25/10/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Não há necessidade de nenhum conhecimento prévio trabalhado pelo professor
Atividade 1
O professor deverá apresentar os seguintes nomes no Data Show.
MORDE & ASSOPRA FINA ESTAMPA MALHAÇÃO
REBELDE AQUELE BEIJO
Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos o que esses nomes representam (novelas).
O professor deverá perguntar aos alunos quais são as novelas que eles assistem e anotar a quantidade de alunos.
O professor então deverá perguntar quais novelas os pais ou responsáveis pelos alunos assistem.
Atividade 2
O professor deverá iniciar um debate sobre as novelas que os adolescentes assistem e as que os pais e responsáveis assistem. Poderão ser feitas perguntas, tais como:
Atividade 3
Ao final do debate, o professor com a ajuda dos alunos deverá listar as características de uma novela juvenil. Essas características podem ser definidas levando em consideração os seguintes aspectos:
Atividade 4
Para conferir se essas características realmente podem ser encontradas em novelas juvenis, o professor deverá apresentar um vídeo da novela “Malhação”.
Sugerimos um vídeo de temporadas passadas da novela juvenil, como por exemplo, o primeiro episódio da novela.
O primeiro episódio de “Malhação’ pode ser visto no link http://www.youtube.com/watch?v=gqA-d4hDVfY, porém ele não está completo. Sugerimos que o episódio dividido em partes seria mais adequado, tendo em vista o fato de que ele poderia ser assistido na sua totalidade.
http://www.youtube.com/watch?v=C4wgjgvx9z0&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=eRMmhWigcew&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=tsK3YzuQiuM&feature=related
Ao assistir aos vídeos, os alunos deverão prestar atenção se as características das novelas juvenis estão presentes.
Atividade 5
O professor deverá iniciar uma discussão sobre as opiniões dos alunos acerca do episódio apresentado e pedir para que eles completem o quadro de características.
· Tipos de personagens |
|
· Cenário ou locação |
|
· Figurino |
|
· Tema |
|
· Linguagem (gírias, bordões) |
|
Atividade 6
O professor deverá propor aos alunos que escrevam um editorial expondo suas opiniões acerca do assunto novelas juvenis, levando em consideração sobretudo os seguintes aspectos: temas e vocabulário utilizados em nesse tipo de novela.
Para auxiliar os alunos na escrita do gênero editorial, o professor deverá apresentar a definição e características do mesmo. Essas informações podem ser acessadas no site http://www.brasilescola.com/redacao/o-editorial.htm
Professor, acesse o site abaixo para ler sobre o editorial.
http://www.craprevestibular.com.br/atualidades/editorial%20-%20teoria%20agosto%202008.pdf – Artigo sobre editorial
O editorial escrito pelos alunos deverá ser fiel à proposta apresentada. Alem disso, o professor deve observar critérios como o uso adequado da língua padrão, relevância e consistência das ideias apresentadas e cumprimento de 25 linhas, no mínimo, do texto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!