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Controlando incêndios

 

12/01/2009

Autor e Coautor(es)
Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender o que causa um incêndio; • Conhecer os métodos mais eficientes de se combater um determinado tipo de incêndio.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

Desenvolvimento da atividade

Motivação / Introdução: (10 minutos)

Imaginem que estamos querendo apagar um determinado incêndio. A primeira medida a ser tomada realmente sempre será chamar os bombeiros imediatamente, pois eles são os profissionais mais qualificados para esta tarefa. Mas se o incêndio for pequeno e estiver consumindo materiais importantes no local onde você se encontra e o socorro especializado estiver demorando, poderemos tomar alguma providência para amenizar os danos com este acidente. Uma vez tomado esta decisão, agora basta sair jogando água em tudo para apagar o fogo de uma vez? Veremos que esta atitude nem sempre é a mais correta se você estiver sozinho tentando controlar um incêndio específico.
 

Trabalhando a teoria no quadro: (20 minutos)

Quando falamos sobre fogo e suas causas e danos, devemos examinar a fundo como este processo ocorre. O fogo surge da união de três elementos básicos: combustível, oxigênio e altas temperaturas. Este é o chamado ciclo do fogo, onde existe um incêndio existem também estes três componentes alimentando o fogo. Como estes três elementos devem ser agrupados para termos um incêndio, o homem, em grande parte dos casos é o grande responsável por juntá-los. Os incêndios em matas e florestas são em sua maioria, causados pela ação humana, devido a cigarros acesos ou pela ação de fogueiras de acampamentos. A grande maioria dos incêndios domésticos são causados pelo mal uso de fósforos, descuidos no manuseio de ferros de passar e ao consumo de cigarros em casa. Os outros motivos são: instalações elétricas danificadas, acidentes com gás ou acidentes com líquidos inflamáveis como álcool ou gasolina.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/372/imagens/fig1_21.png

Como um incêndio é composto pelos três elementos: combustível, calor e oxigênio, para tentar controlar uma queimada, basta então retirarmos um destes três elementos do meio que o fogo será apagado. Apesar de parecer muito simples apagar um determinado incêndio, na prática esse processo vai depender do tipo de material que está queimando. Podemos retirar o calor, o combustível ou o oxigênio em um incêndio de várias formas possíveis e a escolha de um ou de outro, vai depender do tipo de material que está em chamas. Para a escolha do m&a mp;a mp;a mp;a mp;e acute;todo utilizado para se apagar um incêndio, costuma-se classificar os diversos tipos de queimadas, quanto ao tipo de material que está sendo queimado.
    •    Classe A: Materiais sólidos como madeira, papel, plásticos, couros, entre outros.
    •    Classe B: Alguns líquidos como querosene, gasolina, álcool, petróleo, graxa, entre outros.
    •Classe C: Fogo em instalações elétricas de um modo geral, como caixas de alta-tensão, motores elétricos, fios de instalações elétricas, e outros.
Com base no tipo de incêndio, podemos escolher um método e um extintor adequado para controlá-lo. Os métodos de retirada do calor, combustível ou oxigênio são comumente definidos como:
Resfriamento: É o método mais utilizado. Costuma-se jogar água no local do incêndio até que o material que está queimando não emita mais chamas e vapores.
Abafamento: É o método que consiste em retirar o oxigênio do processo de queima. Este procedimento somente é viável em pequenos incêndios, pelo fato de não ser um método de fácil implementação.
Isolamento: Podemos isolar um incêndio para que não atinja outras áreas com combustível. Neste processo estamos retirando o combustível envolvido no processo de queima, impedindo que o fogo seja alimentado.
Uma vez identificado o tipo de incêndio que queremos controlar, devemos agora escolher um tipo de extintor para nos ajudar neste procedimento. Os extintores são equipamentos utilizados para apagar o fogo e podem conter substâncias líquidas ou sólidas.


•   Extintor de água;
•   Extintor de pó químico;
•   Extintor de CO2.

Proposta de atividade no laboratório de informática: (20 minutos)

Para que os estudantes possam compreender que tipo de extintor é mais adequado para um determinado tipo de incêndio, o professor pode realizar a seguinte atividade com eles:
Monte uma tabela no quadro, como a tabela abaixo, indicando os tipos de incêndios e as possibilidades de extintores que podemos utilizar. Preencha esta tabela com eles, explicando qual extintor utilizar em cada caso, sempre justificando este uso.
  http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/disco
virtual/82285381115/img/fig2_21.png

Agora que os estudantes sabem utilizar um extintor de incêndio de forma adequada, eles estão prontos para trabalhar a simulação abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/372/imagens/fig3_21.png

Nesta simulação os estudantes poderão trabalhar o conhecimento adquirido em sala de aula sobre controle de incêndios. Divida a sala em grupos e peça a eles que entrem na simulação acima e tentem apagar o incêndio no laboratório. Lembre de comentar a eles para refletir com calma antes de escolher um determinado tipo de extintor.

Proposta de Avaliação

Para avaliar o aprendizado das crianças nesta aula, peça a eles que completem a tabela abaixo assinalando com um X o incêndio e o correspondente extintor apropriado para este caso.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/372/imagens/fig4_21.png

 

Recursos Complementares
O que fazer em caso de incêndio?: http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_incendio.htm Com esta simulação, poderemos descobrir qual a forma mais eficiente de se apagar alguns tipos de incêndios: incêndio em instalações elétricas, em substâncias químicas e óleos inflamáveis.
Avaliação
Para avaliar o aprendizado das crianças nesta aula, peça a eles que completem a tabela na etapa "Proposta de Avaliação" assinalando com um X o incêndio e o correspondente extintor apropriado para este caso.
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