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Amélia x Maria: as mulheres de antes, hoje e sempre (UCA)

 

27/10/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Analisar e interpretar textos verbais e audiovisuais;

o       Analisar, interpretar e produzir comentários sobre textos dissertativos;

o       Conscientizar-se sobre a realidade da mulher na sociedade brasileira.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Inúmeros fatos comprovam o quanto a mulher tem sido marcada por um histórico de preconceitos, violências e injustiças. A sociedade estritamente machista foi e tem sido responsável por tolher a mulher e delegá-la à submissão em uma vida muitas vezes restrita a apenas cuidados domésticos.

Entretanto, a despeito de uma sociedade que, em parte, ainda continua preconceituosa, a mulher tem conseguido se sobressair. Hoje ela não está restrita apenas ao âmbito doméstico, mas também tem se destacado no mercado de trabalho, chegando, muitas vezes, a exercer  cargos de chefia, ou, até mesmo, ser a principal provedora do lar.

O processo de abertura da sociedade à mulher é longo e muitas vezes árduo, porém, a despeito de todas as injustiças sofridas pelo gênero, não deixa de ser um processo que tem gerado frutos que em muito contribuem positivamente para considerar o as inúmeras faces do gênero feminino.

Provavelmente os alunos já terão refletido a respeito desse tema. Com essa aula, eles terão a oportunidade de aprofundar suas análises sobre essa questão. É importante, então, que o professor resgate as informações dos alunos sobre isso para que, de fato, junto a eles, consiga analisar as inúmeras variáveis do o processo de inserção da mulher na sociedade contemporânea.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01

O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre os problemas relacionados à mulher na contemporaneidade. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, perguntando a eles sobre o que sabem acerca da inserção da mulher na sociedade, as lutas que enfrentou e as que ainda enfrenta para conseguir ser respeitada e ter dignidade.

Para dar continuidade a essa discussão, o professor deverá pedir para que os alunos acessem o clipe e a letra da música “Ai que saudades da Amélia”, de Ataulfo Alves. A letra e o vídeo, na voz de Roberto Carlos, podem ser facilmente acessados, bastando clicar no link a seguir. Trata-se de um vídeo e uma letra que servem como base para a discussão do tema dessa aula.

 

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Disponível emhttp://letras.terra.com.br/roberto-carlos/87939/.  

 Acesso em: 10 ago. 2011.

 

Ai Que Saudades Da Amélia

                                                              Ataulfo Alves

Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Nem vê que eu sou um pobre rapaz
Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo que você vê você quer
Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher

Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade

Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade

Disponível em: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/87939/

 Acesso em: 10 ago. 2011.

Após a apresentação da letra e do vídeo, o professor lerá  a letra novamente com os alunos, atentando-se à entonação dada a cada verso. Isso servirá para que eles apreendam melhor o conteúdo da música. Em seguida, o professor abordará uma série de perguntas que conduzirão a análise da letra.

  1. Na primeira estrofe, vê-se um homem reclamando das exigências de uma mulher e aludindo à Amélia. Que tipo de homem seria esse? Caracterize-o física e psicologicamente.

  2. Considerando ainda a primeira estrofe, quais são as reclamações feitas pelo homem a essa mulher?

  3. Com base nessas reclamações, com que tipo de mulher ele estaria lidando? Caracterize-a física e psicologicamente.

  4. Na segunda estrofe, o homem se dedica a dizer como Amélia estava sempre submissa ao seu lado. O que ele diz para confirmar isso?

  5. No refrão da música, vemos a repetição incisiva dos versos “Amélia não tinha a menor vaidade / Amélia é que era mulher de verdade”. Por que Amélia não tinha a menor vaidade? Por que Amélia seria a mulher de verdade na visão desse homem?

  6. A partir de uma releitura da letra e de seus conhecimentos sobre o tema, responda: Amélias, como a descrita na música, são ainda encontradas na sociedade atual? Justifique sua resposta.

Os alunos devem responder às questões utilizando o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft Word) durante um determinado tempo. O professor deve estipular esse tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos façam as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível, como também para verificar o desempenho individual na execução da tarefa solicitada.

Quando todos terminarem, o professor fará uma correção coletiva à frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respostas para encontrar as possibilidades de se responder corretamente a cada questão. É muito importante que o professor se atente à desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa é uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.

 

Atividade 02

Após a análise de “Ai que saudade da Amélia”, o professor dará continuidade à discussão com a letra da música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento. A letra e o vídeo, na voz de Elis Regina, podem ser facilmente acessados, bastando clicar no link a seguir.

 

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Disponível em: http://www.vagalume.com.br/elis-regina/maria-maria.html.   

 Acesso em: 10 ago. 2011.

Maria, Maria

                                                Milton Nascimento

Maria, Maria
É um dom, uma certa magia,
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta
Lêre, lare, lêre, lare, lêre, larê

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo uma marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria


Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida


Disponível em: http://www.vagalume.com.br/elis-regina/maria-maria.html#ixzz1ac4UN2MM.

