22/02/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
· Analisar os principais problemas ambientais;
· Identificar e comparar estatisticamente os dados numéricos através de gráficos e tabelas;
· Produzir textos dissertativos;
· Expandir os conhecimentos no texto lido e criar um folheto de conscientização sobre algumas questões ambientais.
Os alunos deverão ter conhecimentos prévios sobre alguns problemas ambientais que afetam o planeta, tais como: o aquecimento da Terra, o desmatamento das florestas, a emissão de gases de efeito estufa, o êxodo rural e a biodiversidade da natureza.
Material necessário para a aula: Computador com acesso a internet ou não, máquina fotográfica, cartolina, canetas, imagens sobre o conteúdo, gráficos, tabelas, folhas de papel ofício, pincel atômico, cola, tesoura, livros e revistas.
1ª ATIVIDADE: (2 aulas)
Conversa informal sobre os principais problemas ambientais que atinge o nosso planeta. Após breves comentários, divida a turma em equipes que poderá ser feita através de uma dinâmica, sorteio ou mesmo interesses afins e apresente os temas:
1-Aquecimento global e sua relação com as atividades humanas;
2-A energia - como tema central nas discussões sobre a emissão de gases de efeito estufa;
3-O desmatamento da Floresta Amazônica na crise global do clima;
4-A biodiversidade ameaçada;
5-Êxodo Rural, êxodo da natureza.
Apresente um texto informativo sobre as técnicas de se apresentar um seminário, para servir de orientação para a apresentação das equipes.
Em seguida, oriente a pesquisa bibliográfica dos assuntos através de livros, revistas ou da internet. Os alunos deverão trazer o material pesquisado para sala de aula para que em equipes leiam e destaquem as ideias principais do assunto para fazerem um resumo.
2ª ATIVIDADE ( 4 aulas)
Feito os resumos dos textos pesquisados, os grupos devem se reunir para confrontar os resultados e produzir um texto dissertativo ( introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia), dando destaque as quantidades numéricas e estatísticas, afim de compará-las e detectar os pontos negativos e positivos dos conteúdos pesquisados, trabalhar com as operações fundamentais, interpretação de diversos tipos de gráficos, construção de tabelas, expressões numéricas e algébricas.
Oriente os grupos a elaborar um esquema (roteiro) de estudo para facilitar a dinâmica de apresentação dos assuntos, que pode ser através de perguntas e respostas elaboradas a partir do texto dissertativo e a fazer cartazes usando cartolinas, tesoura, cola, pincel atômico, lápis colorido e diversos tipos de imagens. É importante ressaltar que, o cartaz é um instrumento complementar para a apresentação do texto, através de imagens, cores, gráficos, tabelas entre outras informações que complementarão o texto produzido.
3ª ATIVIDADE ( 4 aulas)
Apresentação dos seminários pelas equipes.
O professor deve iniciar as atividades lendo um texto reflexivo relacionado com os temas apresentados.
Neste momento, o professor deverá observar a leitura dinâmica do texto e do cartaz, que deverá ser fixado na sala para posteriores consultas.
A clareza, a postura, a oralidade, o domínio do assunto e a organização dos trabalhos são relevantes para avaliação final.
Para finalizar as apresentações, abrem-se espaço para um debate orientado e comentários sobre o texto reflexivo que deu início as atividades, relacionando-os.
Registre as apresentações através de fotos que poderão ser usadas para montar um mural ou interagir com eles através da internet (orkut, facebook, etc)
Veja as fotos:
4ª ATIVIDADE - ( 4 aulas)
Produção dos folders (folhetos informativos).
Primeiro, o professor deve junto com os alunos definirem para qual clientela os folders devem ser produzidos, para definirem o nível de linguagem que cada texto deve seguir, bem como que tipos de atividades devem ser incluídas.
