Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos fazer tinta de terra?

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Vânia Maria Broering
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças, a partir de quatro anos, poderão aprender que substâncias retiradas da natureza como terras, vegetais e frutos dão origem a vários pigmentos que podem ser transformados em tintas.

Duração das atividades
Para realizar esta proposta é necessário três dias, cerca de uma hora por dia.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Cores;
  • Texturas.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1-  Roda de conversa e coletas das terras

1º momento da aula-  Roda de conversa

Na roda de conversa, em sala, a professora pergunta às crianças do que são feitas as tintas? E se existe formas de extrair tinta de elementos da natureza? Fala sobre as tintas vendidas prontas, mostra uma daquelas que normalmente utilizam em sala e lê o rótulo para mostrar a composição do produto.

Explica às crianças a existência de corantes e que alguns vegetais podem ser utilizados para extrair tintas, como o urucum,  açafrão,  pó de café,  beterraba e o carvão vegetal.

Pergunta às crianças o que é possível fazer com as tintas. Buscando ampliar o repertório das crianças, após suas sugestões a professora mostra uma série de fotos que encontra-se no link postado no item recursos complementares desta aula.

2º momento da aula- Saída de campo para coletar terras

Terras

                                                                                      foto do arquivo pessoal da autora

Material necessário:

  • Potes de plásticos;
  • Palitos e colher.

A professora explica às crianças que a terra é mais um elemento com o qual podemos fazer tinta. Convida as crianças para irem ao entorno da escola e coletar terras de várias cores. Para a coleta a professora oferece para cada menina e menino um potinho plástico, uma colher e/ou um palito. Cada um coletará apenas uma cor de terra, pois a tinta será para o uso coletivo.

2ª Aula- Fazendo tinta de terra, desenhando e pintando as mãos e fazendo nova coleta de terra

Materiais necessários para a realização da atividade:

·         Imagens de pinturas corporais;

·         Terras de várias cores coletadas na aula anterior;

·         Água;

·         Potes plásticos;

·         Colher;

·         Cola branca;

·         Pincel;

·         Papel branco ou pardo (Kraft) ou tecido claro.

 

1º momento da aula- Fazendo a tinta de terra

Em várias mesas a professora disponibilizará o material descrito acima e ensinará as crianças a fazerem a tinta de terra conforme a receita abaixo.

 

 RECEITA DA TINTA DE TERRA

 Uma colher de terra, duas ou três colheres de água e meia colher de cola.

Modo de preparo: misture tudo em um pote plástico e a tinta estará pronta.

 

     2º momento da aula- Experimentando a tinta de terra por meio da pintura e do desenho

      Depois da tinta preparada a professora convida as crianças para desenharem e pintarem suas mãos em um tecido ou em um papel, a atividade será realizada coletivamente.

      3º momento da aula- Nova coleta de terra e pesquisa de gravuras de animais

     Depois da pintura e do desenho, a professora sugere que as crianças realizem uma nova coleta de terra, agora no entorno de sua casa, para isso ela pede o auxílio das famílias.

      Esta nova coleta será para a criação de uma coleção de terras que será exposta na instituição juntamente com as produções realizadas pelas crianças.

      Para este terceiro momento a professora pede para que as crianças tragam, também de suas casas, uma figura de animal, esta figura será colada sobre o desenho e a pintura das mãos, realizados na aula anterior.

     3ª Aula- Colagem das figuras de animais e exposição da coleção de terras

     Após todas as crianças trazerem as figuras de animais e as terras de suas casas, a professora pede para que elas colem a figura no papel ou tecido que pintaram, deixando secar por alguns minutos. Em seguida o grupo irá selecionar um espaço da instituição para expor sua produção e a coleção de terras (para expor a coleção de terra, a professora deverá ter providenciado vários potes de plástico transparente nos quais acondicionará a terra).

Produção das crianças
    

Produções da crianças.     produções com tinta de terra

imagens do arquivo pessoal da autora

    

Recursos Complementares
Avaliação

Observar se as crianças participaram da coleta de terras com os colegas na escola;  se conseguiram identificar diferentes tonalidades nas amostras de terra coletadas. Se fizeram comentários dando dicas de que entenderam que é possível extrair tinta de elementos da natureza. Se se sentiram motivadas a fazer a tinta com as terras coletadas. Se houve a participação conjunta das famílias e crianças trazendo os materiais solicitados (gravuras de animais e terras).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.