01/11/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Identificar elementos introdutórios sobre a vida e a obra de Hélio Oiticica;
• Reconhecer o que são Parangolés através de imagens, fotos e vídeos, sobre a obra do artista;
• Identificar nuanças de cores e variedades de formas;
• Explorar e interpretar as imagens pesquisadas;
• Construir um mural coletivo com imagens sobre os Parangolés.
Para esta aula o aluno deverá ter realizado com seus familiares, uma pesquisa de imagens sobre a obra de Hélio Oiticica referente aos Parangolés.
Professor, esta aula poderá ser executada com crianças de faixa etária compreendida entre 3 e 6 anos, considerando as devidas adaptações. A duração da atividade é um fator importante de ser observado, sabemos que em geral as crianças menores têm um tempo menor de concentração.
1 º Momento:
Professor, entre em contato com as famílias e solicite que pesquisem com as crianças imagens sobre os Parangolés criados e produzidos pelo artista brasileiro, Hélio Oiticica.
PARANGÓLES
Imagem 1
Fonte: www.samshiraishi.com/wp-content/uploads/2009/... Acesso em 20/10/2011
Ao receber o material, organize as crianças num grande grupo para apresentar a elas um pouco sobre a obra do artista. Crie um ambiente no qual após a apreciação dos diferentes elementos observados nas fotos, as crianças também tenham a oportunidade de expressarem sua opinião sobre o que mais lhes chamou atenção. Em seguida, explore as imagens pesquisadas instigando que pensem sobre elas (a partir delas):
• Identificando cores, formas e texturas;
• Pensando sobre o que são Parangolés;
• Explorando sobre o modo de como produzir um Parangolé;
• Refletindo sobre como usar um Parangolé.
Cada grupo carrega consigo suas peculiaridades e cabe a nós professores fazer esta leitura. Devemos levar em conta os interesses e expressões das crianças, afinal são eles que dão o tom para o trabalho. Professor, siga o ritmo e o tempo do seu grupo e explore suas dúvidas, inquietações e desejos.
2º Momento:
Professor, assista com os alunos ao seguinte vídeo, no qual todos poderão conhecer , O que é um Parangolé?
Vídeo: O Roubo do Parangolé
Relato sobre Zé, personagem que vai à uma exposição de Hélio Oiticica e, encantado com o Parangolé, resolve roubá-lo do museu e no final é preso. Baseado em uma história real. Stop Motion feito com com boneco de arame e 667 fotografias, realizado pelas alunas Giovana Tóffolo e Tayana Michels, como trabalho de Animação Digital e Arte e Cultura Brasileira, no 5º semestre do curso de Artes Visuais - Multimídia, da Unopar - 2010.
Para acessar ao vídeo, clicar no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=etC8P1576cA&feature=related
3º Momento:
Professor, nesta etapa construa um mural coletivo, elaborado a partir das imagens pesquisadas pelas crianças e sua famílias. O mural será referência (inspiração) para a construção dos Parangolés, numa próxima aula.
MURAL COLETIVO
Sobre a obra de Hélio Oiticica consulte:
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=856&titulo=Parangole:_anti-obra_de_Helio_Oiticica
http://www.heliooiticica.org.br/biografia/bioho1930.htm
Observar se o aluno é capaz de:
• Apontar elementos introdutórios sobre a vida e a obra de Hélio Oiticica;
• Reconhecer o que são os Parangolés;
• Explorar nuanças de cores e variedades de formas nas imagens dos Parangolés;
• Explorar e interpretar as imagens pesquisadas;
• Contribuir para organização e construção de um mural coletivo.
• Criar e expressar um sentido sobre os Parangolés.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!