04/11/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ao final desta aula o aluno poderá adquirir conhecimentos sobre:
• Como brincar com um Parangolé;
• Experimentar o ritmo da música através da dança,
• Compartilhar um espaço de expressão corporal com adultos e crianças;
• Reconhecer o ritmo do samba.
Esta aula prevê uma familiaridade das crianças com o ritmo do samba.
Professor, esta aula poderá ser executada com crianças de faixa etária compreendida entre 3 e 6 anos, considerando as devidas adaptações. A duração da atividade é um fator importante de ser observado, sabemos que em geral as crianças menores têm um tempo menor de concentração.
1º Momento: Aprendendo a dançar com Parangolés!
Este primeiro momento será dedicado à aprendizagem e improviso de movimentos.
Professor, prepare um local amplo e livre de mobiliários para executar com as crianças movimentos de:
• Despertar o corpo,
• Imaginar e
• Dançar.
Para despertar o corpo proponha que as crianças realizem movimentos amplos de alongamentos e contrações que proporcionem uma sensação de espreguiçar, acordar. Poderão brincar de acordar cada parte do corpo:
• Braços,
• Pernas,
• Cabeça e tronco.
Depois de acordar o corpo, brincar de imaginar que se transformaram em animais e imitar o movimento de cada um. Exemplo:
• Gato,
• Cachorro,
• Cobra,
• Canguru,
• Pássaro,
• Baleia e outros.
Brincar de imitar outros movimentos:
• Chuva,
• Vento,
• Trovão,
• Avião,
• Barco,
• Trem.
Dançar: Professor, assista com os alunos o vídeo indicado abaixo, no qual todos poderão aprender, Como dançar com um Parangolé?
Vídeo: Parangolés de Hélio Oiticica
Parangolés de Hélio Oiticica, durante exposição HÉLIO OITICICA MUSEU É O MUNDO no Rio de Janeiro em 2010.
Para acessar ao vídeo, clicar no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Wj7EHPrxVVM Acesso em 18/10/2011.
Depois de assistir ao vídeo as crianças poderão vestir seus Parangolés (indumentária produzida na aula “Como construir um Parangolé?”), e improvisar movimentos ao ritmo de samba.
Professor, utilize o vídeo como referência, as crianças deverão ter a oportunidade de expressão e criação de seus movimentos.
2º Momento: Brincando e dançando com Parangolés!
Professor, este momento prevê muita descontração, alegria, cantoria e movimento.
Organize um espaço amplo e com música, no qual as crianças possam dançar e dar vida aos seus Parangolés.
Traje: Parangolés ou Capas.
Música: Samba (a música poderá ser ao vivo, o que dará um caráter especial para o evento).
Trajados com seus Parangolés as crianças irão expressar seus movimentos seguindo o ritmo do samba. Os familiares serão convidados para participar desta dança junto com as crianças e professores, compartilhando deste momento de expressão.
Este segundo momento será dedicado à “Dança dos Parangolés”.
http://rebobine.wordpress.com/
Fonte:http://rebobine.wordpress.com/2007/08/10/moda-arte-e-comunicacao - Acesso em 20/10/2011
Vídeo: Parangolés de Hélio Oiticica
Parangolés de Hélio Oiticica, durante exposição HÉLIO OITICICA MUSEU É O MUNDO no Rio de Janeiro em 2010.
Para acessar ao vídeo, clicar no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Wj7EHPrxVVM
Observar as crianças durante o desenvolvimento das atividades, levando em conta os seguintes aspectos:
• Experimentação do ritmo da música através da dança,
• Expressão corporal;
• Reconhecimento do ritmo do samba.
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