Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Pesquisando opiniões

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • interpretar textos;
  • distinguir fato de opinião;
  • pesquisar opiniões, gravando-as no laptop.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades básicas de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  •  Uso do computador UCA
  • Pesquisa com familiares e amigos.. 

 

Motivação:

O professor conversará com os alunos para se certificar se os alunos têm clareza da distinção entre fato e opinião.

Fato 

Atividade 1

O professor deverá pedir aos alunos que, para lerem o texto I, acessem http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090827145946AA82AsZ    

 

ATIVIDADE ORAL 

  • O professor perguntará após a leitura do texto:

 

1- Por que os animais começaram a discutir sobre a chuva?

2- Para responder sobre quando cairá a chuva, cada animal deu sua opinião.

PARA VOCÊ, qual definição abaixo explica melhor o que é opinião?

  • Opinião é a definição que cada pessoa emite sobre um assunto, isto é, diz o que acha.
  • Opinião é quando não existe uma definição que todos podem aceitar.

3- Para você, quais são os sinais de que vai chover? Isso é um fato ou uma opinião? 

 

Atividade 2

Texto II

Leitura do texto que deverá ser xerocado e entregue para cada aluno:

“Crise da água”?

As principais fontes de água doce são os rios, os lagos, as lagoas e os lençóis freáticos, como é chamada a camada de água que fica sob o solo. Aqui no Brasil, essas fontes, que já são mal distribuídas pelo território, sofrem também com a poluição.

Os rios estão com a qualidade de suas águas comprometida. É que, ao mesmo tempo em que fazem uso das aguas, as indústrias lançam nelas toda a sujeira que acumulam enquanto estão trabalhando. Grande parte dessa sujeira é formada por substâncias venenosas às plantas e aos animais. Por isso, vemos com frequência peixes mortos em rios e lagos.

Alguns cientistas acreditam que o aumento do consumo de água doce somado à sua poluição são fatores que mais vão colaborar para a redução desse líquido no nosso planeta. Pesquisadores avaliam que num futuro muito próximo alguns países poderão brigar mais por reservas de água doce do que por petróleo. E essa “crise da agua” poderá acontecer já no século 21.

Por isso, temos a importante tarefa de evitar o desperdício de água doce e reduzir a poluição. Não devemos também nos esquecer de recuperar o que já foi destruído. Será preciso muito trabalho para trazer de volta a qualidade desse líquido que se torna cada vez mais raro.

A grande preocupação dos cientistas é que, ao contrário de outros recursos, como o petróleo, para qual existem meios de compensar a falta, a água doce não tem substituto. Então, é bom controlar a torneira!

                                                                                            FONTE: Ciência Hoje das Crianças, n. 80, maio 1998.

                                                                                                         (Encarte Petrobrás; texto adaptado). 

 

O professor dever solicitar aos alunos que leiam o texto silenciosamente, assinalando com lápis colorido as dúvidas e ou as partes que mais gostaram.

 

  • Depois de conversar com os alunos sobre o texto, suas dúvidas e partes que mais gostaram, o professor deverá sugerir as seguintes atividades.

(Poderá passar as atividades no quadro ou xerocá-las para os alunos)

 

Compreendendo e interpretando o texto:

  • Mostre que você distingue, do texto lido, o que é fato e o que é opinião, marcado (F) para  fato e (O) para opinião:

 

( ) As principais fontes de água doce são os rios, os lagos, as lagoas e os lençóis freáticos.

( ) Lençóis freáticos é a camada de água que fica sob o solo.

( ) O aumento do consumo de água doce somado à sua poluição vão colaborar para a redução da água  no nosso planeta.

( ) Num futuro muito próximo alguns países poderão brigar mais por reservas de água doce do que por petróleo.

 

  • Responda em seu caderno:

 

 1- Por que a agua é tão valiosa no nosso planeta?

 2- O texto compara a água doce com o petróleo.

  •  Por que a água é mais importante que o petróleo?

3- O texto diz que uma “crise da água” poderá acontecer no século 21.

a) O que se pode entender por “crise da água”?

b) O que pode causar essa “crise”?

c) O que é preciso fazer para evitar essa “crise”?

4- Como se pode  “controlar a torneira”?

  •  Professor, ao fazer a correção deixe seu aluno falar, dar opiniões sobre as respostas dos colegas. Utilize estratégias que os façam falar e expor suas opiniões sobre o assunto.

 

Atividade 3

 

  • Professor, os exercícios abaixo são impoortantes para fixar a diferença entre fato e opinião.

 

1- Exercício sobre FATO e OPINIÃO

Marque F para fato e V para opinião. Justifique o que você marcou como opinião.

1- Os mineiros desperdiçam menos água que os goianos.
2- A minha escola é a melhor do Brasil.
3- Em minha escola estudam 1328 alunos.
4- Nada melhor que um copo de refrigerante para matar a sede.
5- O dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia.

 

  • Professor, faça a cporreção da atividade, solicitando que os alunos leiam sua justificativa em voz alta.

Perguntar se os outros concordam, discordam e por quê?

  • Você , professor, poderá propor um debate interessante ao final dessa atividade.

 

2- Pesquisa de opinião:

  •  Professor, coloque os alunos em grupo e entregue a cada aluno do grupo uma  cópia da mesma frase. (As frases estão transcritas abaixo)

 

Cada aluno deverá entrevistar quatro pessoas em casa ou vizinhos. Deverá levar o laptop UCA para casa com a finalidade de gravar as respostas.

 

 Perguntas:

a- Você concorda com essa opinião? (O aluno deverá mostrar a frase para o entrevistado ou falá-la)

b- O que o autor da frase quis dizer com ela?

 

SOCIALIZANDO A PESQUISA:

 

Voltando ao grupo, em sala de aula, todos ouvirão as respostas. Discutirão entre si e apresentarão à classe sua frase e o resultado da pesquisa.

Os alunos deverão mostrar a gravação aos colegas.

 

 

Educa as crianças e não precisarás castigar os homens.

Pitágoras 

Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.

Sir Arthur Lewis 

 

Todas as crianças precisam de limites.

Autor anônimo

Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água.
Thomas Fuller 
  

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Mahatma Gandhi 

"Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto."
Arnaldo Antunes

 

  • Professor, se você clicar no nome do autor, terá o link de onde foi retirada cada frase.

Finalize a aula ao avaliar que os estudantes entenderam o que é fato e o que é opinião.

Recursos Complementares
  • Textos importantes para auxiliarem na exploração do tema:

http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm 

http://www.infopedia.pt/$texto-de-opiniao 

Avaliação
  • Professor, avalie o empenho e envolvimento dos alunos na realização das atividades propostas.

Utilize critérios, tais como:

  • observação do interesse dos estudantes na realização das tarefas.
  • desinibição ao apresentar os resultados da pesquisa.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria soares de magalhaes oliveira, Escola Estadual Pedro Martins Pereira. , Minas Gerais - disse:
    magalhaeslia@hotmail.com

    15/09/2013

    Cinco estrelas

    Achei excelente o plano de aula.Estava procurando uma forma mais criativa de explicar para meus alunos a diferença entre fato e opinião, agora encontrei.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.