lhes que a carta veverá D

  

Magali, Mônica, Cebolinha e Cascão : http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab036.htmhttp://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab054.htm  

Maria Cebolinha e Cebolinha: http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab054.htm 

Marina, Mônica, Cebolinha e Cascão : http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab021.htm 

Anjinho, Mônica, Cebolinha e Cascão : http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab056.htm 

Franjinha, Mônica, Cebolinha: http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab110.htm 

Ninbus, Mônica, Cebolinha: http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tabloide/tab261 

 

Ao final da interpretação da história de cada site, deixe os alunos trabalharem. Recolha os textos, selecione alguns para expor no mural.

 

Atividade 4

 

PRODUÇÃO DE TEXTO 2

  • Quem recebe uma carta, deve respondê-la, não é verdade?

 

Professor, distribua entre os alunos, ou grupos, as cartas escritas pelos colegas e peça que imbuindo-se do espírito da personagem as respondam. Algumas das respostas também irão para o mural. Avalie com os alunos a pertinência da atividade e encerre o tema.

Recursos Complementares

Leitura e vídeo interessantes para atividades sobre o assunto:

 

http://www.brasilescola.com/redacao/carta-pessoal.htm 

http://www.slideshare.net/guest4f8ac9b/gnero-textual-carta 

Avaliação

Professor:

Avalie se os alunos entenderam bem as normas de composição de uma carta e se aprenderam a preencher envelopes.

Utilize diferentes critérios para fazer a avaliação:

Exemplos:

  • Escreveram com autonomia?
  • Participaram de todas as atividades com interesse?
  • Preencheram corretamente os envelopes?
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.