Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que são Parangolés? Quem foi Hélio Oiticica?

 

01/11/2011

Autor e Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

• Identificar elementos introdutórios sobre a vida e a obra de Hélio Oiticica;
• Reconhecer o que são Parangolés através de imagens, fotos e vídeos, sobre a obra do artista;
• Identificar nuanças de cores e variedades de formas;
• Explorar e interpretar as imagens pesquisadas;
• Construir um mural coletivo com imagens sobre os Parangolés.

Duração das atividades
1º Momento: Aproximadamente 15 min. 2º Momento:15 min . 3º Momento: 20 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno deverá ter realizado com seus familiares, uma pesquisa de imagens sobre a obra de Hélio Oiticica referente aos Parangolés.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula poderá ser executada com crianças de faixa etária compreendida entre 3 e 6 anos, considerando as devidas adaptações. A duração da atividade é um fator importante de ser observado, sabemos que em geral as crianças menores têm um tempo menor de concentração.

1 º Momento:
Professor, entre em contato com as famílias e solicite que pesquisem com as crianças imagens sobre os Parangolés criados e produzidos pelo artista brasileiro, Hélio Oiticica.

                                                                                                                                                                       

                                                                                                             PARANGÓLES

                                                                           Parangolé Hélio 2

                                                                                                                   Imagem 1

  Fonte: www.samshiraishi.com/wp-content/uploads/2009/... Acesso em 20/10/2011  


Ao receber o material, organize as crianças num grande grupo para apresentar a elas um pouco sobre a obra do artista. Crie um ambiente no qual após a apreciação dos diferentes elementos observados nas fotos, as crianças também tenham a oportunidade de expressarem sua opinião sobre o que mais lhes chamou  atenção. Em seguida, explore as imagens pesquisadas instigando que pensem sobre elas (a partir delas):
• Identificando cores, formas e texturas;
• Pensando sobre o que são Parangolés;
• Explorando sobre o modo de como produzir um Parangolé;
• Refletindo sobre como usar um Parangolé.

Cada grupo carrega consigo suas peculiaridades e cabe a nós professores fazer esta leitura. Devemos levar em conta os interesses e expressões das crianças, afinal são eles que dão o tom para o trabalho. Professor, siga o ritmo e o tempo do seu grupo e explore suas dúvidas, inquietações e desejos.

2º Momento: 
Professor, assista com os alunos ao seguinte vídeo, no qual todos poderão conhecer , O que é um Parangolé?
Vídeo: O Roubo do Parangolé
Relato sobre Zé, personagem que vai à uma exposição de Hélio Oiticica e, encantado com o Parangolé, resolve roubá-lo do museu e no final é preso. Baseado em uma história real. Stop Motion feito com com boneco de arame e 667 fotografias, realizado pelas alunas Giovana Tóffolo e Tayana Michels, como trabalho de Animação Digital e Arte e Cultura Brasileira, no 5º semestre do curso de Artes Visuais - Multimídia, da Unopar - 2010.
Para acessar ao vídeo, clicar no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=etC8P1576cA&feature=related

3º Momento:
Professor, nesta etapa construa um mural coletivo, elaborado a partir das imagens pesquisadas pelas crianças e sua famílias. O mural será referência (inspiração) para a construção dos Parangolés, numa próxima aula.

                                                                                                                                                                  

                                                                                                          MURAL COLETIVO


                                                                           Mural

    Foto 1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011                                       

                                                                                                                 

Recursos Complementares
Avaliação

Observar se o aluno é capaz de:
• Apontar elementos introdutórios sobre a vida e a obra de Hélio Oiticica;
• Reconhecer o que são os Parangolés;
• Explorar nuanças de cores e variedades de formas nas imagens dos Parangolés;
• Explorar e interpretar as imagens pesquisadas;
• Contribuir para organização e construção de um mural coletivo.
• Criar e expressar um sentido sobre os Parangolés.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.