Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As inúmeras faces da mulher (UCA)

 

27/10/2011

Autor y Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas;

o       Reconhecer, analisar e interpretar reportagens em geral;

o       Identificar e analisar as ideologias difundidas por esse gênero textual;

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Inúmeros fatos comprovam o quanto a mulher tem sido marcada por um histórico de preconceitos, violências e injustiças. A sociedade estritamente machista foi e tem sido responsável por tolher a mulher e delegá-lo à submissão em uma vida muitas vezes restrita a apenas cuidados domésticos.

Entretanto, a despeito de uma sociedade que em parte ainda continua preconceituosa, a mulher tem conseguido se sobressair em vários campos profissionais. Hoje ela não está restrita apenas ao âmbito doméstico, mas também tem se destacado no mercado de trabalho, chegando, muitas vezes, a exercer a cargos de chefia, ou, até mesmo, ser a principal provedora do lar.

O processo de abertura da sociedade à mulher é longo e muitas vezes árduo, porém, a despeito de todas as injustiças sofridas pelo gênero, não deixa de ser um processo que tem gerado frutos que em muito contribuem positivamente para considerar as inúmeras faces do gênero feminino.

Provavelmente os alunos já terão refletido a respeito desse tema, mas com essa aula eles terão a oportunidade de aprofundar suas análises sobre essa questão. É importante, então, que o professor resgate as informações dos alunos sobre isso, para que, de fato, junto a eles, consiga analisar as inúmeras variáveis do o processo de inserção da mulher na sociedade contemporânea.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01

O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre os problemas relacionados à mulher na contemporaneidade. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre o que sabem sobre a inserção da mulher na sociedade, as lutas que enfrentou e as que ainda enfrenta para conseguir ser respeitada e ter dignidade.

Para desenvolver a discussão, o professor deve pedir para que os alunos acessem a seguinte imagem no link assinalado.

 

19

Disponível em:http://bocainaambiental.wordpress.com/author/bocainaambiental/page/4/.  

Acesso em: 10 ago. 2011.

 

Na análise dessa imagem, o professor fará algumas perguntas oralmente para a interpretação dos alunos. Essas perguntas servirão como norte para o professor promover a discussão.

  1. A imagem apresenta uma mulher em seu centro. Como ela está vestida?

  2. Onde essa mulher essa mulher se encontra?

  3. O que ela está fazendo?

  4. Ela parece gostar do que faz? Por quê?

  5. De que época poderíamos julgar que pertence essa foto?

  6. Como poderíamos caracterizar a mulher daquela época?

  7. Como era a sociedade naquela época?

  8. Houve alguma mudança em  relação ao papel desempenhado pela mulher naquela época para o momento atual? Se houve, quais foram?

 

Em contraponto à imagem anterior, o professor pedirá para que os alunos acessem o seguinte link da imagem a seguir para também ser analisada.

5

Disponível em:http://solucoesemcontabilidade.com.br.

 Acesso em: 10 ago. 2011.

 

Na análise dessa imagem, o professor também fará algumas perguntas oralmente que servirão como norte para promover a discussão.

  1. A imagem apresenta uma mulher em seu centro. Como ela está vestida?

  2. Ao redor da figura feminina no centro,  o que podemos encontrar?

  3. Onde essa mulher possivelmente está?

  4. O que ela está fazendo?

  5. Ela parece gostar do que faz? Por quê?

  6. A que época possivelmente pertence essa foto?

  7. Como poderíamos caracterizar a mulher dessa época?

  8. Como é a sociedade atual? O que há de diferente hoje para que a mulher possa exercer esse tipo de função?

  9. A cena representada na imagem é muito comum na atualidade? Por quê?

 

Ao longo da atividade com as perguntas, o professor deverá comparar uma imagem a outra para evidenciar o quanto a sociedade mudou sobre a forma como encara a mulher. Isso é importante, pois, dessa forma, os alunos perceberão que houve uma drástica mudança de perspectiva da sociedade em relação à mulher no mundo atual. Embora não esteja explícito na imagem, esse processo se deu por meio de muitas lutas que ainda são de certa forma frequentes no cotidiano da mulher. (Vide informações na seção Recursos Complementares)

 

Atividade 02

A fim de dar continuidade ao trabalho, o professor deverá apresentar outras imagens sobre o tema “A mulher na sociedade”, para que os alunos não apenas exercitem a análise desse tipo de texto, como também conheçam outras facetas do mundo feminino.

Nessa análise, o professor deverá considerar as perguntas feitas na Atividade 01 e promover a discussão sobre o tema, colocando-o em debate. É importante que o professor incentive a participação dos alunos nesse momento, de forma que eles contribuam ativamente com a discussão.

 

 

1

Disponível em:  http://ludmilasaharovsky.com/page/8.

 Acesso em: 10 ago. 2011.

 

4

Disponível em:  http://belleza.facilisimo.com/foros/sala-de-estar/fotos-y-tips-para-mujeres-rellenitas_207758.html.  

Acesso em: 10 ago. 2011.

 

16

Disponível emhttp://andreadiasfernandes.blogspot.com/2010_09_26_archive.html.   

Acesso em: 10 ago. 2011.

 

20

Disponível em:  http://gnt.globo.com/moda/noticias/Saiba-quais-sao-as-10-modelos-mais-sexy-da-atualidade.shtml.  

Acesso em: 10 ago. 2011.

