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Construindo e reportando realidades (UCA)

 

27/10/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas;

o       Reconhecer, analisar e interpretar reportagens em geral;

o       Identificar e analisar as ideologias difundidas por esse gênero textual;

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Somos seres humanos e vivemos inseridos em uma sociedade com características marcantes quanto às manifestações artísticas e culturais, que se expressam, por exemplo, através de textos e discursos. É por meio de uma língua em uso corrente que o indivíduo constrói e expressa seus discursos em formas de texto a partir de gêneros textuais, que são nada mais que os textos reais com os quais o ser humano depara cotidianamente nas diversas situações e contextos sociais.

Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.

Marcuschi, 2000.

Nesta aula, especificamente, há a abordagem do gênero reportagem, formada por textos de natureza dissertiva que visam relatar e discutir fatos, acontecimentos e situações que perpassam a atualidade.

Os alunos provavelmente já terão alguma informação a respeito desse gênero, visto que é muito difundido em jornais e revistas com os quais deparamos no nosso cotidiano. Assim, para iniciar a aula, o professor deverá partir do conhecimento prévio de seus alunos sobre conceito e sobre a utilização de gêneros textuais, especificamente, a reportagem. Para tanto, basta que ele pergunte à turma os que eles sabem sobre esse gênero e, principalmente, onde, como e por que eles são utilizados.

Estratégias e recursos da aula

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Disponível em:  http://peterdspringbergmdfacp.com/blog/?p=1026.

Acesso em: 14 abr. 2011.

Atividade 01

O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero textual reportagem. Nesse ponto, basta que o professor retome as informações contidas na seção “Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno”, que muito poderão auxiliar na abordagem desse assunto.

A atividade tem por objetivo conhecer a reportagem.  Logo, a fim de introduzir esse gênero textual, o professor apresentará inicialmente uma reportagem de capa da revista Veja, intitulada “A língua Google”, para que os alunos a analisem e apreendam, com o auxílio do professor, as características específicas ou mais comuns desse gênero.

Em “A língua Google”, o repórter Jadyr Pavão Júnior discorre sobre um dos recursos do Google, o Google Tradutor, cujo banco de dados já conta com mais de 250 idiomas entre os principais falados em todo o mundo. Ao longo da leitura do texto, o professor perceberá que a reportagem apresenta o Google Tradutor de forma positiva, como uma ferramenta que pode até mesmo substituir o aprendizado de línguas estrangeiras. O que não deixa de ser um fato questionável.

A reportagem encontra-se no acervo digital da revista Veja, disponível no link: http://veja.abril.com.br/acervodigital em que tanto o aluno quanto o professor encontrarão uma diversidade de matérias da revista Veja de diversos anos. É um site bastante produtivo para a consulta de textos dos mais variados temas. A capa da revista e a primeira página da reportagem em questão estão reproduzidas a seguir com o link especificado.

 

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Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Acesso: 12 out. 2011.

Atividade 02

Ao apresentar  reportagem anterior, o professor deverá primar pela análise não apenas da estrutura do gênero em questão, mas também do assunto veiculado por ela. Preliminarmente, ele deve ler os textos junto com os alunos, pausando a leitura nos momentos que lhe convier, para fazer a análise de cada trecho apresentado. Pode também trabalhar inferências com os alunos, por meio da técnica pausa protocolada, que consiste me formular perguntas a partir do título e de cada um dos parágrafos do texto, a fim de verificar se a previsao dos alunos se confirmam ou não quando da leitura do texto.

Nessa análise, algumas perguntas podem nortear a construção de conhecimento dos alunos em relação ao gênero.

