Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos cantar com a caixa de música?

 

26/10/2011

Autor e Coautor(es)
Vânia Maria Broering
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta proposta as crianças de faixa etária de dois a quatro  anos poderão:

  • Ampliar seu repertório musical;
  • Conhecer diversificados ritmos musicais;
  • Identificar objetos por meio do tato;
  • Fortalecer e expandir a percepção visual (cores movimentos), auditiva (sons), tátil (diferentes sensações);
  • Reutilizar materiais reciclável.
Duração das atividades
Uma hora em cada dia
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Musicalização.
Estratégias e recursos da aula

1° aula-  Estruturando a caixa de música

1º momento- Conversa e início da construção da caixa de música.

Materiais necessários:

  • Caixa de papelão (com aproximadamente 30 cmX 25cm, altura de 15 cm)
  • Papel pardo, jornal ou revista.
  • Pedaços de papéis coloridos.
  • Trigo
  • Água
  • Vinagre
  • Tesoura

A professora seleciona uma caixa de papelão previamente e a leva para a sala. Em roda apresenta a caixa para as crianças propondo a construção conjunta de uma caixa de música.

Em seguida escolhe um objeto circular  para utilizar como molde para riscar um círculo em cima da caixa, este círculo deverá ser recortado pela professora e servirá para as crianças colocarem a mão para retirar os objetos que serão colocados dentro da caixa de música posteriormente. Depois de recortado o círculo a professora convidas as crianças para experimentarem se suas mãos cabem dentro do buraco.

Construindo a caixa

                                                                                         Imagem do arquivo pessoal da autora

Para escolher os objetos que irão dentro da caixa de música a professora instiga as crianças perguntando-lhes: Quais músicas nós já conhecemos?  O que podemos guardar dentro desta caixa que nos ajudará lembrar das músicas que conhecemos?

É recomendado que a professora anote as músicas citadas pelas crianças para selecionar os objetos.

 

2° Momento- Papietando a caixa de música 

 Neste segundo momento, a professora instiga as crianças a customizarem a caixa. Utilizando uma técnica  chamada papietagem, que se caracteriza pela sobreposição de camadas de papel com cola ou grude, aplicadas em cima de uma superfície pré-estruturada (neste caso a caixa).  Depois a professora deve explicar para as crianças que grude é uma mistura cozida, feita com farinha de trigo e água, que ao secar funciona como se fosse cola.Ver receita de grude no link indicado nos recursos complementares.

O grude pode ser feito junto com as crianças ou feito previamente pela professora ou outro adulto da escola; o cozimento dura cerca de dez minutos.  Com o grude pronto a professora incentiva as crianças a colarem diversos pedaços de papel pardo (Kraft), jornais e/ou revistas, previamente cortados ou rasgados, em volta de toda caixa de música.

Também é possível escolher pedaços de papéis coloridos para realizar o acabamento da caixa, em forma de mosaico, tornando a caixa mais atrativa e colorida para as crianças.

Após fazer toda a papietagem  e a colocação dos papéis coloridos, deixar secar em um ambiente arejado e ensolarado.

2º aula-  Cantando com a caixa

Caixa de música pronta 

                                                                                         Imagem do arquivo pessoal da autora

 A professora coloca previamente dentro da caixa  vários objetos, como exemplo: gato, boi, cachorro, passarinho, miniaturas de trem, avião, barco, peixe, etc. Eles irão simbolizar as músicas conhecidas (aquelas citadas pelas crianças na aula anterior e outras que a professora queira apresentar à turma), .

Sentadas em uma roda que pode ser organizada na sombra de uma árvore ou na própria sala, a professora apresenta para as crianças a caixa de música confeccionada por elas.  Em seguida explica como será utilizado este material, escolhendo uma criança para retirar um objeto de dentro da caixa e cantar a música referente ao mesmo.

Uma a uma as crianças vão retirando um objeto da caixa e mostrando para o grupo que, em conjunto, cantará uma música que aquele objeto lembra.

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças poderão ser avaliadas pela participação na proposta, pelo envolvimento na construção da caixa e pelas sugestões de músicas. É interessante o professor registrar este momento através de uma filmagem, montrando-a posteriormente para o grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luciana Isabelle, PREF MUN DE SAO PAULO , São Paulo - disse:
    luciana_isabelle@yahoo.com.br

    01/11/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a proposta e pretendo usar... assim que adaptar a minha turminha mostro como utilizei tambem... abraços e parabens!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.