16/09/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Desenvolvimento da atividade
Motivação / Introdução: (10 minutos)
Com o objetivo de motivar e despertar o interesse dos estudantes para este novo aprendizado, o professor pode começar a aula trabalhando dois elementos:
• Elemento Histórico >> A descoberta deste fenômeno pelo alemão Georg Simon Ohm (1787 – 1854) no início do século XIV.
• Elemento fenomenológico >> Todo resistor dito ôhmico obedece a uma relação direta entre diferença de potencial e corrente, onde aumentando a diferença de potencial aplicada neste resistor, para uma dada resistência, a corrente medida neste resistor também aumenta. Se dobrarmos a diferença de potencial aplicada a corrente também dobrará.
Trabalhando a teoria no quadro: (20 minutos)
O professor pode trabalhar esta teoria do seguinte modo: considere uma pilha com suas extremidades conectadas a um resistor, por meio de um fio condutor. Neste circuito fechado, colocamos um voltímetro ligado em paralelo a este resistor, para medir a diferença de potencial. Para completar nosso aparato experimental imaginário, podemos cortar em algum ponto o fio e conectar um amperímetro em série ao circuito. Com este sistema montado, acompanharemos os valores de tensão e diferença de potencial que estão presentes no resistor. Com as duas extremidades do fio condutor ligados à pilha podemos obter a medida da tensão e da corrente no fio que devem corresponder a valores V e i. Aumentando-se a corrente, acoplando uma nova pilha neste sistema, teremos então o dobro do valor para a corrente (2i) e surpreendentemente notamos, através da leitura no multímetro, que a diferença de potencial também foi multiplicada por dois. Desta forma, se colocarmos uma terceira pilha, novamente conseguiremos aumentar a corrente por algum fator e consequentemente a tensão também será elevada por este mesmo fator. Com base em um experimento semelhante, Georg Simon Ohm propôs uma lei matemática que descreve este fenômeno. A lei de Ohm pode ser escrita como
Nesta equação R é uma constante de proporci onalidade, que é a resistência do material. Assim, dizemos que um dado resistor é um resistor Ôhmico, quando este, obedece à equação acima, ou seja, quando ele obedece à lei de Ohm.
Proposta de Atividade: (20 minutos)
Para que os estudantes possam internalizar o conceito aprendido, apresentamos a seguinte proposta de atividade:
Utilizando uma sala com computadores, o professor pode mostrar o seguinte laboratório virtual:
Acesse a simulação clicando na figura.
Neste aplicativo, os estudante poderão compreender como a lei de Ohm funciona na prática. Nos controles podemos alterar o valor da diferença de potencial e da corrente, em escalas de 10 ou 3, dependendo da opção. Uma vez escolhido em qual faixa de intensidade cada um vai trabalhar, podemos aumentar a resistência ou a diferença de potencial e observar que a corrente irá diminuir ou aumentar, obedecendo assim à lei de Ohm.
Quatro estrelas 1 classificações
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14/10/2011
Quatro estrelasSuper prático, o unico erro está no site de recursos complementares ph11br, trocar por ph14br
24/03/2010
Sem estrelasLei de Ohm Aula elaborada dentro de critérios pedagógicos baseados em teorias sócio-interacacionistas, partindo da preposição de que a introdução da aula visa nivelar o conhecimento prévio de todos os estudantes participantes desta para então seguir adiante com o conteúdo abordando de forma mais aprofundada fenômenos cotidianos dos alunos através de práticas no laboratório virtual, permitindo concretização de um processo de aprendizagem eficaz.