25/10/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Atividades de motivação
Com o intuito de levar os alunos a perceberem que a matemática é uma linguagem e que os cálculos a serem feitos dependem da interpretação dos enunciados, o professor deverá apresentar dois problemas de lógica.
Considerando o alfabeto oficial*, que não inclui as letras K, W e Y, complete a série abaixo:
B D G L Q ...
De B para D, avançamos 2 letras (C, D).
De D para G, avançamos 3 letras (E, F, G).
De G para L, avançamos 4 letras (H, I, J, L).
De L para Q, avançamos 5 letras (M, N, O, P, Q).
Portanto, agora devemos avançar 6 letras, a partir do Q:
R, S, T, U, V, X
Resposta: a próxima letra da seqüência é X.
* Esse exercício foi elaborado antes da inclusão das letras K, W e Y no nosso alfabeto.
Corte uma torta em 8 pedaços, fazendo apenas 3 movimentos (3 cortes).
Resposta: Basta fazer dois cortes verticais e um corte horizontal.
Ao fazer dois cortes verticais (pode ser em forma de X), a torta estará dividida em 4 pedaços. Quando fizermos o corte horizontal, o número de pedaços será multiplicado por 2, ou seja, teremos 8 pedaços em apenas 3 cortes.
Desafios matemáticos disponíveis em http://www.somatematica.com.br/desafios.php#
O exemplo I é o desafio 93 e o exemplo II desafio 16
Atividade 1
Uma vez que os alunos apresentem suas respostas e suas respectivas justificativas por escrito, o professor então deverá apresentar as respostas corretas.
Feito isso, o professor deverá iniciar uma discussão a respeito dos recursos que os alunos utilizaram para a realização da atividade. Para tal, o professor poderá fazer perguntas como:
Atividade 2
O professor deverá apresentar palavras utilizadas na matemática e pedir para que os alunos as descrevam:
As definições dessas palavras podem ser encontradas no livro Projeto Radix matemática, 7º Ano / Jackson da Silva Ribeiro . São Paulo: Scipione, 2009 - Livro utilizado em escolas públicas.
Atividade 3
Os alunos deverão pesquisar a influência na matematica em diversas áreas do conhecimento: música, informática, medicina, astronomia e apresentar para a sala.
Professor, para saber mais, acesse:
Os alunos serão avaliados levando em consideração os critérios de cumprimento ao tema proposto e a criatividade na apresentação de suas pesquisas para a sala.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/09/2012
Quatro estrelasBem interessante ,pois desenvolve o raciocínio logico e habilidades de somar ,dividir , subtrair de maneiras bem diferentes em um mesmo problema.
01/05/2012
Cinco estrelasa atividade é ótima para ser trabalhada na eja. Vou tentar adaptar ao conteúdo. Mas gostaria de uma sugestão de projeto para trabalhar as 4 operações matemáticas. obrigada.