Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Minha casa, meu bairro: construindo o olhar sobre a cidade- UCA

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Compreender a formação dos bairros.
  • Valorizar a história da formação da cidade, a partir da constituição dos bairros.
  • Conhecer o mapa da cidade, identificando os pontos mais importantescomo prefeitura, museus, igrejas, patrimônios históricos, dentre outros.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Ter noções básicas sobre a utilização do Mozilla Firefox, Wxcam  e Kword do UCA.

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

 

1- Orientar aos alunos para assistirem à animação “A casa”, utilizando o laptop, por meio do acesso ao seguinte sítio:

 

http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=2038&exib=5937

(acesso em 10/10/2011)

D

 

2- Solicitar aos alunos que, inspirados na animação, escrevam um texto no Kword do laptop sobre a casa deles, de modo que sejam descritas as pessoas que moram lá, os cantos da casa de que mais gostam e um pouco da história da família.

 

3- Organizar os alunos em duplas e solicitar que troquem, temporariamente, os seus computadores, para que cada um leia a produção do colega.

4- Promover um debate com a turma, relacionando o espaço em que se vive, a história de cada um (em sua família e em seu bairro) e a condição do ser humano como agente social e produtor de cultura, ou seja, como cada pessoa é responsável pela constituição do espaço social em que vive.

 

 5- Como tarefa de casa, os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre a história do seu bairro, buscando contemplar os seguintes subtemas:

 

a) Formação

b) Fundadores

c) População

d) Principais atrativos/benefícios

e) Principais desvantagens

 

Observação: as fontes da pesquisa poderão ser a observação, entrevistas com moradores antigos do bairro, a utilização do catálogo telefônico da cidade, dentre outros materiais que, provavelmente, poderão ser encontrados na biblioteca municipal.

 

 

AULAS 2 e 3

 

1-Reunir os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e solicitar que eles compartilhem entre si os resultados da pesquisa realizada. Eles deverão descrever o que pesquisaram, seguindo os subtemas propostos na aula anterior.

 

2-Orientar para que escolham um dos bairros investigados para que, tomando-o como referência, organizem um trabalho de campo, elegendo um dos subtemas (Formação, Fundadores, População, Principais atrativos/benefícios, Principais desvantagens) para aprofundar a pesquisa. Esta, por sua vez, poderá ser registrada por meio de fotos e/ou entrevistas com ou sem filmagens (Wxcam do laptop).

 

3-Preparação da apresentação criativa sobre o que pesquisaram. Cada grupo utilizará os seus próprios recursos para organizar a sua apresentação. Para a apresentação: sugerimos que os alunos se preparem, por meio de recursos atrativos como: encenação, criação de uma paródia sobre o bairro, poesia, exposição de fotografias, entrevista com moradores, documentário, dentre outros.

 

4-A apresentação será realizada, de modo que cada grupo tenha 10 minutos para expor o seu trabalho.

 

 

AULAS 4 e 5

 

1-Apresentar aos alunos (impresso ou por meio do acesso ao sítio http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm6.html - acesso em 12/10/2011), o seguinte poema:

Cidadezinha qualquer

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar… as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.

(Carlos Drummond de Andrade)

Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond. Antologia poética. 13.ed. Rio de Janeiro: J. Olímpio, 1979.

 

2-Tecer um diálogo com os alunos, buscando discutir e refletir sobre o conteúdo do poema, sobre a mensagem que o autor passou por meio de sua produção poética. Com isso, pretende-se fornecer elementos/condições para que o aluno construa o seu próprio poema na próxima atividade.

 

3-Orientar aos alunos para que, inspirados no poema de Drummond, escrevam também um poema sobre a sua cidade, ilustrando-o.

 

4-Montar, junto com os alunos, um varal na sala para que todos possam conhecer os trabalhos uns dos outros.

 

5-Organizar para que os alunos conheçam o mapa da sua cidade (levar o mapa impresso ou utilizar o Google maps). Com a visualização do mapa, os alunos deverão ser auxiliados para observarem os seguintes aspectos:

 

a) Desenho do mapa com as delimitações territoriais entre os bairros;

 b) Identificar os pontos mais importantes da cidade como prefeitura, museus, igrejas, patrimônios históricos, dentre outros;

c) Identificar onde moram e destacar a localização de sua casa no mapa, desenhar linhas seguindo o trajeto casa-escola;

 

Observação: Poderá ser utilizado o Google maps, sítio gratuito na web em que é possível fazer pesquisa e visualizar mapas.

 

6- Organizar uma roda de conversa com a turma toda para que eles comentem sobre o conteúdo do trabalho realizado e, a partir disso, possam construir, juntos, um olhar para a cidade.

 

7- Ainda em roda, passar uma folha na qual, cada elemento do grupo, escreverá uma palavra que simbolize o seu olhar para a cidade.

 

8- Orientar para que os alunos criem um blog sobre as atividades realizadas, contemplando o tema norteador das aulas: Minha casa, meu bairro: construindo o olhar sobre a cidade. No blog, poderão inserir imagens, poesias e a pesquisa realizada.

 

OBSERVAÇÃO: sugestão de sítio que ensina a construir um blog:

http://www.criarumblog.com/ (acesso em 17/10/11)

Recursos Complementares
Avaliação

 

O professor fará a avaliação processual, a partir do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais, em grupo e nas atividades escritas. Deverá observar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com relação ao seu papel enquanto agente social e produtor de cultura, a partir da constituição dos bairros e a valorização dahistória da formação da cidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.