Os alunos devem seguir um roteiro de elaboração: CRITÉRIO E CRITICIDADE, de acordo com a leitura de texto complementar: APRENDENDO COM FOLDERS - PRODUZINDO FOLHETOS INFORMATIVOS.
O professor deve acompanhar cada etapa orientando-os, através de discussões de pontos importantes que devem aparecer no folheto.
5ª ATIVIDADE ( 2 aulas)
Previamente, o professor deve fazer cópias dos folders, para que cada grupo apresente e entregue para os demais anos/série de ensino da escola ou para a clientela que foi definida.
Para finalizar a atividade, os alunos podem montar uma "ÁRVORE ECOLÓGICA" no pátio da escola entregando a cada pessoa uma parte de uma planta (flores, frutos e folha), onde deverão escrever seu nome e fazer uma bonita pintura para fixar num caule fixado num mural, conforme fotos a seguir:
APRENDENDO COM FOLDERS
PRODUZINDO FOLHETOS INFORMATIVOS
Folder é um “impresso de pequeno porte”, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário.
Os folders são dobráveis, utilizam imagens, dão destaque às ideias mais importantes com quadros ou palavras em fontes maiores (maiúsculas, coloridas ou de formatos diferentes). Seu objetivo é comunicar sem cansar os leitores.
A criatividade é elemento essencial para a criação dos folders. Somente assim eles podem se tornar elementos realmente atrativos para o público ao qual se destinam.
Os estudantes têm que criar um folder informativo, dobrável, contendo imagens e textos baseados nos modelos tradicionais distribuídos nas ruas. Outro requisito essencial é que os folders tenham como base os resumos dos seminários apresentados.
A produção do folder exige dos alunos critério e criticidade. No primeiro caso, o critério referia-se a necessidade de selecionar as informações adequadamente tendo em vista o espaço restrito onde esses dados seriam colocados. Escolher quais informações deveria ser aproveitado demandou atenção, leitura e discussões entre os integrantes do grupo.
A criticidade deveria aparecer no folder pelo fato de que os textos apresentados ali não poderiam ser meras cópias das fontes de pesquisa e referência. Os dados apresentados tinham que ser comentados e analisados com brevidade pelos grupos em seus folders.
As avaliações serão: do conteúdo e da formatação, também seriam avaliados quesitos como lógica e coerência do texto, criticidade, aproveitamento de imagens no folders e também a criatividade na elaboração.
Durante a apresentação dos trabalhos, o professor deve observar a oralidade, assim o processo de leitura será bem desenvolvido, a postura, os cuidados de manter a dinâmica da aula, as etapas da elaboração de um texto dissertativo, a elaboração do cartaz e sua função expositiva, a produção do folheto, tudo isso deve ser muito bem observado e praticado
A avaliação do folder se dará pelo conteúdo, formatação, lógica e coerência do texto, criticidade, aproveitamento das imagens, a criatividade e a apresentação para a clientela.
Para finalizar, fazer uma autoavaliação individual de cada aluno ou equipe, através do seguinte questionamentos:
1- Qual foi sua participação durante o desenvolvimento das atividades?
2- O que mais lhe chamou atenção nas etapas deste trabalho em equipe?
3- Qual foi a maior dificuldade encontrada para fazer estas atividades?
4- O resultado final foi satisfatório para você?
5- O que você aprendeu sobre os assuntos pesquisados?
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/04/2012
Cinco estrelasEsse trabalho foi excelente, pois contribuiu para o desempenho de cada um a cuidar e conservar bem o Planeta Terra. Pois dependemos dele e ele de todos nós. Parabéns!!!
05/04/2012
Quatro estrelasMuito bem elaborarada,adorei
30/03/2012
Cinco estrelasgostei, muito bem elaborada.
10/03/2012
Três estrelasGostei, acredito a partir dessa aula pode-se dinamizar ainda mais, com a ampliação do tema.
24/02/2012
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho. Realmente esta forma de atividade cria mais interatividade dos alunos, professores e meio ambiente.