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Razão áurea

 

21/07/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
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BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o conceito de razão áurea

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Proporção
Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Razão Áurea” com seus alunos. Antes de qualquer atividade, seria interessante que você os orientasse para uma pesquisa em dicionário sobre o significado de Razão Áurea. Feito isso, apresente a eles o vídeo “A espiral e as proporções áureas”, que pode ser feito o download em, http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=20841&co_midia=6 ou em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20799.

               Seria conveniente que você elaborasse uma lista com alguns itens que os alunos deverão observar durante o vídeo, como:
                    • O que sólidos platônicos?
                    • O que são sólidos regulares?
                    • O que é um icosaedro?
                    • Onde encontramos as espirais na natureza?
                    • Onde encontramos a proporção áurea?

               Professor, para colocar a fundamentação teórica do assunto aos seus alunos, peça a eles que acessem a animação em http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=tex&cod=_divisaoaurea. Enfoque que uma boa leitura, bem como a total compreensão dos exemplos apresentados é de suma importância para o aprendizado. Outras literaturas interessantes podem ser acessadas em:
                    • http://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1urea
                    • http://cognosco.blogs.sapo.pt/arquivo/997050.html
                    • http://www.mat.uel.br/geometrica/php/pdf/dg_prop_%C3%A1urea.pdf  


               Professor, para consolidar o aprendizado no assunto, peça aos seus alunos que acessem o sítio http://www.matematica.br/igeom/index.html, trata-se de uma aplicação de geometria dinâmica, http://www.geometriadinamica.com/. O a plicativo em questão é o iGeom: Geometria Interativa na Internet. O iGeom é um sistema gratuito que permite ao usuário realizar construções geométricas e interagir com elas. Uma destas é a construção da razão áurea a partir de um segmento AB, http://www.matematica.br/igeom/manual/pt/ex_razao_aurea_pentagono.html.


               Professor, peça aos seus alunos que acessem o sítio http://www.matematica.br/igeom/index.html e será apresentada a tela abaixo,

na tela apresentada, peça a eles que acessem a aba “em branco” e aparecerá uma área de trabalho em branco. Em seguida peça a eles que façam uma construção de um retângulo áureo, registrando todos os passos.
               Professor elabore uma lista de exercícios com atividades nas quais seus alunos utilizem o iGeom, com sugestão, acesse o sítio http://www.mat.uel.br/geometrica/php/dg_ex_re/dg_ex_re4.php#.  Para algumas das atividades, peça a eles que resolvam em uma folha de papel registrando os procedimentos de resolução.

Avaliação

               A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários. Professor recolha o material produzido pelos seus alunos e o utilize como avaliação.

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