Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A reforma agrária como solução dos problemas sociais brasileiros – UCA.

 

01/11/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o que é Reforma Agrária;
  • Compreender a questão fundiária do Brasil;
  • Verificar quais as vantagens da reforma agrária para o País.
Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Brasil; Fronteiras políticas; Rural e Urbano.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som, instrumento musical e internet.

 

Atividade 1 – A questão agrária

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor deverá dividir a turma em cinco grupos, sendo que, o número de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.

 

Primeiramente os grupos irão fazer a leitura da página de um sítio e a análise do mesmo, os mapas presentes nos textos também deverão ser analisados e compreendidos, para isso poderão pedir auxilio ao professor.

Em seguida, os grupos irão fazer um texto utilizando o Kword do laptop, contendo todo o entendimento do grupo a respeito do estudo realizado.

 

Os Textos estão apresentados nos links e telas abaixo:

 

Grupo 1: Texto 1 disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/questao_agraria.htm. Acessado em 21/10/2011.

Imagem 1 ilustrativa

 

Grupo 2: Texto 2 disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/estrutura_fundiaria.htm. Acessado em 21/10/2011.

imagem 2 ilustrativa

 

Grupo 3: Texto 3 disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/luta_pela_terra.htm. Acessado em 21/10/2011.

Imagem 3 ilustrativa

 

Grupo 4: Texto 4 disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/violencia.htm. Acessado em 21/10/2011.

imagem 4 ilustrativa

 

Grupo 5: Texto 5 disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/configuracao.htm. Acessado em 21/10/2011.

imagem 5 ilustrativa

  

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Atividade 2 – Debatendo sobre o tema

 

Ainda em grupo os alunos irão através do Kword do laptop elaborar três perguntas com respostas a respeito do que compreenderam sobre o texto da atividade anterior e entregar para o professor.

Depois eles irão fazer seus comentários sobre o texto lido sendo que os outros grupos também poderão participar com comentários e/ou com perguntas.

Em seguida, o professor irá conduzir um colóquio, onde ele fará as perguntas e abrirá para a turma responder, sendo que o grupo que elaborou as questões responderão por último e farão os comentários sobre as respostas dos colegas. Neste momento, o professor será o mediador das discussões, incentivando todos os alunos a participarem deste momento de troca.

Ao final o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, aprofundando um pouco mais o debate e amarrando as ideias levantadas pela turma durante as discussões.

 

Atividade 3 – Um estudo sobre reforma agrária

 

Ainda em grupos os alunos irão através do laptop interligado a internet fazer uma pesquisa sobre o tema abordado na aula.

Após a pesquisa para apresentar os resultados à turma e ao professor eles criarão uma apresentação no Kpresenter e uma paródia.

 

Menino ilustrativo 

Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 21/10/2011.

 

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

 

Sugestões de sítios para a pesquisa: (outros sítios poderão ser pesquisados)

 

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/reforma_agraria/home.html. Acessado em 21/10/2011.

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/reforma_agraria/reformaagraria.html. Acessado em 21/10/2011.

http://www.brasilescola.com/sociologia/reforma-agraria.htm. Acessado em 21/10/2011.

http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=269. &Itemid=289. Acessado em 21/10/2011.

http://www.suapesquisa.com/geografia/reforma_agraria.htm. Acessado em 21/10/2011.

http://www.planalto.gov.br/publi_04/COLECAO/REFAGR3.HTM.  Acessado em 21/10/2011.

 

Atividade 4 – Apresentação dos resultados

 

Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som, computador e instrumento musical, caso o grupo for usar.

Sendo que cada grupo terá vinte minutos para apresentação, e no intervalo de cada apresentação o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

 Violão

Imagem disponível em: http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 21/10/2011.

 

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelos grupos quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, aprofundando um pouco mais o debate e amarrando as ideias levantadas pela turma durante as apresentações e discussões.

 

Atividade 5 – Divulgação dos resultados

 

Ao término das atividades o professor irá solicitar aos grupos que criem um blog para divulgar todas as atividades elaboradas durante as aulas.

O blog deverá ser divulgado por toda a escola para que todos tenham conhecimento dos trabalhos.

 

  • Para criar o blog os alunos irão acessar o seguinte sítio conforme mostra link e tela abaixo e seguir os passos mostrados na página.

 

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 21/10/2011.

 

Criar um blog

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

 

http://www.abda.com.br/texto/antoniobuainain.pdf. Acessado em 21/10/2011.

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 21/10/2011. Sítio usado para elaborar o blog.

http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 21/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 21/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e a divulgação dos trabalhos no blog.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.