03/11/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Utilizar adequadamente o material de artes oferecido;
• Trabalhar em grupo utilizando materiais de forma coletiva;
• Realizar sua pintura explorando diferentes cores no espaço do tecido;
• Trabalhar artisticamente junto com seus faliliares;
• Construir seu Parangolé.
Para esta aula o aluno deverá ter realizado com seus familiares, uma pesquisa de imagens sobre a obra de Hélio Oiticica referente aos Parangolés.
Conhecer os elementos introdutórios sobre a vida e a obra de Hélio Oiticica e reconhecer o que são Parangolés..
Professor, esta aula poderá ser executada com crianças de faixa etária compreendida entre 3 e 6 anos, considerando as devidas adaptações. A duração da atividade é um fator importante de ser observado, sabemos que em geral as crianças menores têm um tempo menor de concentração.
1º Momento:
Professor, prepare um espaço para a confecção dos Parangolés. Apresente o mural organizado na aula anterior (O que são Parangolés? Quem foi Hélio Oiticica?) para que as imagens sobre a obra do artista possam funcionar como referência e inspiração para as crianças.
Materiais necessários:
•Um pedaço de tecido (preferencialmente algodão de cor crua)
• Tinta para tecido (várias cores)
• Pincéis (um para cada criança)
Como fazer:
• Leve os tecidos já cortados;
• Corte em forma de quadrado;
• Distribua um pedaço de tecido para cada criança e um pincel;
• Distribua diferentes cores de tinta (a tinta especial para tecidos será interessante para possibilitar a lavagem das capas depois do uso das mesmas; porém será importante a supervisão dos adultos no sentido de orientar as crianças para não colocarem o pincel na boca).
• Oriente as crianças a realizarem suas pinturas de forma livre e expressiva. Cada criança realizará a pintura de acordo com suas possibilidades de expressão e manuseio do material.
Depois de organizado o espaço e o material – Mãos a obra! Cada criança realizará a pintura sobre o tecido, explorando as diferentes cores oferecidas.
As crianças para esta atividade já deverão ter uma familiaridade com o material. Uma dica importante é proporcionar a experimentação do uso do pincel em outras atividades e com outros suportes, que não o tecido. Observe nas imagens abaixo uma atividade com pincel sobre um suporte de cartolina.
Fonte: Arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) - 2011
Eis aqui o nosso Parangolé!
1ª Etapa: Recorte o tecido em forma de quadrado, e coloque um elástico ou fita numa das pontas, para posteriormente amarrar a capa junto ao pescoço da criança.
2ª Etapa: Pintura inicial.
Sobre como construir um Parangolé:
Vídeo de extensão da revista Bliss, gravado no Centro de Artes Hélio Oiticica. Adriana Calcanhoto fala sobre o Parangolé Pamplona. Lançamento no Rio de Janeiro dia 26/11/2009.
Para acessar ao vídeo, clicar no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=0Tt-RU4XWZU
Observar se o aluno é capaz de:
• Utilizar adequadamente o material oferecido;
• Trabalhar em grupo;
• Realizar sua pintura explorando diferentes cores;
• Construir seu Parangolé.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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07/09/2012
Cinco estrelasuma otima explicaçao sobre como fazer um parangole