Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalho interdisciplinar: trabalhando o vocabulário da Matemática – Matemática é só número?

 

25/10/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar conhecimentos linguísticos para resolver cálculos matemáticos
  • Reconhecer a matemática enquanto linguagem 
  • Resolver exercícios de lógica
Duração das atividades
3 horas-aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não há necessidade de conhecimento prévio trabalhado pelo professor, mas recomenda-se que o conteúdo trabalhado nessa aula seja em comum com o do professor de Matemática
Estratégias e recursos da aula
  • Professor, para alcançar resultados satisfatórios e criar atividades que façam sentido para o aluno, essa aula deve ser elaborada em parceria com o professor de matemática. Por isso, converse com ele antes de preparar o material e os objetivos.

 

Atividades de motivação

Com o intuito de levar os alunos a perceberem que a matemática é uma linguagem e que os cálculos a serem feitos dependem  da interpretação dos enunciados, o professor deverá apresentar dois problemas de lógica.

Exemplo I

 

Considerando o alfabeto oficial*, que não inclui as letras K, W e Y, complete a série abaixo:

B    D    G    L    Q    ...

De B para D, avançamos 2 letras (C, D).
De D para G, avançamos 3 letras (E, F, G).
De G para L, avançamos 4 letras (H, I, J, L).
De L para Q, avançamos 5 letras (M, N, O, P, Q).

Portanto, agora devemos avançar 6 letras, a partir do Q:

R, S, T, U, V, X

Resposta: a próxima letra da seqüência é X.

* Esse exercício foi elaborado antes da inclusão das letras K, W e Y no nosso alfabeto.

 

EXEMPLO II

Corte uma torta em 8 pedaços, fazendo apenas 3 movimentos (3 cortes).

 

Resposta: Basta fazer dois cortes verticais e um corte horizontal.

Ao fazer dois cortes verticais (pode ser em forma de X), a torta estará dividida em 4 pedaços. Quando fizermos o corte horizontal, o número de pedaços será multiplicado por 2, ou seja, teremos 8 pedaços em apenas 3 cortes.

Desafios matemáticos disponíveis em http://www.somatematica.com.br/desafios.php#

O exemplo I é o desafio 93 e o exemplo II desafio 16

 

  • Professor, permita que os alunos tentem resolver esses desafios sem delimitar tempo mínimo ou máximo para a realização dessa atividade. Peça a eles que prestem atenção no enunciado dos desafios e sobretudo que tentem escrever ou antes, descrever o raciocínio para a resolução dos mesmos.

 

Atividade 1

Uma vez que os alunos apresentem suas respostas e suas respectivas justificativas por escrito, o professor então deverá apresentar as respostas corretas. 

Feito isso, o professor deverá iniciar uma discussão a respeito dos recursos que os alunos utilizaram para a realização da atividade. Para tal, o professor poderá fazer perguntas como:

  • Qual a primeira coisa que vocês tiveram que fazer para resolver os desafios? ( Ler)
  • Vocês costumam fazer isso ( ler) antes de fazer algum exercício de matemática?
  • Vocês acharam fácil ou difícil escrever os passos do raciocínio para resolução dos desafios? Por quê?

 

Atividade 2

O professor deverá apresentar palavras utilizadas na matemática e pedir para que os alunos as descrevam:

  • antecessor de um número inteiro
  • retas paralelas
  • fração
  • casa decimal
  • expressão numérica
  • grandeza
  • vértice

As definições dessas palavras podem ser encontradas no livro Projeto Radix matemática, 7º Ano / Jackson da Silva Ribeiro . São Paulo: Scipione, 2009 - Livro utilizado em escolas públicas.

 

Atividade 3

Os alunos deverão pesquisar a influência na matematica em diversas áreas do conhecimento: música, informática, medicina, astronomia e apresentar para a sala.

Recursos Complementares

Professor, para saber mais, acesse:

http://www.somatematica.com.br/desafios.php

Avaliação

Os alunos serão avaliados levando em consideração os critérios de cumprimento ao tema proposto e a criatividade na apresentação de suas pesquisas para a sala.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • fatima Evilene, E.E.B Pedro Alves Teixeira , Ceará - dijo:
    fatimaevileneitap@hotmail.com

    17/09/2012

    Quatro estrelas

    Bem interessante ,pois desenvolve o raciocínio logico e habilidades de somar ,dividir , subtrair de maneiras bem diferentes em um mesmo problema.


  • aurizete, Centro educacional José Peregrino de Souza , Bahia - dijo:
    aurizete02@hotmail.com

    01/05/2012

    Cinco estrelas

    a atividade é ótima para ser trabalhada na eja. Vou tentar adaptar ao conteúdo. Mas gostaria de uma sugestão de projeto para trabalhar as 4 operações matemáticas. obrigada.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.