Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como construir um Parangolé?

 

03/11/2011

Autor e Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

• Utilizar adequadamente o material de artes oferecido;
• Trabalhar em grupo utilizando materiais de forma coletiva;
• Realizar sua pintura explorando diferentes cores no espaço do tecido;
• Trabalhar artisticamente junto com seus faliliares;
• Construir seu Parangolé.

Duração das atividades
1º Momento: Aproximadamente 20 min. 2º Momento: O tempo que cada familiar dispor para a atividade com as crianças.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno deverá ter realizado com seus familiares, uma pesquisa de imagens sobre a obra de Hélio Oiticica referente aos Parangolés.
Conhecer os elementos introdutórios sobre a vida e a obra de Hélio Oiticica e reconhecer o que são Parangolés..
 

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula poderá ser executada com crianças de faixa etária compreendida entre 3 e 6 anos, considerando as devidas adaptações. A duração da atividade é um fator importante de ser observado, sabemos que em geral as crianças menores têm um tempo menor de concentração.

1º Momento:
Professor, prepare um espaço para a confecção dos Parangolés. Apresente o mural organizado na aula anterior (O que são Parangolés? Quem foi Hélio Oiticica?) para que as imagens sobre a obra do artista possam funcionar como referência e inspiração para as crianças.
Materiais necessários:
•Um pedaço de tecido (preferencialmente algodão de cor crua)
• Tinta para tecido (várias cores)
• Pincéis (um para cada criança)

Como fazer:
• Leve os tecidos já cortados;
• Corte em forma de quadrado;
• Distribua um pedaço de tecido para cada criança e um pincel;
• Distribua diferentes cores de tinta (a tinta especial para tecidos será interessante para possibilitar a lavagem das capas depois do uso das mesmas; porém será importante a supervisão dos adultos no sentido de orientar as crianças para não colocarem o pincel na boca).
• Oriente as crianças a realizarem suas pinturas de forma livre e expressiva. Cada criança realizará a pintura de acordo com suas possibilidades de expressão e manuseio do material.
Depois de organizado o espaço e o material – Mãos a obra! Cada criança realizará a pintura sobre o tecido, explorando as diferentes cores oferecidas.
As crianças para esta atividade já deverão ter uma familiaridade com o material. Uma dica importante é proporcionar a experimentação do uso do pincel em outras atividades e com outros suportes, que não o tecido. Observe nas imagens abaixo uma atividade com pincel sobre um suporte de cartolina.

Foto 2                                 Pintura 1 Luiza

                                                           Fonte: Arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) - 2011

 

Eis aqui o nosso Parangolé!


1ª Etapa: Recorte o tecido em forma de quadrado, e coloque um elástico ou fita numa das pontas, para posteriormente amarrar a capa junto ao pescoço da criança.
  
Parangolé sem pintura 2                              Parangolé sem pintura 1 
 

                                                       Fonte: Arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) - 2011      
      
 
 
 

2ª Etapa: Pintura inicial.
 

 
Parangolé pintado 2                                         capa pintada 1
 
                                                      Fonte: Arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) - 2011
 
 
Outras maneiras de fazer:
• Vários pedaços de tecidos coloridos em forma de quadrados e retângulos que poderão ser amarrados e modelados no próprio corpo, para posteriormente serem costurados.
• Tecido cortado em forma de capa de super-herói com uma fita para amarrar no pescoço.
• Em forma de ponche, com um furo no meio para passar a cabeça (este modelo é o mais indicado para crianças menores, tendo em vista o aspecto da segurança).
 
2º Momento:
Neste momento as crianças levarão suas capas para casa e com a ajuda dos familiares irão incrementar ainda mais seus projetos iniciais.
Professor, oriente as famílias para que a participação das crianças aconteça de forma efetiva. As famílias deverão organizar em casa um espaço apropriado para a elaboração da 3ª etapa da confecção da capa. Partindo da pintura inicial realizada pelas crianças na instituição, os pais deverão pesquisar com seus filhos elementos que poderão ser agregados à capa.
Exemplos de material para esta fase:
• Sucatas
• Botões
• Fitas
• Barbantes e muitos outros.
 
É importante salientar aos pais que fixem bem os materias nos parangolés de modo que não caim facilmente.
 
Nossos Parangolés depois de executada a terceira etapa (etapa realizada com as famílias, fora da instituição).
 
Parangolé 1                                    Parangolé 2         
 
                                                                 Fonte: Arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) - 2011
 
Professor, os Parangolés poderão ser de diferentes formas, tamanhos e cores. Utilizamos a obra de Hélio Oiticica como fonte de inspiração e referência, porém esta foi nossa experiência, você deverá construir a sua, juntamente com seus alunos. Você irá observar que as capas ficaram muito distintas da proposta do trabalho de Oiticica, mas nosso objetivo não foi fazer cópias. Optamos pelo tecido de cor clara para dar às crianças a possibilidade de imprimirem no tecido suas cores e formas de preferência.
Os pais e as professoras também poderão confeccionar suas Capas ou Parangolés.
Recursos Complementares

Sobre como construir um Parangolé:

Vídeo de extensão da revista Bliss, gravado no Centro de Artes Hélio Oiticica. Adriana Calcanhoto fala sobre o Parangolé Pamplona. Lançamento no Rio de Janeiro dia 26/11/2009.
Para acessar ao vídeo, clicar no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=0Tt-RU4XWZU
 

Avaliação

Observar se o aluno é capaz de:

• Utilizar adequadamente o material oferecido;
• Trabalhar em grupo;
• Realizar sua pintura explorando diferentes cores;
• Construir seu Parangolé.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.