Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Efeitos de sentido: a ambiguidade – O que foi mesmo o que você quis dizer?

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
    • Identificar a ambiguidade das frases apresentadas em sala de aula
    • Reescrever frases
    • Criar frases
    • Construir a definição do termo ambiguidade a partir dos exemplos apresentados
Duração das atividades
4 horas-aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Figuras de linguagem, especialmente ambiguidade
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O professor deverá apresentar em Data Show  as seguintesfrases e/ou imagens.

EXEMPLO I

placa

Imagem disponível em http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html

 

Pergunta a ser feita pelo professor: A família é muda ou está de mudança?

 

EXEMPLO II

Placa

Disponível em http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html

 

Fezes de quem: do dono ou do cão?

 

EXEMPLO III

Outdoor

Disponível em http://webfoliosupimpa.blogspot.com/2010/06/propaganda-com-ambiguidade.html

 O serviço é tão bom que não houve reclamação? Como os clientes retornariam para reclamar?

 

EXEMPLO IV

Hagar

Disponível em http://www.analisedetextos.com.br/2010/09/ambiguidade-nas-tirinhas-de-hagar-o.html

 

EXEMPLO V

Garfield

Disponível em http://www.aridesa.com.br/servicos/click_professor/jose_maria/charges_tirinhas.asp

Quem tem pouca gordura: o gato ou a comida?

 

Atividade 2

 

O professor deverá explicar aos alunos o porquê dessas frases não serem claras ou permitirem mais de uma interpretação. O professor deverá, então, apresentar a definição da figura de linguagem ambigüidade. O professor poderá acessar o site http://vestibular.uol.com.br/redacao/ult2826u17.jhtm para maiores informações e exemplos.

 

Atividade 3

 

Alunos corrigem as frases e em seguida, o professor confere as respostas com a turma. Como propostas de correção, temos

Exemplo I – Família vende tudo              Motivo: mudança

Exemplo II - Mantenha o seu cão fora dos jardins e recolha as fezes dele.

Exemplo III - Como o texto é publicitário, o uso da ambiguidade foi feito como recurso estilístico. O objetivo era justamente o de promover a ambiguidade, por isso não há proposta de correção.

Exemplo IV - O texto é humorístico e a ambiguidade foi utilizada para promover o humor.

Exemplo V - Comida com pouca gordura para gato.

 

 

Atividade 4

O professor deverá propor alguns exercícios a serem realizados pelos alunos.

Identifique a ambiguidade presente em cada frase abaixo.

a) O juiz declarou ter julgado o réu errado.
b) Conheço uma professora de literatura inglesa.
c) Comprou o carro rápido.
d) Tenho um trabalho para entregar ao professor, que me deixa preocupado.
e) Há um ano comprei uma casa com um vistoso portão, que venderei agora.
f) Trata-se sobre um estudo sobre Machado de Assis, cuja leitura recomendo.
g) Falo de Pedro, filho de nosso vizinho, que você conhece.
h) Comi um churrasco num restaurante que era gostoso.
i) O pai proibiu o filho de sair em sua motocicleta.
j) Não gostei da pintura de minha irmã.
k) Foi observado o acidente da ponte.
l) A empregada lavou as roupas que encontrou no tanque.
m) A professora deixou a turma entusiasmada.
n) O cão enterrou os ossos que encontrou no jardim.
o) Comprei o retrato do menino.
p) Detido acusado de furtos de processos. (ITA)
q) Campanha contra a violência do Governo do Estado entra em nova fase (Enem 2003)

Extraído de http://blogdaprofessoralou.blogspot.com/2010/02/exercicios-sobre-ambiguidade.html

 

Atividade 5

Alunos deverão encontrar propagandas que possuam ambigüidade e apresentar para a sala.  Essa atividade deverá ser feita em grupos de 4 alunos. Cada grupo deverá apresentar 4 propagandas.

Recursos Complementares

http://pt.scribd.com/doc/39690489/exercicios-ambiguidade - Site com exercícios sobre ambiguidade

Avaliação

 

A atividade será avaliada levando em consideração os seguintes critérios:

  • Entrega na data combinada
  • Propagandas que atendam ao estabelecido, isto é, que apresentem ambiguidade
  • Apresentação de possibilidades de correção das propagandas
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.