11/11/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
O professor iniciará a aula, entregando aos alunos fichas com frases contendo redundâncias. Pedirá aos discentes para verificarem qual o problema das frases e, ao mesmo tempo, proporem soluções. As soluções propostas pelos alunos deverão ser escritas no quadro para que todos da sala participem da discussão sobre as redundâncias apresentadas.
Importante: professor, as redundâncias foram retiradas de http://jaidson.vilabol.uol.com.br/redundancias.htm
Portanto, entregue aos alunos apenas as frases numeradas e não os comentários. Depois que os alunos desenvolverem a atividade, você pode comparar os comentários dos alunos com os exibidos no link.
1. "O rapaz ENCAROU DE FRENTE a bronca do pai" Esta, a gente ouve todos os dias! Como alguém poderia ENCARAR DE TRÁS? Vai ver são extra-terrestres!! 2. "Ele vivia CERCADO de crianças POR TODOS OS LADOS" Ai! Esta dói!! Não! Quem sabe alguém pode cercar só pela frente!! Avisem nossos apresentadores que CERCAR já indica ser por todos os lados. 3. "Quando AMANHECEU O DIA, as crianças já haviam ido" Pobres ouvidos, suportai! Alguém já viu amanhecer a noite? 4. "Tiradentes teve sua CABEÇA DECAPITADA" Ih!... Não! Alguém já viu um PÉ ser decapitado? Decapitação é da CABEÇA, meus amigos!! 5. "Será que tenho OUTRA ALTERNATIVA?" Espero que não! "Alternativa" já indica "outra opção". O certo seria: "será que tenho alternativa?" 6. "Vocês CONVIVERAM JUNTOS?" Argh!! Não: convivemos separados!! Olhe só: "CONviver" já expressa viver COM, junto! 7. "Repartimos o chocolate em METADES IGUAIS" Buáááá!!! Tenho que chorar! Se esse chocolate foi dividido pela metade, as duas partes são IGUAIS! Metade = duas partes iguais. 8. "E ela sofreu uma HEMORRAGIA DE SANGUE" Nãaaaaaaoooo!!! Alguém já teve alguma hemorragia de saliva? HEMORRAGIA SEMPRE DE SANGUE!! 9. "O rato se INFILTROU DENTRO da toca" E o pobre rato tinha opção? INFILTRAR JÁ INDICA "PARA DENTRO" 10."Isto me deixou COM SALIVA NA BOCA" Oh!! E onde mais poderia haver saliva? Entre os dedos dos pés? 11."Ele ACRESCENTOU MAIS UMA ideia" Claro!! Como ele poderia acrescentar MENOS uma ideia? Se acrescentou, foi para MAIS! 12."Ela DIMINUIU MENOS uma ideia" É a mesma coisa!! Se diminuiu só pode ser MENOS! 13."O estado EXPORTOU PARA FORA menos, este ano" E como ele poderia fazer para exportar para DENTRO? 14."O estado IMPORTOU PARA DENTRO o necessário" Ai!! De novo! Se importou, não precisa dizer que foi para dentro, oras! 15."Aquele rapaz é um DEMENTE MENTAL" Demente é quem fala isso! Onde já se viu demente estomacal? "Demente" vem "mente", o que já diz tudo! 16."Ela é LOUCA DA CABEÇA" Ahhhh!!!... Eu nunca vi um louco do pé!!! 17."A reunião foi ANTECIPADA PARA ANTES" Ui, Ui! E poderia ser antecipada para depois? Respondo: NÃO!!!!!!! Fale apenas "a reunião foi antecipada" 18."Vamos ADIAR PARA DEPOIS, esta conversa" Que loucura!! Adiar já indica que é para depois! Por favor: economize palavras!! 19."Ele DESEMBOLSOU DO BOLSO muito dinheiro" O quê? E como ele poderia desembolsar do sapato? 20."Ele ficou PARADO NO MESMO LUGAR" Oh!!! Se ele está PARADO (#*$#&!) tem que estar no mesmo lugar, você não acha? 21."HÁ MUITO TEMPO ATRÁS..." O HÁ já indica que o tempo é no passado. 22."Está tudo bom, FORA À PARTE, isto." Fora à parte? Só use FORA, ou À PARTE, que já é de bom gosto! 23."Ela CAIU UM TOMBO." Deve ter doído!!! Principalmente aos ouvidos! Se caiu, claro que foi um tombo!! Prefira LEVOU UM TOMBO. Dói menos...
|
Atividade 2
Nessa atividade, os alunos, com base na discussão das frases anteriores, deverão formalizar o conceito de redundância:
Segundo o dicionário eletrônico Houaiss 3.0, redundância é:
Insistência desnecessária nas mesmas ideias; excesso de palavras, de expressões; prolixidade, abundância. |
Depois de entendido o conceito, os alunos deverão fazer uma varredura na internet, pesquisando sobre exemplos de redundância em diferentes textos. Ao final, apresentarão aos colegas, em KPresenter, em seus laptops, seus achados. A discussão das apresentações deverá ser pautada pela:
1) Localização da redundância em cada frase.
2) Explicação da redundância.
3) Proposta de eliminação da redundância.
Esses achados deverão fazer parte do blog da sala.
Aulas 2,3 e 4.
Atividade
O professor pedirá aos alunos que acessem o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=y0Ctbwq0oas
e apreciem Marcius Melhem em uma encenação humorística cujo tema é a redundância.
Após apreciação, o professor questionará:
Ao final da discussão, o professor solicitará aos alunos a seguinte tarefa:
Deverão organizar-se em grupos de até 4 pessoas para criarem uma encenação com base nas redundâncias pesquisadas por eles na atividade da aula anterior. A encenação poderá seguir o formato da apresentada por Marcius Melhem ou criada sob nova perspectiva. As gravações deverão ser feitas por meio da câmera de seus laptops e a apresentação do vídeo acontecerá daqui há 2 aulas. Portanto, mãos à obra! |
Professor, solicite ajuda do professor de Teatro ou Artes de sua escola. Ainda promova atendimentos em horário extraturno para os grupos que requisitarem.
O vídeo deverá ser apresentado à comunidade escolar no horário do recreio ou na biblioteca em tempo agendado.
Aula 5
Atividade
Esta aula será para os alunos avaliarem suas produções e a de seus colegas. O foco será:
1) Redundâncias escolhidas.
2) Forma de organização da encenação.
3) Texto ou roteiro.
4) Encenação em si (posição dos atores, foco de imagem, configuração do contexto físico da gravação).
Para leitura do professor:
http://www.revistaletras.ufpr.br/edicao/75_76/MariaFurlanetto-AsRedundanciasSaoMesmoRedundancias.pdf
http://sec.secolima.gob.mx/descargas/Taller_leer_y_escribir/PDF/M%C3%81S%20REDUNDANCIAS.pdf
http://sonosestamosaqui.blogspot.com/2007/03/redundncia-e-expectativas.html
Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa nas discussões coletivas sobre identificação das redundâncias e posterior correção; na apresentação das redundâncias pesquisadas na internet; na criação do vídeo para apresentação das redundâncias e, por fim, na sua participação durante a autoavaliação e avaliação da encenação dos colegas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/11/2011
Cinco estrelasExcelente