Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - O gênero fotonovela: uma narrativa linguístico-visual

 

24/10/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o gênero fotonovela: estrutura, composição temática e estilo de linguagem.
  • Conhecer a origem do gênero fotonovela.
  • Ampliar sua capacidade de leitura intersemiótica: texto e imagem.
  • Diferenciar telenovela de fotonovela.
  • Produzir uma fotonovela.
Duração das atividades
8 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura da narrativa.
  • Elementos da narrativa.
  • Linguagem verbal e não verbal.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Pesquisa.
  • Conversa e troca de impressões e informações coletivas.
  • Trabalho em grupo.
  • Apresentação de pesquisa.

 

Recursos:

  • Laptop com acesso à Internet.
  • Fotonovelas digitalizadas.
  • Câmera digital.
  • Revelação fotográfica.
  • Programa para apresentação de pesquisa: KPresenter.
  • Roteiro para a criação de fotonovelas.

 

 

ESEBA

 

Aula 1

Atividade 1

 

O professor iniciará a aula, questionando os alunos:

  • Quem aqui assiste à novela?
  • O que aconteceu no capítulo de ontem?

Importante: professor, caso ache melhor mostrar aos alunos cenas de uma novela, acesse ou peça-os para fazerem isso em: www.youtube.com.br e digite a novela de sua preferência.

  • Vamos pensar na forma como a novela que assistimos por meio da televisão é estruturada?

Professor, no quadro, ilustre o diagrama abaixo e converse com os alunos sobre o que cada parte da estrutura demanda.

 

1

 

 

  • Agora, vamos pensar como seria uma novela por meio de cenas fotografadas. Levantem hipóteses:
  • O que difere uma novela encenada e gravada, telenovela, com imagens e áudio de uma novela escrita e ilustrada por meio de fotos?
  • É possível pensarmos na mesma extensão para a novela encenada e para a novela escrita e ilustrada?
  • E a quantidade de núcleos dramáticos diferiria? Por quê?
  • E o número de personagens?
  • Será que o tema do enredo principal tente a mudar?

Após esses questionamentos, o professor dirá aos alunos que estudarão sobre a fotonovela. Para conhecimento inicial, o docente pedirá que os discentes, com seus laptops, acessem o link 

http://www.4shared.com/file/2IDtHJwW/OGigante.html

e façam o download da fotonovela "O gigante". A tarefa discente, nesse primeiro momento, é despretensiosamente conhecer, visitar o gênero em foco.

 

2

http://www.4shared.com/file/2IDtHJwW/OGigante.html

3

http://www.4shared.com/file/2IDtHJwW/OGigante.html

 

 

Atividade 2

 

Após leitura da fotonovela "O gigante", o professor então requisitará dos alunos uma tabela comparativa (apenas pelo conhecimento de mundo que têm da novela e o conhecimento inicial da fotonovela) acerca das diferenças entre a novela (comumente conhecida) e a fotonovela.

Por exemplo:

(Tele)Novela Fotonovela
Grande número de conflitos Apenas um conflito
Muitos núcleos dramáticos Apenas um núcleo dramático
Rica na composição dos personagens, já que é encenada Poucos detalhes, já que é fotografada e/ou desenhada, além de escrita.
Ambientada por trilhas sonoras. Sem qualquer tipo de atrativo sonoro. A melodia, quando quer ser apresentada, é feita por meio da escrita, por exemplo: "Música romântica para o grande momento."
Etc. Etc.

 

4

http://4.bp.blogspot.com/_cXDO_gBVY4c/StP35aNF4lI/AAAAAAAAAIo/lDd_ALcRLlo/s1600-h/foftonovela2.bmp

 

Aula 2

Atividade

pesquisa

Nesta aula, os alunos serão divididos em grupos e terão de, primeiramente, pesquisar em sites de busca pela origem da fotonovela, bem como por exemplares do gênero. Após a pesquisa, terão de organizá-la, no editor KPresenter, para apresentarem à turma seus achados. Ao final da apresentação, necessariamente, terão que ter cumprido como tarefa primordial caracterizar e conceituar fotonovela.

Sugestões de links:

http://www.fcsh.unl.pt/invest/edtl/verbetes/F/fotonovela.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotonovela

http://cinemacaiba.blogspot.com/2009/12/historia-da-foto-novela.html

http://singrandohorizontes.wordpress.com/2008/01/03/a-novela-fotonovela-telenovela-radionovela/

http://4.bp.blogspot.com/_cXDO_gBVY4c/StP35aNF4lI/AAAAAAAAAIo/lDd_ALcRLlo/s1600-h/foftonovela2.bmp

http://joaopiol.blogspot.com/p/origem-das-fotonovelas.html

http://criandoartetk.blogspot.com/2009/09/origem-da-fotonovela.html

 

 

Aula 3

Atividade

 

Nesta aula serão privilegiadas as fotonovelas da "era digital". Os alunos verão fotonovelas em movimento e com áudio e, ao final, trocarão impressões sobre o que assistiram em uma roda de conversa. O propósito é deixá-los falarem sobre as diferenças entre as fotonovelas antigas e as da era digital. 

Os alunos acessarão o seguinte link e verão as fotonovelas de sua preferência. É importante que os alunos levem seus fones de ouvido para escutarem a ambientação da trilha sonora.

http://www.crepusculo.com.br/index.html

 

Perguntas motivadoras para a discussão:

  • Qual delas atrai mais? Por quê?
  • Será que podemos continuar nomeando-as de fotonovelas, tendo em vista que já não se utiliza mais a fotografia?

 

 

Aula 4

Atividade

 

Os alunos, tendo conhecimento do início da fotonovela bem como de seu conceito e características, deverão escrever um texto opinativo sobre a relação entre a telenovela atual e a fotonovela. Para isso, deverão pensar em: quais as implicações que a mudança de gênero provoca no espectador? O que muda em relação ao tema, à estrutura? Que público atinge? O que poderia sofrer de modificações? Por quê?

 

Aulas  5, 6, 7 e 8.

Atividade

atividades

Os alunos, tendo conhecimento do início da fotonovela bem como de seu conceito e características, deverão produzir uma fotonovela. Para tanto, seguiremos a proposta de Oficina de Fotonovela, elaborada por Eduardo de Moura Almeida com a colaboração de Jacqueline Peixoto Barbosa. 

Material excelente: explica passo a passo a produção de uma fotonovela, inclusive com material para avaliação da fotonovela produzida.

Disponível em: http://debauru.edunet.sp.gov.br/oficina%20pedag%C3%B3gica/oficina%20arquivos/pr%C3%A1ticas/LP_EF_7e8_C.pdf

 

Dicas para a fotografia:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/03/10/fotografia-regras-basicas-para-a-composicao-de-boas-imagens/

Importante: as fotonovelas produzidas deverão compor o acervo da biblioteca da escola bem como ser disponibilizadas via internet por meio de blogs ou afins.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos autoavaliarão sua fotonovela. Quanto ao trabalho desenvolvido, os discentes serão avaliados conforme seu empenho na proposta de conhecer o gênero fotonovela e produzi-lo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.