Acesso em: 12 out. 2011.

Após a apresentação da letra e do vídeo, o professor deve ler a letra novamente com os alunos, atentando-se à entonação a ser dada em cada verso. Isso servirá para que eles apreendam melhor o conteúdo da música. Em seguida, o professor abordará uma série de perguntas que conduzirão a análise da letra.

  1. No texto, o nome Maria refere-se a uma mulher específica? Por quê? O que o nome Maria tem de especial?

  2. Na primeira estrofe, o nome Maria tem um caráter universalizante devido às característica atribuídas a ela. Que características são essas?

  3. Na segunda estrofe, Maria é situada socialmente. Como isso é feito? De que camada social Maria pertenceria? Justifique com elementos do texto

  4. Apesar das adversidades, Maria não deve sucumbir. Que versos melhor ilustram essa luta contra as adversidades? Por quê?

  5. No texto, Maria é marcada pela “dor” e pela “alegria”. Por que essa dualidade estaria sempre presente no gênero feminino? Em que momentos ela se apresentaria?

  6. Apesar de tantas forças contrárias, o texto termina dizendo que “é preciso ter fé na vida”. Por que Maria deveria ter essa postura?

  7. Com base na leitura global do texto e em seus conhecimentos sobre o tema, responda: Que problemas a mulher enfrenta hoje que ainda carecem de solução? Justifique sua resposta

De forma análoga à Atividade 01, os alunos devem responder às questões utilizando o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft Word) durante um determinado tempo. O professor deve estipular esse tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos façam as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível, como também para verificar o desempenho individual na execução da tarefa solicitada.

Quando todos terminarem, o professor fará uma correção coletiva à frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respostas para encontrar as possibilidades de se responder corretamente a cada questão. É muito importante que o professor se atente à desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa é uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.

 

Atividade 03

Após análise das duas letras de música, os alunos farão uma produção de texto relacionada à Amélia e à Maria, personagens centrais de cada uma delas. Para fazer a produção, o professor abordará os seguintes imagens, analisando-as junto aos alunos, de forma a solucionar as possíveis dúvidas que tiverem.

 

7

Disponível em: http://bocainaambiental.wordpress.com/author/bocainaambiental/page/4/.

Acesso em: 12 out. 2011.

 

3

 

Disponível em: http://contodeeva.blogspot.com/2009/04/maria-maria-milton-nascimento.html.

Acesso em: 12 out. 2011.

 

Nessa análise, o professor levará os alunos a refletirem sobre as duas imagens. A primeira mantém uma estreita relação com a letra da música “Ai que saudade da Amélia”, tanto que nela se encontra uma mulher restrita ao âmbito doméstico, vestindo o avental e lustrando, até com certa satisfação, as panelas. Ainda nesta imagem, vemos ao fundo o marido lustrando o carro, exercendo uma função tipicamente masculina. O marido a olha da janela, como se observasse com gosto e prazer o trabalho de sua Amélia.

A segunda imagem, entretanto, está sem dúvida alguma relacionada à música “Maria, Maria”. Aqui, tem-se uma mulher com seu filho nos braços e fora de casa. Ela está sentada na rua e, ao fundo, vemos outras pessoas com a bandeira do Brasil em destaque. Todos esses elementos compõem a imagem de uma mulher, que não é apenas mãe exemplar, mas que se preocupa com as questões sociopolíticas do país. Uma Maria que, apesar das adversidades, está ali, na luta por seus direitos por uma vida mais digna.

Com base nas letras de músicas apresentadas, nas análises das imagens bem como nas discussões sobre o tema feitas ao longo das atividades desta aula, os alunos deverão produzir um texto de caráter dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Amélia x Maria: as mulheres de antes, hoje e sempre

Ao desenvolver esta questão, os alunos devem procurar utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo das aulas sobre a situação da mulher ao longo da história até os dias atuais. Para tanto, eles deverão selecionar, organizar e relacionar argumentos, fatos e opiniões para apresentar problemas enfrentados pela mulher bem como para defender um ponto de vista sobre essas questões. Por fim, seria interessante que os alunos abordassem algumas possíveis soluções para esses problemas, sempre se atentando à pertinência delas para o texto.

O professor auxiliará os alunos ao longo de todo o processo de elaboração do texto, principalmente na etapa de redação, em que eles devem se atentar à utilização de uma linguagem adequada ao contexto. Nessa etapa, o professor deve alertar os alunos para uma escrita vinculada, sobretudo, à norma padrão, para dar maior credibilidade ao texto. Entretanto, o professor também deve ressaltar que os alunos devem evitar expressões rebuscadas ou pedantes, já que o texto tem por objetivo a sensibilização do leitor e seu alcance deve ser o mais amplo possível, num universo de leitores eleitos com capitais culturais diferentes.

Os alunos devem redigir o texto utilizando o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft Word) durante um determinado tempo. Essa ferramenta será de grande auxílio não apenas para a redação dos textos, quanto também para posterior revisão e correção dos professores e alunos.

