Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os sem teto e suas relações com o processo de modernização capitalista – UCA.

 

24/10/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar de que forma a modernização capitalista interfere na criação de grupos como os sem teto;
  •  Entender o que essa dinâmica provoca nas cidades;
  • Verificar como esses grupos sobrevivem frente a essa nova conjuntura capitalista.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regiões brasileiras; Economia do Brasil; Novas tecnologias e Multinacionais.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens e caixa de som.

 

Atividade 1 – Uma análise sobre a situação dos sem-teto

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor irá através de um projetor de imagens apresentar aos alunos algumas imagens que mostrará o tema que será trabalhado nas aulas.

 

Sugestões de imagens para ser trabalhado na atividade

 

Foto 1 ilustrativa

Imagem disponível em: http://www.tuppi.com.br/blog/2008/02/28/icasa-x-sem-casa/. Acessado em 19/10/2011.

 

Foto 2 ilustrativa

Imagem disponível em: http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br/arch2007-04-08_2007-04-14.html. Acessado em 19/10/2011.

 

foto 3 ilustrativa

Imagem disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL146962-5606,00-SEMTETO+OCUPAM+OUTRO+PREDIO+NO+CENTRO.html. Acessado em 19/10/2011.

 

foto 4 ilustrativa

Imagem disponível em: http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-sem-teto/sem-teto-usam-pedras-decorativas-como-moveis-sob-viaduto-do-ibirapuera-em-sao-paulo22022010,487f09b8-907f-4bfd-bc2d-749ec19f3a7c. Acessado em 19/10/2011.

 

foto 5 ilustrativa

Imagem disponível em: http://vozdocerradocarlosperez.blogspot.com/2009/04/sem-teto-sao-retirados-do-cidade-ozanam.html. Acessado em 19/10/2011.

 

foto 6 ilustrativa

Imagem disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1091800-9356,00.html. Acessado em 19/10/2011.

 

Ao mesmo tempo em que o professor estiver passando as imagens ele irá abrir para um momento de reflexão com a turma, para isso, poderá fazer os seguintes questionamentos:

  • O que as imagens nos mostram?
  • Qual a realidade de vida dessas pessoas?
  • Quais são as causas para elas chegarem a tal situação?
  • Que oportunidades são oferecidas a essas pessoas para solucionar o problema?
  • Podemos associar essa consequência ao acelerado crescimento econômico dos países? Por quê? 

Durante o momento de reflexão o professor irá abrir para um debate, onde todos os alunos sem exceção deverão participar, dando sua opinião a respeito da temática em questão. Cabe ao professor ser o mediador as discussões e conduzir o debate para não cair no senso comum, direcionando a discussão para atingir o objetivo principal, que é mostrar a realidade de vida de alguns grupos sociais e se o processo de modernização do capitalismo interfere para esse resultado.

Após este momento de troca, o professor irá solicitar que os alunos em dupla elaborem um texto no Kword do laptop apresentando todas as abordagens realizadas durante o debate.

 

Imagem para ilustração

Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 19/10/2011.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Atividade 2 – Modernização Capitalista e os sem teto

 

Neste momento, o professor irá solicitar que os alunos se dividam em grupos de cinco pessoas e façam uma pesquisa sobre a temática “A modernização Capitalista e os sem teto”, apresentando de que forma o avanço da globalização interfere para o aumento das classes sociais menos favorecidas.

Após a pesquisa o grupo irá através do laptop montar uma apresentação no Kpresenter para apresentar o resultado da pesquisa para a turma e professor.

 

Menino ilustrativo 

Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 19/10/2011.

 

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Sugestões de sítios de pesquisa

http://semteto.wordpress.com/. Acessado em 19/10/2011.

http://www.mtst.org/. Acessado em 19/10/2011.

http://www.watchtower.org/t/20051208/article_01.htm. Acessado em 19/10/2011.

http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/global2.htm. Acessado em 19/10/2011.

http://www.moreira.pro.br/resxiiicongpcb2.htm. Acessado em 19/10/2011.

http://www.achegas.net/numero/vinte/jefferson_moura_20.htm. Acessado em 19/10/2011.

 

Após o término do trabalho, antes de iniciarem as apresentações, o professor irá solicitar que cada grupo elabore cinco perguntas com respostas e entregue para o professor. Estas questões serão utilizadas em uma atividade futura.

 

Atividade 3 – Apresentação dos trabalhos

 

Em seguida, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens. Cada grupo terá de quinze a vinte minutos para apresentar e ao intervalo das apresentações o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que os grupos encaminhem por e-mail as apresentações, para assim fazer as correções, se necessário.

 

Atividade 4 – Aprofundando sobre o tema

 

Neste momento, serão usadas as questões realizadas na atividade anterior e o professor irá propor um jogo de perguntas e respostas, onde cada grupo ficará com as questões que eles mesmos elaboraram.

 

Regras do jogo

 

Um grupo desafia outro grupo e faz uma das perguntas a ele, o grupo desafiado poderá: Responder a questão ou pedir ajuda a outro grupo.

 

  • Se eles responderem e estiver correto ganha 1 ponto;
  • Se eles responderem e estiver incorreto perde 1 ponto;
  • Se pedir ajuda, passam a vez e não perde ponto.

 

O jogo deverá seguir até que todas as questões tenham sido respondidas, ganha o jogo aquele grupo que obter mais número de pontos.

 

Neste momento,cabe ao professor conduzir a atividade e auxiliar a turma na avaliação das respostas.

Em seguida,o professor irá fazer o fechamento das ideias, abordando o assunto apresentado nas aulas e as colocações da turma durante a realização da atividade.

 

Recursos Complementares

Os sítios apresentados abaixo, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

 

http://k.1asphost.com/sabotagem/Livros/Manifesto_Contra_o_Trabalho(GrupoKrisis).pdf. Acessado em 19/10/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 19/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 19/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

 

 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.