04/11/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ao final desta aula o aluno poderá adquirir conhecimentos sobre:
• O som produzido pelos diferentes instrumentos;
• Experimentação de sons fracos e fortes, ritmos lentos e rápidos;
• O cuidado adequado no uso dos instrumentos;
• O nome de alguns instrumentos musicais de percussão;
• O som produzido por alguns instrumentos;
• O ritmo do samba.
Esta aula não exige conhecimentos prévios.
1º Momento: Explorando os sons!
Professor, instigue as crianças a prestarem atenção aos sons que circundam o ambiente da escola. Proponha que todos fiquem um pouco em silêncio para perceber e posteriormente cada criança poderá descrever os sons que escutou.
Dependendo do entorno onde está localizada sua escola, poderão ser explorados diferentes sons. Vozes, barulhos, músicas, canto de pássaros, latido de um cachorro, ruído de um carro, choro de uma criança, batida de uma porta. Descubra com as crianças as características dos sons percebidos, forte, fraco, alto, baixo, longo, curto, com repetições e espaços de silêncio.
Em seguida ofereça lápis e papel e sugira que as crianças reproduzam graficamente os sons ouvidos. Comente sobre os sons que foram identificados anteriormente.
• Como representar (desenhar) o latido do cachorro?
• Como desenhar a batida da porta?
• A chuva?
• O trovão?
• O barulho da água caindo?
• O vento?
• O ruído do avião que passou voando sobre a escola?
• O caminhão do lixo?
• Os passos de alguém que passou pelo corredor da escola?
Material para atividade:
• Lápis ou giz de cera,
• Papel
2º Momento: Conhecendo instrumentos musicais de percussão!
Pesquise em sua escola o acervo de instrumentos musicais. Organize um espaço para apresentação de alguns instrumentos.
Materiais necessários - Instrumentos musicais de percussão, exemplos:
• Agogô
• Triângulo
• Caxixi
• Ganzá
• Reco-reco
• Tamborim
• Pandeiro
• Timba
• Tambor
http://www.percussionista.com.br/percussao.html
Tamborim - Fonte:http://www.percussionista.com.br/instrumentos.html - Acesso em 19/10/2011
Numa roda as crianças poderão conhecer os instrumentos musicais e explorar as possibilidades sonoras de cada um.
• Qual o nome dos instrumentos?
• Que tipo de som cada instrumento produz?
• Quais músicas podemos cantar acompanhadas pelo som dos instrumentos?
• Como tocar?
• Quais cuidados devemos ter com cada instrumento?
3º Momento: Conhecendo o ritmo do samba!
Professor, selecione alguns sambas para escutar e dançar com as crianças. Pesquise com os familiares, músicas que já são conhecidas pelas crianças, explore o que elas já conhecem e introduza outras novas. Não devemos oferecer apenas músicas infantis, será importante que as crianças vivenciem composições que não foram feitas especialmente para elas.
Ao ouvir um samba, proponha a brincadeira de identificar o som de alguns instrumentos de percussão.
• Qual é o instrumento?
Uma boa dica para este momento é ouvir a música, “Improviso em Ritmo de Samba” da Palavra Cantada, nesta música são apresentados diferentes instrumentos e seus respectivos sons.
Dicas de sambas que poderão ser escutados e cantados junto com as crianças:
• Aquarela brasileira – Ary Barroso
• Com que roupa? – Noel Rosa
• Vou festejar – Jorge Aragão/Neoci Dias
Música: Improviso em Ritmo de Samba, Palavra cantada.
Observar as crianças durante o desenvolvimento das atividades, levando em conta os seguintes aspectos:
• Como brincam com o som produzido pelos diferentes instrumentos;
• Na experimentação de sons fracos e fortes, ritmos lentos e rápidos;
• No cuidado adequado com os instrumentos;
• Na identificação do som produzido pelos instrumentos;
• Como se relacionam com o ritmo do samba.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!