01/11/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade |
Brasil; Fronteiras políticas; Rural e Urbano.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som, instrumento musical e internet.
Atividade 1 – A questão agrária
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor deverá dividir a turma em cinco grupos, sendo que, o número de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.
Primeiramente os grupos irão fazer a leitura da página de um sítio e a análise do mesmo, os mapas presentes nos textos também deverão ser analisados e compreendidos, para isso poderão pedir auxilio ao professor.
Em seguida, os grupos irão fazer um texto utilizando o Kword do laptop, contendo todo o entendimento do grupo a respeito do estudo realizado.
Os Textos estão apresentados nos links e telas abaixo:
Grupo 1: Texto 1 disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/questao_agraria.htm. Acessado em 21/10/2011.
Grupo 2: Texto 2 disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/estrutura_fundiaria.htm. Acessado em 21/10/2011.
Grupo 3: Texto 3 disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/luta_pela_terra.htm. Acessado em 21/10/2011.
Grupo 4: Texto 4 disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/violencia.htm. Acessado em 21/10/2011.
Grupo 5: Texto 5 disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/configuracao.htm. Acessado em 21/10/2011.
Atividade 2 – Debatendo sobre o tema
Ainda em grupo os alunos irão através do Kword do laptop elaborar três perguntas com respostas a respeito do que compreenderam sobre o texto da atividade anterior e entregar para o professor.
Depois eles irão fazer seus comentários sobre o texto lido sendo que os outros grupos também poderão participar com comentários e/ou com perguntas.
Em seguida, o professor irá conduzir um colóquio, onde ele fará as perguntas e abrirá para a turma responder, sendo que o grupo que elaborou as questões responderão por último e farão os comentários sobre as respostas dos colegas. Neste momento, o professor será o mediador das discussões, incentivando todos os alunos a participarem deste momento de troca.
Ao final o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, aprofundando um pouco mais o debate e amarrando as ideias levantadas pela turma durante as discussões.
Atividade 3 – Um estudo sobre reforma agrária
Ainda em grupos os alunos irão através do laptop interligado a internet fazer uma pesquisa sobre o tema abordado na aula.
Após a pesquisa para apresentar os resultados à turma e ao professor eles criarão uma apresentação no Kpresenter e uma paródia.
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 21/10/2011.
Sugestões de sítios para a pesquisa: (outros sítios poderão ser pesquisados)
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/reforma_agraria/home.html. Acessado em 21/10/2011.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/reforma_agraria/reformaagraria.html. Acessado em 21/10/2011.
http://www.brasilescola.com/sociologia/reforma-agraria.htm. Acessado em 21/10/2011.
http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=269. &Itemid=289. Acessado em 21/10/2011.
http://www.suapesquisa.com/geografia/reforma_agraria.htm. Acessado em 21/10/2011.
http://www.planalto.gov.br/publi_04/COLECAO/REFAGR3.HTM. Acessado em 21/10/2011.
Atividade 4 – Apresentação dos resultados
Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som, computador e instrumento musical, caso o grupo for usar.
Sendo que cada grupo terá vinte minutos para apresentação, e no intervalo de cada apresentação o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Imagem disponível em: http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 21/10/2011.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelos grupos quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, aprofundando um pouco mais o debate e amarrando as ideias levantadas pela turma durante as apresentações e discussões.
Atividade 5 – Divulgação dos resultados
Ao término das atividades o professor irá solicitar aos grupos que criem um blog para divulgar todas as atividades elaboradas durante as aulas.
O blog deverá ser divulgado por toda a escola para que todos tenham conhecimento dos trabalhos.
http://www.criarumblog.com/. Acessado em 21/10/2011.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.abda.com.br/texto/antoniobuainain.pdf. Acessado em 21/10/2011.
http://www.criarumblog.com/. Acessado em 21/10/2011. Sítio usado para elaborar o blog.
http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 21/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 21/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e a divulgação dos trabalhos no blog.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/11/2011
Quatro estrelasA aula pode me ajudar no que eu estava precisando