25/10/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
As crianças, a partir de quatro anos, poderão aprender que substâncias retiradas da natureza como terras, vegetais e frutos dão origem a vários pigmentos que podem ser transformados em tintas.
Aula 1- Roda de conversa e coletas das terras
1º momento da aula- Roda de conversa
Na roda de conversa, em sala, a professora pergunta às crianças do que são feitas as tintas? E se existe formas de extrair tinta de elementos da natureza? Fala sobre as tintas vendidas prontas, mostra uma daquelas que normalmente utilizam em sala e lê o rótulo para mostrar a composição do produto.
Explica às crianças a existência de corantes e que alguns vegetais podem ser utilizados para extrair tintas, como o urucum, açafrão, pó de café, beterraba e o carvão vegetal.
Pergunta às crianças o que é possível fazer com as tintas. Buscando ampliar o repertório das crianças, após suas sugestões a professora mostra uma série de fotos que encontra-se no link postado no item recursos complementares desta aula.
2º momento da aula- Saída de campo para coletar terras
foto do arquivo pessoal da autora
Material necessário:
A professora explica às crianças que a terra é mais um elemento com o qual podemos fazer tinta. Convida as crianças para irem ao entorno da escola e coletar terras de várias cores. Para a coleta a professora oferece para cada menina e menino um potinho plástico, uma colher e/ou um palito. Cada um coletará apenas uma cor de terra, pois a tinta será para o uso coletivo.
2ª Aula- Fazendo tinta de terra, desenhando e pintando as mãos e fazendo nova coleta de terra
Materiais necessários para a realização da atividade:
· Imagens de pinturas corporais;
· Terras de várias cores coletadas na aula anterior;
· Água;
· Potes plásticos;
· Colher;
· Cola branca;
· Pincel;
· Papel branco ou pardo (Kraft) ou tecido claro.
1º momento da aula- Fazendo a tinta de terra
Em várias mesas a professora disponibilizará o material descrito acima e ensinará as crianças a fazerem a tinta de terra conforme a receita abaixo.
RECEITA DA TINTA DE TERRA
Uma colher de terra, duas ou três colheres de água e meia colher de cola.
Modo de preparo: misture tudo em um pote plástico e a tinta estará pronta.
2º momento da aula- Experimentando a tinta de terra por meio da pintura e do desenho
Depois da tinta preparada a professora convida as crianças para desenharem e pintarem suas mãos em um tecido ou em um papel, a atividade será realizada coletivamente.
3º momento da aula- Nova coleta de terra e pesquisa de gravuras de animais
Depois da pintura e do desenho, a professora sugere que as crianças realizem uma nova coleta de terra, agora no entorno de sua casa, para isso ela pede o auxílio das famílias.
Esta nova coleta será para a criação de uma coleção de terras que será exposta na instituição juntamente com as produções realizadas pelas crianças.
Para este terceiro momento a professora pede para que as crianças tragam, também de suas casas, uma figura de animal, esta figura será colada sobre o desenho e a pintura das mãos, realizados na aula anterior.
3ª Aula- Colagem das figuras de animais e exposição da coleção de terras
Após todas as crianças trazerem as figuras de animais e as terras de suas casas, a professora pede para que elas colem a figura no papel ou tecido que pintaram, deixando secar por alguns minutos. Em seguida o grupo irá selecionar um espaço da instituição para expor sua produção e a coleção de terras (para expor a coleção de terra, a professora deverá ter providenciado vários potes de plástico transparente nos quais acondicionará a terra).
Produção das crianças
imagens do arquivo pessoal da autora
Observar se as crianças participaram da coleta de terras com os colegas na escola; se conseguiram identificar diferentes tonalidades nas amostras de terra coletadas. Se fizeram comentários dando dicas de que entenderam que é possível extrair tinta de elementos da natureza. Se se sentiram motivadas a fazer a tinta com as terras coletadas. Se houve a participação conjunta das famílias e crianças trazendo os materiais solicitados (gravuras de animais e terras).
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!