24/10/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Regiões brasileiras; Rural e Urbano e Economia do Brasil.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – Uma análise sobre mudanças tecnológicas do campo
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse dos alunos sobre o tema, o professor irá dividir a turma em cinco grupos, sendo que cada grupo fará a leitura de um texto referente ao assunto abordado. Para isso, os alunos usaram o laptop interligado à internet, além da leitura eles farão uma análise sobre a inserção da tecnologia no campo e as consequências ocorridas no setor. Os textos estão nos links e nas telas apresentados abaixo:
Grupo 1: Texto disponível no seguinte link: http://monografias.brasilescola.com/agricultura-pecuaria/as-inovacoes-tecnologicas-no-campo.htm. Acessado em 16/10/2011.
Grupo 2: Texto disponível no seguinte link: http://confins.revues.org/2353. Acessado em 16/10/2011.
Grupo 3: Texto disponível no seguinte link: http://www.leader.pt/sem_apresent/apres_m_neto.pdf. Acessado em 16/10/2011.
Grupo 4: Texto disponível no seguinte link: http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/viewFile/11787/6900. Acessado em 17/10/2011.
Grupo 5: Texto disponível no link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392001000100017&script=sci_arttext. Acessado em 17/10/2011.
Atividade 2 - Debatendo a temática
Em seguida, o professor irá solicitar que os alunos elaborem no Kpresenter do laptop uma apresentação que retrate a análise feita pelo grupo a partir da leitura realizada na atividade anterior.
Ao término da atividade os grupos irão apresentar os slides, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens. Cada grupo terá dez minutos para apresentação e no intervalo irá abrir para debate, onde todos os alunos farão suas considerações sobre o tema apresentado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador do debate ampliando as discussões sobre o tema e incentivando os alunos a exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala.
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 17/10/2011.
Atividade 3 – Aprofundando sobre o tema
Está atividade será realizada com os mesmos grupos já organizados anteriormente, sendo assim, o professor irá solicitar que os alunos, através do laptop interligado a internet, assistam a dois vídeos no youtube, conforme mostram links e telas abaixo:
Vídeo 1 disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=q647Q4dL0WY. Acessado em 17/10/2011.
Vídeo 2 disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bvf_eUkn25I. Acessado em 17/10/2011.
Após todos terem assistido aos vídeos, o professor irá solicitar que os alunos utilizando o Kword do laptop respondam a seguinte questão:
Após as duplas terem respondido a questão, o professor irá fazer um momento de debate para observar as respostas colocadas pelos alunos e em seguida, fazer um comentário sobre esta questão, abordando os vídeos e os comentários levantados pela turma.
Para finalizar a atividade o professor irá solicitar que os alunos elaborem um texto ou um poema (o que o grupo preferir) no Kpresenter do laptop comentando todos os aspectos estudados nos textos e nos vídeos.
Em seguida, o professor irá solicitar que os alunos troquem os textos ou poemas entre si e a partir do material do colega faça uma reflexão sobre as questões abordadas. Terminado essa reflexão construa uma apresentação no Kpresenter com quatro slides e encaminhe para o professor e demais colegas por e-mail. Para isso eles utilizarão o laptop interligado à internet.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://pessoal.educacional.com.br/up/570001/224036/t201.asp?ale=16564. Acessado em 18/10/2011.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAQMwAI/tecnologia-no-campo. Acessado em 18/10/2011.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 18/10/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 18/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!