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A Estrada Real e os cominhos de Minas

 

24/10/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a importância dos caminhos de Minas para o povoamento e o desenvolvimento da região mineradora, bem como as dificuldades para o seu acesso impostas pela Coroa Portuguesa, com o fim de exercer o controle político e econômico naquele local.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Colonização portuguesa no Brasil.

- Sociedade do açúcar no Brasil colonial.

- Noções da Sociedade mineradora no Brasil colonial

- Mercantilismo.

- Pacto Colonial.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Introdução

O professor deverá fazer uma breve introdução, recapitulando os conhecimentos adquiridos pelos alunos anteriormente e enfatizando a natureza da colonização portuguesa no Brasil organizada pelas políticas mercantilistas e pelo Pacto Colonial. Deverá recordar, também, o caráter da sociedade do açúcar no Nordeste brasileiro como forma de, posteriormente, estabelecer uma comparação com a sociedade desenvolvida na região mineradora. Logo após, o professor deverá dividir a turma em grupos que procederão à pesquisa documental, textual e iconográfica dos temas sugeridos abaixo. Os alunos deverão estar atentos para a captação de imagens e para a produção de textos por grupo, de cerca de uma lauda, que deverão ser reservados para uma atividade posterior.

- Grupo 1: “A sociedade mineradora: suas características, sua natureza e sua cultura”.

Sites sugeridos:

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=302

http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/tema813.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil

- Grupo 2: “A Estrada Real”.

Sites sugeridos:

https://mail.google.com/mail/?shva=1#search/jo%C3%A3o+ricardo

http://www.infoescola.com/brasil-colonia/estrada-real/

http://www.caiman.de/05_05/kol_2/index_pt.shtml

- Grupo 3: “Caminho novo”.

Sugestão de site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_Novo

-  Grupo 4: “Caminho velho”.

Sugestão desite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_de_S%C3%A3o_Paulo

- Grupo 5: “Caminho do sertão”.

Sites sugeridos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_da_Bahia

http://www.manuelzao.ufmg.br/expedicoes/viajantes

- Grupo 6: “Caminho do diamante ou do Serro Frio e do Tejuco”.

Sugestão desite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_dos_Diamantes

Os alunos deverão registrar os resultados de suas pesquisas em um caderno, bem como selecionar imagens relativas a cada um dos assuntos.

Imagem 1:

Mapa da Estrada RealMapa da Estrada Real ilustrando o caminho novo e o caminho velho para o litoral.

 

Imagem 2:

Os caminhos de Minas Os caminhos de MInas

 

 

 

Aula 2

O professor deverá reunir a turma em um Seminário, quando os alunos apresentarão, em cerca de 5 minutos para cada grupo, os resultados das pesquisas.

Aula 3

Esta aula dará continuidade ao Seminário da aula anterior, quando toda a turma discutirá os seguintes eixos sugeridos pelo professor:

- Por que a fiscalização era mais rígida na região mineradora?

- Quais as reações da população local ao controle português?

- Qual o impacto da abertura de caminhos na região mineradora sobre a economia local e o controle fiscalizador português?

- Como a abertura de caminhos na região mineradora incidiu sobre a construção da sociedade local e o seu povoamento?

Aula 4

De posse das imagens reservadas e dos textos produzidos, os alunos, reunidos nos grupos formados na primeira aula, deverão compor cada um deles um Mural que exponha os vários caminhos de Minas e a sua importância. Este mural deverá ser afixado em local apropriado da Escola para compartilhar com o conjunto dos alunos os conhecimentos adquiridos neste ciclo de aulas.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo de aprendizado, levando-se em conta a participação dos alunos, a sua capacidade de síntese, a sua coerência e consistência nas pesquisas e na produção de textos, avaliados também na produção final do Mural.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Carlos Vitor dos Santos Mailart.'., Escola da Vida , São Paulo - disse:
    mailart@uol.com.br

    06/11/2013

    Cinco estrelas

    Excelente. Sou um admirador por tudo aquilo que deveras ser muito bem feito e realizado. Minha humilde opinião, agrada, se não a maioria, mas satisfaz meus olhos e relembra-me de que há sempre algo para aprender e nos obriga a dividir. P A R A B É N S ! ! !


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