Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual é o ritmo para dançar com Parangolés?

 

04/11/2011

Autor e Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno poderá adquirir conhecimentos sobre:

• O som produzido pelos diferentes instrumentos;
• Experimentação de sons fracos e fortes, ritmos lentos e rápidos;
• O cuidado adequado no uso dos instrumentos;
• O nome de alguns instrumentos musicais de percussão;
• O som produzido por alguns instrumentos;
• O ritmo do samba.

Duração das atividades
1º Momento: Aproximadamente 20 min. 2º Momento: 20 min. 3º Momento: 20mim.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não exige conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Explorando os sons!
Professor, instigue as crianças a prestarem atenção aos sons que circundam o ambiente da escola. Proponha que todos fiquem um pouco em silêncio para perceber e posteriormente cada criança poderá descrever os sons que escutou.
Dependendo do entorno onde está localizada sua escola, poderão ser explorados diferentes sons. Vozes, barulhos, músicas, canto de pássaros, latido de um cachorro, ruído de um carro, choro de uma criança, batida de uma porta. Descubra com as crianças as características dos sons percebidos, forte, fraco, alto, baixo, longo, curto, com repetições e espaços de silêncio.
Em seguida ofereça lápis e papel e sugira que as crianças reproduzam graficamente os sons ouvidos. Comente sobre os sons que foram identificados anteriormente.
• Como representar (desenhar) o latido do cachorro?
• Como desenhar a batida da porta?
• A chuva?
• O trovão?
• O barulho da água caindo?
• O vento?
• O ruído do avião que passou voando sobre a escola?
• O caminhão do lixo?
• Os passos de alguém que passou pelo corredor da escola?

Material para atividade:
• Lápis ou giz de cera,
• Papel

2º Momento: Conhecendo instrumentos musicais de percussão!
Pesquise em sua escola o acervo de instrumentos musicais. Organize um espaço para apresentação de alguns instrumentos.
Materiais necessários - Instrumentos musicais de percussão, exemplos:
• Agogô
• Triângulo
• Caxixi
• Ganzá
• Reco-reco
• Tamborim
• Pandeiro
• Timba
• Tambor  

Tamborim     

http://www.percussionista.com.br/percussao.html

Tamborim - Fonte:http://www.percussionista.com.br/instrumentos.html - Acesso em 19/10/2011       

                              
Numa roda as crianças poderão conhecer os instrumentos musicais e explorar as possibilidades sonoras de cada um.
• Qual o nome dos instrumentos?
• Que tipo de som cada instrumento produz?
• Quais músicas podemos cantar acompanhadas pelo som dos instrumentos?
• Como tocar?
• Quais cuidados devemos ter com cada instrumento?

3º Momento: Conhecendo o ritmo do samba!
Professor, selecione alguns sambas para escutar e dançar com as crianças. Pesquise com os familiares, músicas que já são conhecidas pelas crianças, explore o que elas já conhecem e introduza outras novas. Não devemos oferecer apenas músicas infantis, será importante que as crianças vivenciem composições que não foram feitas especialmente para elas.
Ao ouvir um samba, proponha a brincadeira de identificar o som de alguns instrumentos de percussão.
• Qual é o instrumento?
Uma boa dica para este momento é ouvir a música, “Improviso em Ritmo de Samba” da Palavra Cantada, nesta música são apresentados diferentes instrumentos e seus respectivos sons.

Dicas de sambas que poderão ser escutados e cantados junto com as crianças:
• Aquarela brasileira – Ary Barroso
• Com que roupa? – Noel Rosa
• Vou festejar – Jorge Aragão/Neoci Dias
 

Recursos Complementares

Música: Improviso em Ritmo de Samba, Palavra cantada.

Avaliação

Observar as crianças durante o desenvolvimento das atividades, levando em conta os seguintes aspectos:

• Como brincam com o som produzido pelos diferentes instrumentos;
• Na experimentação de sons fracos e fortes, ritmos lentos e rápidos;
• No cuidado adequado com os instrumentos;
• Na identificação do som produzido pelos instrumentos;
• Como se relacionam com o ritmo do samba.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.