Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lei de Ohm

 

16/09/2008

Autor e Coautor(es)
Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender como a corrente e a tensão estão relacionados na lei de Ohm. • Diferenciar um resistor Ôhmico de um resistor não Ôhmico.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de relações diretamente proporcionais e equações matemáticas de forma geral.
Estratégias e recursos da aula

Desenvolvimento da atividade

Motivação / Introdução: (10 minutos)

Com o objetivo de motivar e despertar o interesse dos estudantes para este novo aprendizado, o professor pode começar a aula trabalhando dois elementos:

•   Elemento Histórico >> A descoberta deste fenômeno pelo alemão Georg Simon Ohm (1787 – 1854) no início do século XIV.
•  Elemento fenomenológico >> Todo resistor dito ôhmico obedece a uma relação direta entre diferença de potencial e corrente, onde aumentando a diferença de potencial aplicada neste resistor, para uma dada resistência, a corrente medida neste resistor também aumenta. Se dobrarmos a diferença de potencial aplicada a corrente também dobrará. 

Trabalhando a teoria no quadro: (20 minutos)

O professor pode trabalhar esta teoria do seguinte modo: considere uma pilha com suas extremidades conectadas a um resistor, por meio de um fio condutor. Neste circuito fechado, colocamos um voltímetro ligado em paralelo a este resistor, para medir a diferença de potencial. Para completar nosso aparato experimental imaginário, podemos cortar em algum ponto o fio e conectar um amperímetro em série ao circuito. Com este sistema montado, acompanharemos os valores de tensão e diferença de potencial que estão presentes no resistor. Com as duas extremidades do fio condutor ligados à pilha podemos obter a medida da tensão e da corrente no fio que devem corresponder a valores V e i. Aumentando-se a corrente, acoplando uma nova pilha neste sistema, teremos então o dobro do valor para a corrente (2i) e surpreendentemente notamos, através da leitura no multímetro, que a diferença de potencial também foi multiplicada por dois. Desta forma, se colocarmos uma terceira pilha, novamente conseguiremos aumentar a corrente por algum fator e consequentemente a tensão também será elevada por este mesmo fator. Com base em um experimento semelhante, Georg Simon Ohm propôs uma lei matemática que descreve este fenômeno. A lei de Ohm pode ser escrita como

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/371/imagens/eq1_19.png

Nesta equação R é uma constante de proporci onalidade, que é a resistência do material. Assim, dizemos que um dado resistor é um resistor Ôhmico, quando este, obedece à equação acima, ou seja, quando ele obedece à lei de Ohm.

Proposta de Atividade: (20 minutos)

Para que os estudantes possam internalizar o conceito aprendido, apresentamos a seguinte proposta de atividade:
Utilizando uma sala com computadores, o professor pode mostrar o seguinte laboratório virtual:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/371/imagens/fig2_19.png

Acesse a simulação clicando na figura.

Neste aplicativo, os estudante poderão compreender como a lei de Ohm funciona na prática. Nos controles podemos alterar o valor da diferença de potencial e da corrente, em escalas de 10 ou 3, dependendo da opção. Uma vez escolhido em qual faixa de intensidade cada um vai trabalhar, podemos aumentar a resistência ou a diferença de potencial e observar que a corrente irá diminuir ou aumentar, obedecendo assim à lei de Ohm.

Recursos Complementares
Lei de Ohm: http://www.walter-fendt.de/ph11br/ohmslaw_br.htm Neste aplicativo os estudantes poderão observar como a lei de Ohm funciona na prática. Veremos que para um valor de resistência e um valor limite para a corrente suportada pelo amperímetro, poderemos acompanhar a relação direta entre diferença de potencial e corrente: quando a diferença de potencial aumenta, a corrente também aumenta.
Avaliação
Para avaliar o aprendizado dos estudantes nesta aula, o professor pode passar alguns problemas envolvendo circuitos e pedir que calculem alguma grandeza de interesse, a corrente, a tensão ou a resistência. Esta proposta de avaliação verificará se o estudante compreendeu corretamente a dinâmica por trás da relação entre corrente, tensão e resistência na lei de Ohm.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Flavio Bertasso, SEESP , São Paulo - disse:
    flaviobert@gmail.com

    14/10/2011

    Quatro estrelas

    Super prático, o unico erro está no site de recursos complementares ph11br, trocar por ph14br


  • Everton Krystian, EDSON CORREA EEFM , Ceará - disse:
    metare.cicleiro@gmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Lei de Ohm Aula elaborada dentro de critérios pedagógicos baseados em teorias sócio-interacacionistas, partindo da preposição de que a introdução da aula visa nivelar o conhecimento prévio de todos os estudantes participantes desta para então seguir adiante com o conteúdo abordando de forma mais aprofundada fenômenos cotidianos dos alunos através de práticas no laboratório virtual, permitindo concretização de um processo de aprendizagem eficaz.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.