1.      Qual a temática principal da reportagem?

2.      Qual o objetivo desse gênero textual? A reportagem em análise cumpre esse objetivo? Justifique.

3.      O que a reportagem procura defender sobre o Google Tradutor?

4.      Segundo o texto, qual a importância desse recurso para a sociedade?

5.      Como a reportagem trata o Google Tradutor: de forma positiva ou negativa? Indique partes do texto que podem  comprovar esse ponto de vista

6.      Quais são os principais elementos que compõem uma reportagem? Procure se lembrar não apenas do texto verbal, mas também do não verbal, como as reportagens de televisão.

7.      As reportagens, em geral, apresentam inúmeros textos não verbais. Como eles se apresentam? Qual a importância do uso desse recurso na composição da reportagem?

8.      Onde a reportagem foi divulgada? Por quê? Como podemos caracterizar esse veículo de informação?

9.      Em que outros veículos uma reportagem como essa poderia ser divulgada? O que melhor caracteriza esses suportes de texto?

10.  Quem são o(s) autor(es) dessa reportagem? Como poderíamos caracterizá-los quanto à formação e ao trabalho que exercem?

11.  A quem essa reportagem se destina? Como podemos caracterizar seu público-alvo quanto a grau de instrução, profissão, classe social, etc?

12.  Qual o registro de linguagem utilizado ao longo da reportagem: padrão ou popular? Por que motivo se utilizou esse registro?

                                                                             

Os alunos devem responder às questões utilizando o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft Word) durante um determinado tempo. O professor deve estipular esse tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos façam as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível, como também para verificar o desempenho individual na execução da tarefa solicitada.

Quando todos terminarem, o professor fará uma correção coletiva à frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respostas para encontrar as possibilidades de se responder corretamente a cada questão. É muito importante que o professor se atente à desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa é uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.

Ao abordar essas questões, o professor ouvirá as respostas de seus alunos sobre a reportagem analisada e as sintetizará no quadro, para que os eles possam compará-las, ressaltando as semelhanças e as diferenças entre elas. É dessa forma que o professor chegará, por fim, de forma bastante esquemática, à estrutura e às principais características do gênero, a saber:

Reportagem

 

Definição: É um gênero textual da esfera jornalística que objetiva apresentar informações sobre temas específicos bem como caracterizar situações e acontecimentos a partir da observação direta dos fatos. Divulgada largamente em periódicos em geral, a reportagem é o produto da atividade de um repórter, a ser lida por diversas pessoas de diversas classes sociais com certo grau de instrução e escolaridade.

 

Características:

·        Emissor: jornalista ou repórter encarregado de uma matéria.

·        Receptor: população em geral com certo grau de instrução.

·        Objetivo: informar sobre fato, assunto ou acontecimento em geral.

·        Tema: assunto em voga na sociedade digno de discussão.

·        Contexto de circulação: periódicos (jornais e revistas), rádio, televisão, Internet.

 

Estrutura: relativamente livre, porém organizada em:

·        Título (que sintetiza o assunto da reportagem);

·        Manchete (que explicita o assunto a ser tratado e o ponto de vista sobre ele)

·        Introdução (que situa e contextualiza o fato ou assunto em geral);

·        Desenvolvimento

(que analisa o tema, apresentando argumentos, fatos, dados depoimentos, entrevistas, infográficos, etc. – todo esse aparato servirá de fundamento para a instituição do ponto de vista do repórter ou periódico em questão);

·        Conclusão (que procura fechar alguns pontos em discussão ao longo da reportagem, sem deixar de ressaltar o ponto de vista escolhido pelo repórter).

 

Linguagem:

·        Registro: predominantemente formal;

·        Pessoa e tempo verbal: na 3ª do singular, predominantemente no presente;

·        Intenção comunicativa: ampliar o alcance das informações e ganhar o apoio da população envolvida na questão.

 

Atividade 03

Após a análise dos alunos e do professor da reportagem na atividade anterior, o professor deverá pedir, por fim, para que os alunos façam uma análise semelhante para outra reportagem, sem deixar de considerar, para isso, as principais características do gênero abordadas no quadro anteriormente.

