Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como é possível a criança filosofar?– UCA

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir o que é Filosofia;

 

  • Aprender o que significa filosofar;

 

  • Diferenciar Filosofia de filosofar.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox e processador de textos.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

 

computador UCA computador UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três (3) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Alfabetização, Ética (justiça, diálogo, respeito mútuo, solidariedade) e Língua Portuguesa. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

1° Momentoaproximadamente 60 minutos.

O QUE É FILOSOFIA.

O termo filosofia é a junção de duas palavras gregas: philoque significa amor, amizade e sophia que significa saber, sabedoria. Assim, o termo filosofia significa literalmente "amor à sabedoria" ou “amizade pelo saber”. Atribui-se ao filósofo e matemático Pitágoras a composição do nome, pois, ao ser chamado de sábio (um grande adjetivo para a época) por seus concidadãos, refutava dizendo que não era um sábio, apenas um filósofo, ou seja, um amigo da sabedoria.

Conceito adaptado do sítio: http://www.hottopos.com/notand2/a_palavra.htm

“... não é possível aprender qualquer Filosofia, só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão, fazendo-a seguir os seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes, mas sempre reservando à razão o direito de investigar aqueles princípios até mesmo em suas fontes, confirmando-os ou rejeitando-os”. (Kant).

Frase disponível em: http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=117064

Professor, faça uma rápida introdução do filósofo alemão Immanuel Kant, século XVIII (mais informações sobre ele no item Recursos Complementares), pois, ele é autor da frase acima. A seguir, solicite que, por meio de seus laptops UCA, acessem o sítio indicado para assistirem ao vídeo que dá título a esse momento. Acesse MozillaFirefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

O que é Filosofia - vídeo prof. Paulo

Vídeo completo disponível em: http://turma201rb.blogspot.com/2009/10/normal-0-21-false-false-false.html

Aluna UCA - Atividades

  1.  Diante da apresentação do filósofo Paulo Ghiraldelli, o que é Filosofia?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      2.Quem pode filosofar? Todos nós ou apenas os filósofos? Justifique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. A Filosofia nasceu do espanto. Escreva uma situação em que você ficou espantado e ilustre com um desenho. O desenho pode ser feito a mão ou por meio de seu laptop UCA. Para isso, utilize metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura - kolourPaint.

          _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

              4. Se a Filosofia nasce do espanto, por que às vezes não nos espantamos diante de tantos problemas ocorridos em escola? Por que consideramos normais tantas coisas ruins?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

A CRIANÇA FILOSOFA?

bebê lendo

Imagem disponível em: http://clubedaleitura1.blogspot.com/2011_04_01_archive.html

Filosofar é exercitar o talento da razão, como vimos acima. E a criança é capaz de filosofar? Este é um problema que tem atraído à atenção de educadores e filósofos. Certo é que a filosofia contribui para se pensar a infância. Mas, será que os filósofos e os educadores estão dispostos a considerar o potencial filosófico das crianças? A resposta não é simples, porque as correntes tradicionais do pensamento filosófico e psicológico dizem que é impossível a criança filosofar, elas ainda não estariam de posse do instrumental cognitivo necessário à abstração filosófica.

Professor, apresente a seus alunos a imagem abaixo e ouça deles o que entenderam. Após ouvi-los, demonstre que essa imagem pode simbolizar o que sentimos quando filosofamos, ou seja, quando exercitamos a nossa razão, nosso pensamento e inteligência: temos a sensação que somos mais fortes e corajosos do que realmente somos.  Filosofar faz muito bem a nós, pois, aumenta a nossa autoestima.

Autoestima - gato-leao

Imagem disponível em: http://academiamaconicadefilosofia.blogspot.com/2011_04_01_archive.html

Como vimos acima na frase de Kant, não é possível ensinar ou aprender qualquer filosofia, mas é possível filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão. Mas, o que significa isso afinal? Vamos recorrer a ajuda de nossa amiga “filósofa” Mafalda.

Professor, utilize as tirinhas da Mafalda para contextualizar o que estamos discutindo, para isso solicite que utilizem seus laptops UCA  por meio do Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet e acessem os sítios a seguir:

Mafalda

Imagem disponível em: http://www.sempretops.com/diversao/tirinhas-da-mafalda/attachment/mafalda-desenho-tirinha-36bd8/

Mafalda é uma filósofa, ela faz uso de sua capacidade de pensar, de exercitar o talento de sua razão, por isso ela consegue observar o que se passa ao seu redor com uma excelente visão de mundo, fazer perguntas quando lhe convém e também críticas inteligentes como nas tirinhas abaixo:

Mafalda - tira 1

 

Mafalda - tira 2

 

Mafalda - tira 3

 

Mafalda - tira 4

 

Imagens disponíveis em: http://projetoakatu.blogspot.com/2011/06/mafalda-as-tirinhas-e-o-meio-ambiente.html

Professor, as tirinhas que acabamos de ver protagonizadas por nossa filósofa Mafalda demonstra o contrário daquilo que as correntes tradicionais do pensamento filosófico e psicológico defendem. Essas correntes afirmam que a criança não possui o instrumental cognitivo necessário a abstração filosófica, mas as tirinhas mostram o contrário. Os adultos podem até saber mais sobre a História da Filosofia do que as crianças, mas as crianças estão mais próximas do filosofar do que os adultos, pois, são naturalmente abertas ao espanto e a curiosidade.

Menino curioso

Imagem disponível em: http://www.fotoseimagens.net/crianca_curiosa/?foto=2304&de=crianca_curiosa&cat=e

Aluna UCA - Atividades

  1. Como a “Mafalda” nos leva a pensar, será que não estamos esperando algo muito complexo da Filosofia?

       _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

       2.  Acesse Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet, por meio de seu laptop UCA e assista ao vídeo abaixo.

Pergadinha - nao olhe

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=T2H98NP14xc

             2.1 Cite duas vantagens para a pessoa ser curiosa:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.2 Cite duas desvantagens para a pessoa ser curiosa:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

É POSSÍVEL A CRIANÇA FILOSOFAR.

Professor, comente sobre os momentos anteriores desta aula. Com base nela, podemos chegar a conclusão que a criança pode sim filosofar. Vimos que não precisamos dominar ou mesmo saber toda a história da Filosofia, basta usar sua capacidade de pensar, observar, fazer perguntas e ter uma visão ampliada de mundo, assim como a filósofa infantil Mafalda.

Atividade de casa - comentários

1. Com a ajuda de seus familiares, pesquise sobre a filósofa infantil Mafalda. Cole em seu caderno, uma tirinha da Mafalda em que ela observa as coisas que se passam ao seu redor e faz perguntas.

2. Em sua opinião, qual é a principal característica que torna uma criança um filósofo?

3. Você se considera um filósofo? Justifique sua resposta.

Recursos Complementares
  • Sugestão de sítios sobre Kant:

- Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant

- Vida e obras: http://www.mundodosfilosofos.com.br/kant.htm

 

- Imagem de Kant:

Kant

 

Imagem disponível em: http://projetophronesis.wordpress.com/category/filosofia-moderna/kant-filosofia-moderna/

 

  • Sugestão de sítio sobre Pitágoras:

- Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras

 

Avaliação

 

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam a temática da Filosofia dentro da comunidade escolar. Deverão também ter condições de responder se sabe ou não o que é Filosofia, o que significa filosofar e distinguir um termo do outro. Registre suas observações, pois serão úteis para o seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.