24/10/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
O professor iniciará a aula, questionando os alunos:
Importante: professor, caso ache melhor mostrar aos alunos cenas de uma novela, acesse ou peça-os para fazerem isso em: www.youtube.com.br e digite a novela de sua preferência.
Professor, no quadro, ilustre o diagrama abaixo e converse com os alunos sobre o que cada parte da estrutura demanda.
Após esses questionamentos, o professor dirá aos alunos que estudarão sobre a fotonovela. Para conhecimento inicial, o docente pedirá que os discentes, com seus laptops, acessem o link
http://www.4shared.com/file/2IDtHJwW/OGigante.html
e façam o download da fotonovela "O gigante". A tarefa discente, nesse primeiro momento, é despretensiosamente conhecer, visitar o gênero em foco.
http://www.4shared.com/file/2IDtHJwW/OGigante.html
http://www.4shared.com/file/2IDtHJwW/OGigante.html
Atividade 2
Após leitura da fotonovela "O gigante", o professor então requisitará dos alunos uma tabela comparativa (apenas pelo conhecimento de mundo que têm da novela e o conhecimento inicial da fotonovela) acerca das diferenças entre a novela (comumente conhecida) e a fotonovela.
Por exemplo:
(Tele)Novela | Fotonovela |
Grande número de conflitos | Apenas um conflito |
Muitos núcleos dramáticos | Apenas um núcleo dramático |
Rica na composição dos personagens, já que é encenada | Poucos detalhes, já que é fotografada e/ou desenhada, além de escrita. |
Ambientada por trilhas sonoras. | Sem qualquer tipo de atrativo sonoro. A melodia, quando quer ser apresentada, é feita por meio da escrita, por exemplo: "Música romântica para o grande momento." |
Etc. | Etc. |
http://4.bp.blogspot.com/_cXDO_gBVY4c/StP35aNF4lI/AAAAAAAAAIo/lDd_ALcRLlo/s1600-h/foftonovela2.bmp
Aula 2
Atividade
Nesta aula, os alunos serão divididos em grupos e terão de, primeiramente, pesquisar em sites de busca pela origem da fotonovela, bem como por exemplares do gênero. Após a pesquisa, terão de organizá-la, no editor KPresenter, para apresentarem à turma seus achados. Ao final da apresentação, necessariamente, terão que ter cumprido como tarefa primordial caracterizar e conceituar fotonovela.
Sugestões de links:
http://www.fcsh.unl.pt/invest/edtl/verbetes/F/fotonovela.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotonovela
http://cinemacaiba.blogspot.com/2009/12/historia-da-foto-novela.html
http://singrandohorizontes.wordpress.com/2008/01/03/a-novela-fotonovela-telenovela-radionovela/
http://4.bp.blogspot.com/_cXDO_gBVY4c/StP35aNF4lI/AAAAAAAAAIo/lDd_ALcRLlo/s1600-h/foftonovela2.bmp
http://joaopiol.blogspot.com/p/origem-das-fotonovelas.html
http://criandoartetk.blogspot.com/2009/09/origem-da-fotonovela.html
Aula 3
Atividade
Nesta aula serão privilegiadas as fotonovelas da "era digital". Os alunos verão fotonovelas em movimento e com áudio e, ao final, trocarão impressões sobre o que assistiram em uma roda de conversa. O propósito é deixá-los falarem sobre as diferenças entre as fotonovelas antigas e as da era digital.
Os alunos acessarão o seguinte link e verão as fotonovelas de sua preferência. É importante que os alunos levem seus fones de ouvido para escutarem a ambientação da trilha sonora.
http://www.crepusculo.com.br/index.html
Perguntas motivadoras para a discussão:
Aula 4
Atividade
Os alunos, tendo conhecimento do início da fotonovela bem como de seu conceito e características, deverão escrever um texto opinativo sobre a relação entre a telenovela atual e a fotonovela. Para isso, deverão pensar em: quais as implicações que a mudança de gênero provoca no espectador? O que muda em relação ao tema, à estrutura? Que público atinge? O que poderia sofrer de modificações? Por quê?
Aulas 5, 6, 7 e 8.
Atividade
Os alunos, tendo conhecimento do início da fotonovela bem como de seu conceito e características, deverão produzir uma fotonovela. Para tanto, seguiremos a proposta de Oficina de Fotonovela, elaborada por Eduardo de Moura Almeida com a colaboração de Jacqueline Peixoto Barbosa.
Material excelente: explica passo a passo a produção de uma fotonovela, inclusive com material para avaliação da fotonovela produzida.
Disponível em: http://debauru.edunet.sp.gov.br/oficina%20pedag%C3%B3gica/oficina%20arquivos/pr%C3%A1ticas/LP_EF_7e8_C.pdf
Dicas para a fotografia:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/03/10/fotografia-regras-basicas-para-a-composicao-de-boas-imagens/
Importante: as fotonovelas produzidas deverão compor o acervo da biblioteca da escola bem como ser disponibilizadas via internet por meio de blogs ou afins.
Para conhecimento do professor:
Oficina de fotonovela: http://debauru.edunet.sp.gov.br/oficina%20pedag%C3%B3gica/oficina%20arquivos/pr%C3%A1ticas/LP_EF_7e8_C.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=srHTmKmGeVE
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22342
Os alunos autoavaliarão sua fotonovela. Quanto ao trabalho desenvolvido, os discentes serão avaliados conforme seu empenho na proposta de conhecer o gênero fotonovela e produzi-lo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!