Na realização dessa atividade, o professor dividirá a turma em grupos de 4, no máximo 5 pessoas. Cada grupo ficará encarregado de pesquisar uma reportagem de seu interesse e apresentá-la à turma no suporte ou site, lembrando sempre das principais características do gênero estudadas anteriormente.

Para encontrar as reportagens, o professor sugerirá os sites e acervos dos maiores veículos de comunicação do Brasil, entre eles:

·        Jornal Folha de S. Paulo (http://www.folha.uol.com.br/)

·        Revista Veja (http://veja.abril.com.br/)

·        Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/)

·        Revista Isto é (http://www.istoe.com.br/)

·        Revista Carta Capital (http://www.cartacapital.com.br/)

·        Jornal Estado de S. Paulo (http://www.estadao.com.br/)

·        Jornal Estado de Minas (http://www.uai.com.br/em.html)

Essa é apenas uma seleção com alguns dos periódicos mais renomados do país. Mas o professor tem toda a liberdade de apresentar aos alunos outros, até mesmo de veículos de comunicação locais. Essa seleção dependerá do tipo de enfoque que o professor dará à execução da atividade.

Após a leitura atenta da reportagem escolhida por cada m dos grupos, o professor pedirá que os alunos respondam às seguintes questões, como forma de ratificar o conhecimento aprendido:

1.      Qual a temática principal da reportagem?

2.      De que maneira a reportagem trata esse tema? De maneira positiva, negativa ou neutra?

3.      Qual o objetivo da reportagem? Ele é atendido?

4.      Quais são os principais elementos apresentados pela reportagem?

5.      Onde a reportagem foi divulgada? Como podemos caracterizar esse suporte?

6.      Quem é / são o(s) autor(es) da reportagem? Como se caracterizam?

7.      A quem a reportagem se destina? Qual o público-alvo? Como podemos caracterizá-lo?

8.      Qual o registro de linguagem utilizado na reportagem: padrão ou popular?

9.      Qual o objetivo da escola desse registro?

 

Ao longo das apresentações, o professor, com o auxílio dos alunos, sintetizará as respostas dadas às análises em um quadro comparativo para diversos gêneros textuais. Esse quadro deverá ser feito no BRoffice (o equivalente ao Microsoft Word no Linux) em formato de tabela comparativa, da seguinte forma:

 

Gênero Textual

Temática

Objetivo

Elementos

Emissor (Autor)

Receptor

(Público)

Linguagem

Reportagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, após o preenchimento do quadro, ele deverá ser postado no blog da turma numa seção relacionada às características dos gêneros textuais. Nessa seção, poderão ser postados dos os trabalhos referentes aos diversos gêneros abordados na sala de aula. Isso para que os alunos tenham uma ampla fonte de consulta em relação aos gêneros, podendo recorrer às características deles sempre que necessário.

 

Observação:

            Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

7

 

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.

 


8

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

Recursos Complementares

Sugestão de livros:

MARCHUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Editora Parábola, 2008.

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Editora Parábola, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: retextualizaçãode gêneros textuais. São Paulo: Cortez Editora,

DELL’ISOLLA, Regina Peret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Editora Lucerna.

                                         

Sugestão de links sobre o assunto:

http://moodle.stoa.usp.br/file.php/752/bibliografia/marcuschi_2003.pdf

http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html

http://alb.com.br/arquivo-orto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf.

http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_004/artigos/linguagem/pdfs/G%EAneros%20Textuais%20-%20Cristina.pdf

http://www.slmb.ueg.br/iconeletras/artigos/volume4/adriana_santos.pdf

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando não só à pertinência das informações apresentadas como também à utilização das marcas de registro popular e padrão. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

·        O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·        A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

·        Os processos de coesão e de coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

·        O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

O trabalho ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno durante a realização das tarefas. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de os alunos se interagirem entre si e com os outros. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento e envolvimento de cada um deles, lembrando que disso depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

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