30/09/2009
Adriana Slaguiy Leão e Maria de Fátma Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
A criança nesta idade (3anos) geralmente passa por um processo de adaptação ao chegar a escola pela primeira vez, por isso espera-se que ela possa:
Adaptar-se ao ambiente escolar com prazer;
Sentir-se segura nesse novo ambiente;
Compreender que apesar de estar num espaço diferente e com pessoas diferentes pode ser acolhida com segurança.
Conversar com as crianças sobre o fato de que todas têm uma casa, que frequentam a escola e que depois da aula retornam para suas casas.
Inicialmente construir uma rotina composta por atividades lúdicas com materiais de interesse das crianças (roda, caixa de areia, lanche, parque, contação de história, atividades com massa de modelar e pipoca no final do horário) para que elas possam perceber a noção do tempo, compreendendo a sequência de atividades (o que vem antes, o que vem depois), aspectos estruturantes no processo de adaptação das crianças.
Conversa na roda
Construção da rotina escrita junto com as crianças destacando o que vem antes e o que vem depois em todos os momentos da rotina.
Na roda inicial canta-se, faz-se a chamada com os crachás de nomes de todas as crianças e da professora, organiza-se o calendário registrando o dia da semana e a data do mês.
Obs: Antes de apresentar o calendário pela primeira vez as crianças a professora deve falar da função do calendário, a partir do que as crianças já sabem, indagando:
Quem sabe o que é um calendário?
Para que serve?
Quem já viu um?
Sintetizar as falas das crianças. Nesse momento preparar uma massa de modelar junto com as crianças, permitindo que escolham a cor e ponham literalmente a mão na massa, envolvendo-as numa atividade educativa e prazerosa.
< p style="text-align: justify;">Em seguida, levar as crianças para a mesa e distribuir a massa de modelar de forma que elas modelem da forma que desejarem.
Depois convidar as crianças para lavar as mãos e arrumar a mesa para o lanhe.
Ao terminar o lanche conduzi-las ao tanque de areia (no tanque de areia elas irão encontrar brinquedos de praia como: baldinhos, pá etc). Deixar que as crianças sintam-se a vontade para manipular os objetos.
Na volta do tanque de areia levar as crianças para lavar as mãos e em seguida cantar uma música que convida o grupo para ouvir a história.
Após a história distribuir a pipoca e lembrar as crianças que em seguida o papai e/ou a mamãe estáará chegando. Após a pipoca orientar as crianças para pegar lancheiras e mochilas para esperar os pais.
Com essa aula é possível observar como a criança comportou-se em relação as atividades e se demosntrou tranquilidade em relação a permanecer no espaço da escola, sabendo que no final do horário (depois da pipoca) seus pais/responsáveis chegarão para levá-la para casa.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!