12/01/2009
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Desenvolvimento da atividade
Motivação / Introdução: (10 minutos)
Imaginem que estamos querendo apagar um determinado incêndio. A primeira medida a ser tomada realmente sempre será chamar os bombeiros imediatamente, pois eles são os profissionais mais qualificados para esta tarefa. Mas se o incêndio for pequeno e estiver consumindo materiais importantes no local onde você se encontra e o socorro especializado estiver demorando, poderemos tomar alguma providência para amenizar os danos com este acidente. Uma vez tomado esta decisão, agora basta sair jogando água em tudo para apagar o fogo de uma vez? Veremos que esta atitude nem sempre é a mais correta se você estiver sozinho tentando controlar um incêndio específico.
Trabalhando a teoria no quadro: (20 minutos)
Quando falamos sobre fogo e suas causas e danos, devemos examinar a fundo como este processo ocorre. O fogo surge da união de três elementos básicos: combustível, oxigênio e altas temperaturas. Este é o chamado ciclo do fogo, onde existe um incêndio existem também estes três componentes alimentando o fogo. Como estes três elementos devem ser agrupados para termos um incêndio, o homem, em grande parte dos casos é o grande responsável por juntá-los. Os incêndios em matas e florestas são em sua maioria, causados pela ação humana, devido a cigarros acesos ou pela ação de fogueiras de acampamentos. A grande maioria dos incêndios domésticos são causados pelo mal uso de fósforos, descuidos no manuseio de ferros de passar e ao consumo de cigarros em casa. Os outros motivos são: instalações elétricas danificadas, acidentes com gás ou acidentes com líquidos inflamáveis como álcool ou gasolina.
Como um incêndio é composto pelos três elementos: combustível, calor e oxigênio, para tentar controlar uma queimada, basta então retirarmos um destes três elementos do meio que o fogo será apagado. Apesar de parecer muito simples apagar um determinado incêndio, na prática esse processo vai depender do tipo de material que está queimando. Podemos retirar o calor, o combustível ou o oxigênio em um incêndio de várias formas possíveis e a escolha de um ou de outro, vai depender do tipo de material que está em chamas. Para a escolha do m&a mp;a mp;a mp;a mp;e acute;todo utilizado para se apagar um incêndio, costuma-se classificar os diversos tipos de queimadas, quanto ao tipo de material que está sendo queimado.
• Classe A: Materiais sólidos como madeira, papel, plásticos, couros, entre outros.
• Classe B: Alguns líquidos como querosene, gasolina, álcool, petróleo, graxa, entre outros.
•Classe C: Fogo em instalações elétricas de um modo geral, como caixas de alta-tensão, motores elétricos, fios de instalações elétricas, e outros.
Com base no tipo de incêndio, podemos escolher um método e um extintor adequado para controlá-lo. Os métodos de retirada do calor, combustível ou oxigênio são comumente definidos como:
Resfriamento: É o método mais utilizado. Costuma-se jogar água no local do incêndio até que o material que está queimando não emita mais chamas e vapores.
Abafamento: É o método que consiste em retirar o oxigênio do processo de queima. Este procedimento somente é viável em pequenos incêndios, pelo fato de não ser um método de fácil implementação.
Isolamento: Podemos isolar um incêndio para que não atinja outras áreas com combustível. Neste processo estamos retirando o combustível envolvido no processo de queima, impedindo que o fogo seja alimentado.
Uma vez identificado o tipo de incêndio que queremos controlar, devemos agora escolher um tipo de extintor para nos ajudar neste procedimento. Os extintores são equipamentos utilizados para apagar o fogo e podem conter substâncias líquidas ou sólidas.
• Extintor de água;
• Extintor de pó químico;
• Extintor de CO2.
Proposta de atividade no laboratório de informática: (20 minutos)
Para que os estudantes possam compreender que tipo de extintor é mais adequado para um determinado tipo de incêndio, o professor pode realizar a seguinte atividade com eles:
Monte uma tabela no quadro, como a tabela abaixo, indicando os tipos de incêndios e as possibilidades de extintores que podemos utilizar. Preencha esta tabela com eles, explicando qual extintor utilizar em cada caso, sempre justificando este uso.
Agora que os estudantes sabem utilizar um extintor de incêndio de forma adequada, eles estão prontos para trabalhar a simulação abaixo.
Nesta simulação os estudantes poderão trabalhar o conhecimento adquirido em sala de aula sobre controle de incêndios. Divida a sala em grupos e peça a eles que entrem na simulação acima e tentem apagar o incêndio no laboratório. Lembre de comentar a eles para refletir com calma antes de escolher um determinado tipo de extintor.
Proposta de Avaliação
Para avaliar o aprendizado das crianças nesta aula, peça a eles que completem a tabela abaixo assinalando com um X o incêndio e o correspondente extintor apropriado para este caso.
Cinco estrelas 2 classificações
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05/05/2014
Cinco estrelasmuito boa parabens!
22/01/2012
Cinco estrelasMUITO BEM EXPLICADO E COM COMPREENÇÃO FÁCIL.