Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produzindo editoriais – Análise de temas e vocabulário utilizados em novelas juvenis

 

25/10/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir o gênero novela juvenil
  • Produzir editoriais 
Duração das atividades
4 horas-aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de nenhum conhecimento prévio trabalhado pelo professor

Estratégias e recursos da aula
  • Uso do data show
  • Debate

 

  • Professor, para melhor condução da aula e, consequentemente, melhor aproveitamento da mesma pelos alunos, sugerimos que você realize uma pesquisa na Internet ou em revistas sobre as novelas juvenis atuais mais famosas ou as que os alunos tenham acesso. Essas novelas podem ser brasileiras ou estrangeiras.

 

Atividade 1

O professor deverá apresentar os seguintes nomes no Data Show.

MORDE & ASSOPRA                 FINA ESTAMPA              MALHAÇÃO

REBELDE                   AQUELE BEIJO

Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos o que esses nomes representam (novelas).

O professor deverá perguntar aos alunos quais são as novelas que eles assistem e anotar a quantidade de alunos.

O professor então deverá perguntar quais novelas os pais ou responsáveis pelos alunos assistem.

 

Atividade 2

O professor deverá iniciar um debate sobre as novelas que os adolescentes assistem e as que os pais e responsáveis assistem. Poderão ser feitas perguntas, tais como:

  • Quais as diferenças entre as novelas que vocês assistem e as que seus pais ou responsáveis assistem? Falar de personagens, cenários, figurinos, linguagem, temas abordados
  • Vocês acham que o tipo de novela que vocês gostam é considerado como um gênero de novela?
  • Vocês se identificam com os personagens ou temas apresentados nas novelas juvenis? Em que sentido?
  • Em termos de qualidade, vocês acham que as novelas juvenis são boas, isto é, os enredos são bem feitos, os atores representam bem, os temas são bons?
  • As novelas juvenis são só para o público jovem ou os adultos também assistir? Por quê?

 

Atividade 3

Ao final do debate, o professor com a ajuda dos alunos deverá listar as características de uma novela juvenil. Essas características podem ser definidas levando em consideração os seguintes aspectos:

  • Tipos de personagens
  • Cenário ou locação
  • Figurino
  • Tema
  • Linguagem utilizada

 

Atividade 4

Para conferir se essas características realmente podem ser encontradas em novelas juvenis, o professor deverá apresentar um vídeo da novela “Malhação”.
Sugerimos um vídeo de temporadas passadas da novela juvenil, como por exemplo, o primeiro episódio da novela.

O primeiro episódio de “Malhação’ pode ser visto no link http://www.youtube.com/watch?v=gqA-d4hDVfY, porém ele não está completo. Sugerimos que o episódio dividido em partes seria mais adequado, tendo em vista o fato de que ele poderia ser assistido na sua totalidade.

Malhação temporada 1                                                        Malhação temporada 1     

                             http://www.youtube.com/watch?v=C4wgjgvx9z0&feature=related                                                                                       http://www.youtube.com/watch?v=eRMmhWigcew&feature=related

                     Malhação temporada 1

                                                                                                                                                             http://www.youtube.com/watch?v=tsK3YzuQiuM&feature=related

 

 

Ao assistir aos vídeos, os alunos deverão prestar atenção se as características das novelas juvenis estão presentes.

  •  Professor, obviamente, características como figurinos e linguagem serão diferentes das de hoje. Porém, oriente seus alunos a prestarem atenção em aspectos que não podem mudar com o tempo, tais como a presença maciça de personagens jovens, as temáticas voltadas para o universo juvenil. Mesmo aquelas características que mudaram com o tempo, elas eram específicas do público juvenil daquela época.

 

 

Atividade 5

O professor deverá iniciar uma discussão sobre as opiniões dos alunos acerca do episódio apresentado e pedir para que eles completem o quadro de características.

 

 

·         Tipos de personagens

 

·         Cenário ou locação

 

·         Figurino

 

·         Tema

 

·         Linguagem (gírias, bordões)

 

 

Atividade 6

O professor deverá propor aos alunos que escrevam um editorial expondo suas opiniões acerca do assunto novelas juvenis, levando em consideração sobretudo os seguintes aspectos: temas e vocabulário utilizados em nesse tipo de novela.

Para auxiliar os alunos na escrita do gênero editorial, o professor deverá apresentar  a definição e características do  mesmo. Essas informações podem ser acessadas no site http://www.brasilescola.com/redacao/o-editorial.htm

Editorial

Recursos Complementares

Professor, acesse o site abaixo para ler sobre o editorial.

http://www.craprevestibular.com.br/atualidades/editorial%20-%20teoria%20agosto%202008.pdf – Artigo sobre editorial

Avaliação

 O editorial escrito pelos alunos deverá ser fiel à proposta apresentada. Alem disso, o professor deve observar critérios como o uso adequado da língua padrão, relevância e consistência das ideias apresentadas e cumprimento de 25 linhas, no mínimo, do texto.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.