01/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
O professor deverá pedir aos alunos que, para lerem o texto I, acessem http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090827145946AA82AsZ
ATIVIDADE ORAL
1- Por que os animais começaram a discutir sobre a chuva?
2- Para responder sobre quando cairá a chuva, cada animal deu sua opinião.
PARA VOCÊ, qual definição abaixo explica melhor o que é opinião?
3- Para você, quais são os sinais de que vai chover? Isso é um fato ou uma opinião?
Texto II
Leitura do texto que deverá ser xerocado e entregue para cada aluno:
As principais fontes de água doce são os rios, os lagos, as lagoas e os lençóis freáticos, como é chamada a camada de água que fica sob o solo. Aqui no Brasil, essas fontes, que já são mal distribuídas pelo território, sofrem também com a poluição.
Os rios estão com a qualidade de suas águas comprometida. É que, ao mesmo tempo em que fazem uso das aguas, as indústrias lançam nelas toda a sujeira que acumulam enquanto estão trabalhando. Grande parte dessa sujeira é formada por substâncias venenosas às plantas e aos animais. Por isso, vemos com frequência peixes mortos em rios e lagos.
Alguns cientistas acreditam que o aumento do consumo de água doce somado à sua poluição são fatores que mais vão colaborar para a redução desse líquido no nosso planeta. Pesquisadores avaliam que num futuro muito próximo alguns países poderão brigar mais por reservas de água doce do que por petróleo. E essa “crise da agua” poderá acontecer já no século 21.
Por isso, temos a importante tarefa de evitar o desperdício de água doce e reduzir a poluição. Não devemos também nos esquecer de recuperar o que já foi destruído. Será preciso muito trabalho para trazer de volta a qualidade desse líquido que se torna cada vez mais raro.
A grande preocupação dos cientistas é que, ao contrário de outros recursos, como o petróleo, para qual existem meios de compensar a falta, a água doce não tem substituto. Então, é bom controlar a torneira!
FONTE: Ciência Hoje das Crianças, n. 80, maio 1998.
(Encarte Petrobrás; texto adaptado).
O professor dever solicitar aos alunos que leiam o texto silenciosamente, assinalando com lápis colorido as dúvidas e ou as partes que mais gostaram.
(Poderá passar as atividades no quadro ou xerocá-las para os alunos)
( ) As principais fontes de água doce são os rios, os lagos, as lagoas e os lençóis freáticos.
( ) Lençóis freáticos é a camada de água que fica sob o solo.
( ) O aumento do consumo de água doce somado à sua poluição vão colaborar para a redução da água no nosso planeta.
( ) Num futuro muito próximo alguns países poderão brigar mais por reservas de água doce do que por petróleo.
1- Por que a agua é tão valiosa no nosso planeta?
2- O texto compara a água doce com o petróleo.
3- O texto diz que uma “crise da água” poderá acontecer no século 21.
a) O que se pode entender por “crise da água”?
b) O que pode causar essa “crise”?
c) O que é preciso fazer para evitar essa “crise”?
4- Como se pode “controlar a torneira”?
1- Exercício sobre FATO e OPINIÃO
Marque F para fato e V para opinião. Justifique o que você marcou como opinião.
1- Os mineiros desperdiçam menos água que os goianos.
2- A minha escola é a melhor do Brasil.
3- Em minha escola estudam 1328 alunos.
4- Nada melhor que um copo de refrigerante para matar a sede.
5- O dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia.
Perguntar se os outros concordam, discordam e por quê?
Cada aluno deverá entrevistar quatro pessoas em casa ou vizinhos. Deverá levar o laptop UCA para casa com a finalidade de gravar as respostas.
Perguntas:
a- Você concorda com essa opinião? (O aluno deverá mostrar a frase para o entrevistado ou falá-la)
b- O que o autor da frase quis dizer com ela?
SOCIALIZANDO A PESQUISA:
Voltando ao grupo, em sala de aula, todos ouvirão as respostas. Discutirão entre si e apresentarão à classe sua frase e o resultado da pesquisa.
Os alunos deverão mostrar a gravação aos colegas.
Educa as crianças e não precisarás castigar os homens.Pitágoras |
Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.Sir Arthur Lewis |
Todas as crianças precisam de limites.Autor anônimo |
Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água. |
Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.Mahatma Gandhi |
"Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto." |
Finalize a aula ao avaliar que os estudantes entenderam o que é fato e o que é opinião.
Utilize critérios, tais como:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/09/2013
Cinco estrelasAchei excelente o plano de aula.Estava procurando uma forma mais criativa de explicar para meus alunos a diferença entre fato e opinião, agora encontrei.