Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Criação de slogans

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as características de um slogan.
  • Analisar discursivamente os efeitos de sentido de slogans.
  • Produzir slogans.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero propaganda.
  • Gêneros midiáticos.
  • Efeitos de sentido.
Estratégias e recursos da aula

 

Estratégias:

  • Atividade em grupo.
  • Discussões coletivas e orais.
  • Pesquisa.
  • Construção escrita do conceito de slogan.
  • Produção de slogan.

 

 

Recursos:

  • Laptop com internet.
  • KWord.

 

ESEBA

Aula 1

Atividade 1

 

O professor dará início à aula exibindo alguns slogans para os alunos.

 

8

http://www.pmvg.com.br/destfev2010_arquivos/frame.htm

 

 

7

http://blogmaistv.blogspot.com/

6

http://blogspa4.blogspot.com/2010/04/marketing-marisa.html

 

 

5

http://www.jralfa.com.br/vagas-localiza-trabalhe-conosco/

 

 

4

http://3.bp.blogspot.com/-kWmFyqb2OsQ/TboQuXewzmI/AAAAAAAAAOI/QSuDW_LFV_Q/s1600/amo-muito-tudo-isso-mac.jpg

 

 

2

http://euteajudo.net/campanha-nike-just-do-it/

 

 

1

http://anderson.blog.br/pense-diferente/

 

  • Onde podemos encontrar essas imagens?
  • O que representam?
  • Qual seu objetivo?
  • O que há de comum entre elas?

 

  • Professor, é importante que os alunos entendam os slogans como frases ou expressões curtas, fáceis de lembrar, e, geralmente, utilizadas para lançar uma marca, um produto ou um serviço.

 

Depois de discutirem oralmente as perguntas acima, o professor dará alguns minutos para os alunos, em duplas, escolherem um dos slogans apresentados nessa atividade e proporem uma análise oral discursiva sobre sua composição, especialmente, relacionando linguagem verbal à marca do produto. Questões que podem contribuir para a análise:

 

  • O que o produtor do slogan pretendeu estabelecer ideologicamente entre a marca e o produto? Em outras palavras, qual a “cara” que se pretendeu criar para o produto?
  • Existe uma palavra mais forte ou central que condensa os efeitos de sentido pretendidos pelo produtor?
  • Qual sua visão de como as pessoas, em geral, recebem o slogan do produto?
  • O slogan foi realmente adequado ao produto? É de fácil memorização? Se não, como deveria ser?

 

Exemplo para ilustrar a proposta acima:

Slogan:

“REVISTA VEJA – Quem lê Veja entende os dois lados.”

 

  • Como Veja quer que as pessoas a vejam?
  • Como Veja quer que as pessoas vejam seus leitores?
  • O que seriam os “dois lados”?
  • Veja quer que somente ela seja concebida como a revista que mostra os dois lados? Por quê?
  • Veja tendo escolhido esse slogan, como ela vê ou percebe as outras revistas?

 

Outro exemplo que pode utilizar para a discussão:

 

 

9

Muito útil a relação alfabética de slogans disponibilizada no blog Mundo das Marcas.

Vejamos como se refere ao slogan: “Slogans geralmente refletem o conceito de uma marca, mas muitas vezes deixam marcas em um conceito. Os slogans cumprem importante papel para a fixação da imagem da marca. Originariamente a palavra slogan vem do gaélico, língua falada pelo povo celta, e significava “grito de guerra”. Muitos se tornam ícones de uma marca. Grandes slogans são feitos por grandes publicitários, mas nem sempre para grandes marcas.”

Oportunamente, pretendemos utilizá-la neste semestre, na disciplina Análise em publicidade e propaganda (COM 342), na Faculdade de Comunicação da UFBA, como um manancial para aplicação de conteúdos.

 A emergência de sentidos múltiplos, a repetição, o contexto verbal e a imagem, o choque dos contrários, o fazer e desfazer das palavras, a sua lógica natural, foram alguns dos aspectos originalmente estudados por Blanche Noelle Gruning (Les mots de la publicitè- L’architecture du slogan, 1990), circunscritos à publicidade francesa. Sua obra foi parcialmente resgatada por Alexandra Guedes Pinto, em Publicidade: um discurso de sedução, publicada pela Porto Editora, 1997.

Contudo, um interessante enfoque aponta para as relações e semelhanças entre o slogan e o provérbio, jogo com as rimas, as simetrias silábicas ou lexicais, já fundamentalmente estudadas pelo conhecido linguista francês Dominique Maingueneau, em Análise de textos de comunicação, 2001.

 

Publicado por Vitrines, em 11 fev. 2008.

Disponível em: http://vitrines.wordpress.com/2008/02/11/lista-de-slogans-brasileiros/

 

 

Atividade 2

 

Para tornar o estudo descontraído, o professor pedirá que os alunos acessem o link http://www.desencannes.com/perolas/slogans.php

 

e ouçam criações de slogans humorísticas sobre produtos diversos.

 

Após a escuta dos slogans, os alunos terão de escolher um deles, apresentá-lo à turma, e elaborar concisamente uma explicação sobre o efeito de humor do slogan. Para tanto, os alunos se inspirarão na atividade anterior de análise.

 

Aula 2

Atividade 1

 

Os alunos individualmente pesquisarão na internet por 3 produtos ou serviços diversos. Terão a incumbência de elaborar, no KWord, slogans diferentes dos slogans dos produtos ou serviços escolhidos. Ao final da elaboração, agora trabalhando em duplas, os alunos, trocarão seus laptops para que o colega associe o slogan ao produto. Em seguida, deverão conversar entre si para discutirem pontos positivos e negativos da criação do slogan do parceiro.

 

Sugestão de pesquisa:

http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/09/slogans-brasileiros.html

http://www.midiainteressante.com/2009/02/36-slogans-que-fixaram-na-mente-dos.html

http://www.gestaodacomunicacao.com/aulas/2%20slogans%20como%20forca%20de%20brand.pdf

 

 

Atividade 2

 

Os alunos, ainda em duplas, acessarão dois textos sobre o que é necessário para se ter um slogan “perfeito”.

 

1.       Texto 1: http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/slogans-publicitarios2.htm

2.       Texto 2: http://resultson.com.br/blog/slogans-crie-popularize-cresca/

 

 

Cada estudante lerá um texto e, ao final, trocarão impressões entre si para concluírem:

 

  • Em que devemos pensar para criarmos um bom slogan?

 

A resposta a essa pergunta deverá ser elaborada em arquivo no KWord e apresentada para avaliação tanto do professor quanto dos colegas de sala. O texto será lido oralmente e apreciado pelo professor e colegas.

 

 

Aula 3

Atividade

 

 

Após estudarem as características para a composição bem elaborada de um slogan, os alunos em duplas terão de criar um slogan sobre um produto ou serviço existente ou fictício.

 

A criação deverá ser apresentada no KPresenter aos colegas de sala e impressa para compor o mural da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Os alunos serão avaliados em função de sua intervenção nas propostas de ensino que visam a caracterizar e analisar slogans. Basicamente, as atividades avaliativas que permitirão ao docente vislumbrar as intervenções dos alunos são:

i) proposta de discussão oral e coletiva sobre o slogan e efeitos discursivos;

ii) análise do efeito humorístico de slogans;

iii) construção do conceito de slogan;

iv) produção de slogan.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.