26/10/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Com esta proposta as crianças de faixa etária de dois a quatro anos poderão:
1° aula- Estruturando a caixa de música
1º momento- Conversa e início da construção da caixa de música.
Materiais necessários:
A professora seleciona uma caixa de papelão previamente e a leva para a sala. Em roda apresenta a caixa para as crianças propondo a construção conjunta de uma caixa de música.
Em seguida escolhe um objeto circular para utilizar como molde para riscar um círculo em cima da caixa, este círculo deverá ser recortado pela professora e servirá para as crianças colocarem a mão para retirar os objetos que serão colocados dentro da caixa de música posteriormente. Depois de recortado o círculo a professora convidas as crianças para experimentarem se suas mãos cabem dentro do buraco.
Imagem do arquivo pessoal da autora
Para escolher os objetos que irão dentro da caixa de música a professora instiga as crianças perguntando-lhes: Quais músicas nós já conhecemos? O que podemos guardar dentro desta caixa que nos ajudará lembrar das músicas que conhecemos?
É recomendado que a professora anote as músicas citadas pelas crianças para selecionar os objetos.
2° Momento- Papietando a caixa de música
Neste segundo momento, a professora instiga as crianças a customizarem a caixa. Utilizando uma técnica chamada papietagem, que se caracteriza pela sobreposição de camadas de papel com cola ou grude, aplicadas em cima de uma superfície pré-estruturada (neste caso a caixa). Depois a professora deve explicar para as crianças que grude é uma mistura cozida, feita com farinha de trigo e água, que ao secar funciona como se fosse cola.Ver receita de grude no link indicado nos recursos complementares.
O grude pode ser feito junto com as crianças ou feito previamente pela professora ou outro adulto da escola; o cozimento dura cerca de dez minutos. Com o grude pronto a professora incentiva as crianças a colarem diversos pedaços de papel pardo (Kraft), jornais e/ou revistas, previamente cortados ou rasgados, em volta de toda caixa de música.
Também é possível escolher pedaços de papéis coloridos para realizar o acabamento da caixa, em forma de mosaico, tornando a caixa mais atrativa e colorida para as crianças.
Após fazer toda a papietagem e a colocação dos papéis coloridos, deixar secar em um ambiente arejado e ensolarado.
2º aula- Cantando com a caixa
Imagem do arquivo pessoal da autora
A professora coloca previamente dentro da caixa vários objetos, como exemplo: gato, boi, cachorro, passarinho, miniaturas de trem, avião, barco, peixe, etc. Eles irão simbolizar as músicas conhecidas (aquelas citadas pelas crianças na aula anterior e outras que a professora queira apresentar à turma), .
Sentadas em uma roda que pode ser organizada na sombra de uma árvore ou na própria sala, a professora apresenta para as crianças a caixa de música confeccionada por elas. Em seguida explica como será utilizado este material, escolhendo uma criança para retirar um objeto de dentro da caixa e cantar a música referente ao mesmo.
Uma a uma as crianças vão retirando um objeto da caixa e mostrando para o grupo que, em conjunto, cantará uma música que aquele objeto lembra.
As crianças poderão ser avaliadas pela participação na proposta, pelo envolvimento na construção da caixa e pelas sugestões de músicas. É interessante o professor registrar este momento através de uma filmagem, montrando-a posteriormente para o grupo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/11/2011
Cinco estrelasAdorei a proposta e pretendo usar... assim que adaptar a minha turminha mostro como utilizei tambem... abraços e parabens!