O professor deve estipular esse tempo, de acordo com o desenvolvimento da turma no trabalho, para que os alunos façam seus próprios textos individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível, como também para verificar o desempenho individual na execução da tarefa. Essa será uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.

Por fim, os textos produzidos deverão ser postados no blog da turma, para que eles tenham livre acesso a eles, não só dentro de sala como também em casa. Seria também interessante que os alunos comentassem seus textos entre si, analisando a pertinência e as informações apresentadas. É por isso mesmo que essa atividade deve ser postada no blog, pois esse facilitará a redação de comentários dos alunos entre si.

Entretanto, se a turma ainda não tiver seu próprio blog, ele  deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

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Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube: www.youtube.com.

 

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Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

          

Recursos Complementares

Sugestão de livros:

CAVALCANTI, Ildney; LIMA, Ana Cecília; SCHNEIDER,Liane (Orgs.). Da mulher às mulheres: dialogando sobre literatura, gênero e identidades. Maceió: EDUFAL, 2006.

COSTA, Moacir. Mulher: a conquista da liberdade e do prazer. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

FERREIRA,Dina Maria Martins. Discurso feminino e identidade social. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2002.

SCAVONE, Lucila.Dar a vida e cuidar da vida feminismo e ciências sociais. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

Observação: Todos os livros estão disponíveis para leitura na íntegra no Google Books. Para acessá-los basta digitar o nome da obra no campo de pesquisa Google e selecionar a opção Google Books.

 

Sugestão de filmes sobre o assunto, seguidos dos nomes de seus diretores:

Tudo sobre mi madre (Almodóvar)

Orgulho e preconceito (Joe Wright)

As horas (Stephen Daldry)

Tomates verdes fritos (Jon Avnet)

Anjos do sol (Rugi Lagemann"Foguinho")

Menina de ouro (Clint Eastwood)

Preciosa (Lee Daniels)

O sorriso de Monalisa (Mike Newel)

Observação: Todos os filmes estão disponíveis para download na Internet. Para acessá-los, basta digitar o nome deles em alguma site de pesquisa (Google, Ask.com, Bing, etc.), seguido da expressão “download legendado”. Após isso, o site de pesquisa fornecerá uma lista de sites em que o filme estará diponível, bastando então escolher algum dentre os sites e seguir as recomendações que são dadas por eles.

 

Sugestão de sites sobre o assunto:

http://www.feminismo.org.br/livre/

http://www.cfemea.org.br/

http://vsites.unb.br/ih/his/gefem/labrys7/liberdade/anaalice.htm

http://blogueirasfeministas.com/2011/09/por-que-sou-feminista/

 

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de expressão oral e de escrita.

Os alunos terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como à utilização das marcas de registro popular e padrão. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e na fundamentação do próprio texto oral.

As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com contexto de produção desses textos. Além disso, o professor deve observar se, respeitando o contexto de produção, os alunos abordaram adequadamente:

·        O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·        A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

·        Os processos de coesão e de coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto; e

·        O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

A correção dos trabalhos ressaltará a participação de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de desenvoltura de cada aluno em suas respostas. Nesses momentos, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao envolvimento de cada um deles, lembrando que dele depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
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Opiniões

  • Elisandra, E.E.B. José Manoel dos Santos , Ceará - disse:
    elisandra210776@gmail.com

    05/03/2015

    Cinco estrelas

    Amei as sugestões das musicas e a forma de trabalha-las.


  • CARLA CELIA PEREIRA SALES, EE JOSE GOMES PIMENTEL , Minas Gerais - disse:
    salescarla2014@gmail.com

    16/02/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula professor.Gostei muito e vou trabalhá-la com meus alunos.


  • Raquel, E.E. Professor Joaquim Nunes , Minas Gerais - disse:
    raqueldias222@hotmail.com

    08/06/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula,melhor ótima!Pode ser aplicada numa interdisciplinaridade como Filosofia, História,Sociologia, Geografia,Português e afins...Parabéns!!!


  • Kayllene Leite , EMEB Nelson de Araújo Lessa , Alagoas - disse:
    kaylleneleite@oi.com.br

    06/03/2013

    Cinco estrelas

    A aula está muito pontual abordando o tema de forma diferenciada, estimulando vários órgãos do sentido, explorando a criticidade pela inteligência multipla. Parabéns!


  • João Monteiro de Melo, Colégio Estadual Dom Bosco , Goiás - disse:
    jotaseca@hotmail.com

    10/11/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Achei muito organizado e proveitoso essa aula. Pretendo experimentá-la o mais rápido numa sala de ensino fundamental.


  • SÔNIA da Silva Falcão, ESCOLA MUNICIPAL RUI PALMEIRA , Alagoas - disse:
    escolaruipalmeira@hotmail.com

    06/11/2011

    Cinco estrelas

    A aula foi muito bem elaborada de forma que o aluno não sentirá dificuldade em executá-la.Além da enorme contribuição para os professores de Língua Portuguesa.Parabéns !


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