24/11/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox e processador de textos.
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em três (3) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Alfabetização, Ética (justiça, diálogo, respeito mútuo, solidariedade) e Língua Portuguesa. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
1° Momento: aproximadamente 60 minutos.
O QUE É FILOSOFIA.
O termo filosofia é a junção de duas palavras gregas: philoque significa amor, amizade e sophia que significa saber, sabedoria. Assim, o termo filosofia significa literalmente "amor à sabedoria" ou “amizade pelo saber”. Atribui-se ao filósofo e matemático Pitágoras a composição do nome, pois, ao ser chamado de sábio (um grande adjetivo para a época) por seus concidadãos, refutava dizendo que não era um sábio, apenas um filósofo, ou seja, um amigo da sabedoria.
Conceito adaptado do sítio: http://www.hottopos.com/notand2/a_palavra.htm
“... não é possível aprender qualquer Filosofia, só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão, fazendo-a seguir os seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes, mas sempre reservando à razão o direito de investigar aqueles princípios até mesmo em suas fontes, confirmando-os ou rejeitando-os”. (Kant).
Frase disponível em: http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=117064
Professor, faça uma rápida introdução do filósofo alemão Immanuel Kant, século XVIII (mais informações sobre ele no item Recursos Complementares), pois, ele é autor da frase acima. A seguir, solicite que, por meio de seus laptops UCA, acessem o sítio indicado para assistirem ao vídeo que dá título a esse momento. Acesse MozillaFirefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Vídeo completo disponível em: http://turma201rb.blogspot.com/2009/10/normal-0-21-false-false-false.html
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2.Quem pode filosofar? Todos nós ou apenas os filósofos? Justifique.
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3. A Filosofia nasceu do espanto. Escreva uma situação em que você ficou espantado e ilustre com um desenho. O desenho pode ser feito a mão ou por meio de seu laptop UCA. Para isso, utilize metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura - kolourPaint.
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4. Se a Filosofia nasce do espanto, por que às vezes não nos espantamos diante de tantos problemas ocorridos em escola? Por que consideramos normais tantas coisas ruins?
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2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
A CRIANÇA FILOSOFA?
Imagem disponível em: http://clubedaleitura1.blogspot.com/2011_04_01_archive.html
Filosofar é exercitar o talento da razão, como vimos acima. E a criança é capaz de filosofar? Este é um problema que tem atraído à atenção de educadores e filósofos. Certo é que a filosofia contribui para se pensar a infância. Mas, será que os filósofos e os educadores estão dispostos a considerar o potencial filosófico das crianças? A resposta não é simples, porque as correntes tradicionais do pensamento filosófico e psicológico dizem que é impossível a criança filosofar, elas ainda não estariam de posse do instrumental cognitivo necessário à abstração filosófica.
Professor, apresente a seus alunos a imagem abaixo e ouça deles o que entenderam. Após ouvi-los, demonstre que essa imagem pode simbolizar o que sentimos quando filosofamos, ou seja, quando exercitamos a nossa razão, nosso pensamento e inteligência: temos a sensação que somos mais fortes e corajosos do que realmente somos. Filosofar faz muito bem a nós, pois, aumenta a nossa autoestima.
Imagem disponível em: http://academiamaconicadefilosofia.blogspot.com/2011_04_01_archive.html
Como vimos acima na frase de Kant, não é possível ensinar ou aprender qualquer filosofia, mas é possível filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão. Mas, o que significa isso afinal? Vamos recorrer a ajuda de nossa amiga “filósofa” Mafalda.
Professor, utilize as tirinhas da Mafalda para contextualizar o que estamos discutindo, para isso solicite que utilizem seus laptops UCA por meio do Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet e acessem os sítios a seguir:
Imagem disponível em: http://www.sempretops.com/diversao/tirinhas-da-mafalda/attachment/mafalda-desenho-tirinha-36bd8/
Mafalda é uma filósofa, ela faz uso de sua capacidade de pensar, de exercitar o talento de sua razão, por isso ela consegue observar o que se passa ao seu redor com uma excelente visão de mundo, fazer perguntas quando lhe convém e também críticas inteligentes como nas tirinhas abaixo:
Imagens disponíveis em: http://projetoakatu.blogspot.com/2011/06/mafalda-as-tirinhas-e-o-meio-ambiente.html
Professor, as tirinhas que acabamos de ver protagonizadas por nossa filósofa Mafalda demonstra o contrário daquilo que as correntes tradicionais do pensamento filosófico e psicológico defendem. Essas correntes afirmam que a criança não possui o instrumental cognitivo necessário a abstração filosófica, mas as tirinhas mostram o contrário. Os adultos podem até saber mais sobre a História da Filosofia do que as crianças, mas as crianças estão mais próximas do filosofar do que os adultos, pois, são naturalmente abertas ao espanto e a curiosidade.
Imagem disponível em: http://www.fotoseimagens.net/crianca_curiosa/?foto=2304&de=crianca_curiosa&cat=e
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2. Acesse Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet, por meio de seu laptop UCA e assista ao vídeo abaixo.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=T2H98NP14xc
2.1 Cite duas vantagens para a pessoa ser curiosa:
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2.2 Cite duas desvantagens para a pessoa ser curiosa:
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3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
É POSSÍVEL A CRIANÇA FILOSOFAR.
Professor, comente sobre os momentos anteriores desta aula. Com base nela, podemos chegar a conclusão que a criança pode sim filosofar. Vimos que não precisamos dominar ou mesmo saber toda a história da Filosofia, basta usar sua capacidade de pensar, observar, fazer perguntas e ter uma visão ampliada de mundo, assim como a filósofa infantil Mafalda.
1. Com a ajuda de seus familiares, pesquise sobre a filósofa infantil Mafalda. Cole em seu caderno, uma tirinha da Mafalda em que ela observa as coisas que se passam ao seu redor e faz perguntas.
2. Em sua opinião, qual é a principal característica que torna uma criança um filósofo?
3. Você se considera um filósofo? Justifique sua resposta.
- Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant
- Vida e obras: http://www.mundodosfilosofos.com.br/kant.htm
- Imagem de Kant:
Imagem disponível em: http://projetophronesis.wordpress.com/category/filosofia-moderna/kant-filosofia-moderna/
- Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam a temática da Filosofia dentro da comunidade escolar. Deverão também ter condições de responder se sabe ou não o que é Filosofia, o que significa filosofar e distinguir um termo do outro. Registre suas observações, pois serão úteis para o seu planejamento.
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