 

6

Disponível em:  http://bibliblogue.wordpress.com/2010/10/24/texto-pretexto-eu-defendo-a-discriminacao-positiva-favorece-uma-sociedade-igualitaria-por-ana-margarida/.

Acesso em: 10 ago. 2011.

 

As imagens listadas anteriormente são apenas uma sugestão, pois existem outras que se referem à mesma temática que estão disponíveis em sites de busca como Google, Bing, Ask.com, etc. Assim, cabe ao professor optar pelo uso dessas apresentadas ou de outras. Isso pode ser feito de acordo com o nível de interesse e especificidade da turma.

 

Atividade 03

Após analisar as imagens, os alunos podem buscar outras semelhantes em seu teor crítico, para serem analisadas em sala. Para tanto, oriente seus alunos para digitar palavras relacionadas ao gênero feminino no site de buscas e pesquisas que julgar mais conveniente.

Os alunos podem digitar expressões, como “mulher”, “dona de casa”, “sensualidade”, “bem-sucedida”, “executiva” etc., para encontrar imagens a serem analisadas. Se os alunos tiverem dificuldade nesse processo, eles podem direcionar a pesquisa nos sites listados na seção “Recursos Complementares”.

Essas imagens, após análise conjunta entre o professor e os alunos, devem ser compiladas e postadas no blog da turma, junto às imagens analisadas na Atividade 01 e 02, que também deverão ser disponibilizadas no blog. Essas imagens recolhidas serão utilizadas pelos alunos na próxima atividade.

 

Observação:

Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

7

 

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do site youtube: www.youtube.com.

 

8

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

 

 

Atividade 04

O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos de, no máximo, 04 componentes, para que os alunos escolham algumas imagens que mais lhes chamaram a atenção, tanto das que já foram apresentadas quanto de outras que eles possam procurar. Com essas imagens, eles farão um mosaico que possa retratar as inúmeras faces da mulher na contemporaneidade.

Para realizar o mosaico, cada equipe deverá, sob a orientação do professor, utilizar o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Paintbrush).

As equipes deverão organizar as imagens de modo a conseguir abarcar toda a diversidade presente no gênero feminino. Para isso, eles podem recortar, colar, expandir, diminuir, ofuscar, enfim, poderão utilizar inúmeros recursos no tratamento dessas imagens. No final, cada grupo formará um mosaico parecido este:

 

18

Disponível em:  http://rondoniadigital.com/capa/discriminacao-de-genero-tira-mulheres-de-areas-exatas-e-preocupa-governo/.  

Acesso em: 10 ago. 2011.

 

Após a confecção dos mosaicos. Cada grupo deverá apresentá-lo perante a turma analisando as imagens escolhidas. Nessa análise, os alunos podem considerar algumas perguntas, entre elas:

  1. Por que escolheram essas imagens?

  2. Como a mulher é vista em cada uma das imagens que formam o mosaico? Por quê?

  3. Há alguma imagem que critica alguma postura, seja da sociedade seja da mulher? Que crítica é essa?

  4. Essa visão sobre a mulher ainda está presente na sociedade atual? Em que medida isso acontece?

Após as apresentações, os alunos devem postar cada mosaico no blog e a turma pode tecer comentários que julgarem pertinentes sobre os trabalhos apresentados. Nessa etapa final, é muito importante que o professor também comente o trabalho dos alunos, como uma forma de incentivo às atividades que estão desenvolvendo.

Recursos Complementares

Sugestão de livros:

CAVALCANTI, Ildney; LIMA, Ana Cecília; SCHNEIDER,Liane (Orgs.). Da mulher às mulheres: dialogando sobre literatura, gênero e identidades. Maceió: EDUFAL, 2006.

COSTA, Moacir. Mulher: a conquista da liberdade e do prazer. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

FERREIRA,Dina Maria Martins. Discurso feminino e identidade social. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2002.

SCAVONE, Lucila.Dar a vida e cuidar da vida feminismo e ciências sociais. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

Observação: Todos os livros estão disponíveis para leitura na íntegra no Google Books. Para acessá-los basta digitar o nome da obra no campo de pesquisa Google e selecionar a opção Google Books.

 

Sugestão de filmes sobre o assunto, seguidos dos nomes de seus diretores:

Tudo sobre mi madre (Almodóvar)

Orgulho e preconceito (Joe Wright)

As horas (Stephen Daldry)

Tomates verdes fritos (Jon Avnet)

Anjos do sol (Rugi Lagemann"Foguinho")

Menina de ouro (Clint Eastwood)

Preciosa (Lee Daniels)

O sorriso de Monalisa (Mike Newel)

Observação: Todos os filmes estão disponíveis para download na Internet. Para acessá-los, basta digitar o nome deles em alguma site de pesquisa (Google, Ask.com, Bing, etc.), seguido da expressão “download legendado”. Após isso, o site de pesquisa fornecerá uma lista de sites em que o filme estará disponível, bastando então escolher algum dentre os sites e seguir as recomendações que são dadas por eles.

 

Sugestão de sites sobre o assunto:

http://www.feminismo.org.br/livre/

http://www.cfemea.org.br/

http://vsites.unb.br/ih/his/gefem/labrys7/liberdade/anaalice.htm

http://blogueirasfeministas.com/2011/09/por-que-sou-feminista/

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, e, sobretudo, de expressão oral.

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como à utilização das marcas de registro popular e padrão. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

 O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e a integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma ao trabalho, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado.

Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação entre alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho da equipe.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.