24/10/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Globalização e as novas hierarquias urbanas |
Regiões brasileiras; Economia do Brasil; Novas tecnologias e Multinacionais.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens e caixa de som.
Atividade 1 – Uma análise sobre a situação dos sem-teto
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor irá através de um projetor de imagens apresentar aos alunos algumas imagens que mostrará o tema que será trabalhado nas aulas.
Sugestões de imagens para ser trabalhado na atividade
Imagem disponível em: http://www.tuppi.com.br/blog/2008/02/28/icasa-x-sem-casa/. Acessado em 19/10/2011.
Imagem disponível em: http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br/arch2007-04-08_2007-04-14.html. Acessado em 19/10/2011.
Imagem disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL146962-5606,00-SEMTETO+OCUPAM+OUTRO+PREDIO+NO+CENTRO.html. Acessado em 19/10/2011.
Imagem disponível em: http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-sem-teto/sem-teto-usam-pedras-decorativas-como-moveis-sob-viaduto-do-ibirapuera-em-sao-paulo22022010,487f09b8-907f-4bfd-bc2d-749ec19f3a7c. Acessado em 19/10/2011.
Imagem disponível em: http://vozdocerradocarlosperez.blogspot.com/2009/04/sem-teto-sao-retirados-do-cidade-ozanam.html. Acessado em 19/10/2011.
Imagem disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1091800-9356,00.html. Acessado em 19/10/2011.
Ao mesmo tempo em que o professor estiver passando as imagens ele irá abrir para um momento de reflexão com a turma, para isso, poderá fazer os seguintes questionamentos:
Durante o momento de reflexão o professor irá abrir para um debate, onde todos os alunos sem exceção deverão participar, dando sua opinião a respeito da temática em questão. Cabe ao professor ser o mediador as discussões e conduzir o debate para não cair no senso comum, direcionando a discussão para atingir o objetivo principal, que é mostrar a realidade de vida de alguns grupos sociais e se o processo de modernização do capitalismo interfere para esse resultado.
Após este momento de troca, o professor irá solicitar que os alunos em dupla elaborem um texto no Kword do laptop apresentando todas as abordagens realizadas durante o debate.
Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 19/10/2011.
Atividade 2 – Modernização Capitalista e os sem teto
Neste momento, o professor irá solicitar que os alunos se dividam em grupos de cinco pessoas e façam uma pesquisa sobre a temática “A modernização Capitalista e os sem teto”, apresentando de que forma o avanço da globalização interfere para o aumento das classes sociais menos favorecidas.
Após a pesquisa o grupo irá através do laptop montar uma apresentação no Kpresenter para apresentar o resultado da pesquisa para a turma e professor.
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 19/10/2011.
Sugestões de sítios de pesquisa
http://semteto.wordpress.com/. Acessado em 19/10/2011.
http://www.mtst.org/. Acessado em 19/10/2011.
http://www.watchtower.org/t/20051208/article_01.htm. Acessado em 19/10/2011.
http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/global2.htm. Acessado em 19/10/2011.
http://www.moreira.pro.br/resxiiicongpcb2.htm. Acessado em 19/10/2011.
http://www.achegas.net/numero/vinte/jefferson_moura_20.htm. Acessado em 19/10/2011.
Após o término do trabalho, antes de iniciarem as apresentações, o professor irá solicitar que cada grupo elabore cinco perguntas com respostas e entregue para o professor. Estas questões serão utilizadas em uma atividade futura.
Atividade 3 – Apresentação dos trabalhos
Em seguida, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens. Cada grupo terá de quinze a vinte minutos para apresentar e ao intervalo das apresentações o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que os grupos encaminhem por e-mail as apresentações, para assim fazer as correções, se necessário.
Atividade 4 – Aprofundando sobre o tema
Neste momento, serão usadas as questões realizadas na atividade anterior e o professor irá propor um jogo de perguntas e respostas, onde cada grupo ficará com as questões que eles mesmos elaboraram.
Regras do jogo
Um grupo desafia outro grupo e faz uma das perguntas a ele, o grupo desafiado poderá: Responder a questão ou pedir ajuda a outro grupo.
O jogo deverá seguir até que todas as questões tenham sido respondidas, ganha o jogo aquele grupo que obter mais número de pontos.
Neste momento,cabe ao professor conduzir a atividade e auxiliar a turma na avaliação das respostas.
Em seguida,o professor irá fazer o fechamento das ideias, abordando o assunto apresentado nas aulas e as colocações da turma durante a realização da atividade.
Os sítios apresentados abaixo, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://k.1asphost.com/sabotagem/Livros/Manifesto_Contra_o_Trabalho(GrupoKrisis).pdf. Acessado em 19/10/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 19/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 19/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!