18/09/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Com esta aula as crianças poderão:
1º Momento - Após o levantando no grupo sobre quem já andou de trem, o professor poderá traçar um roteiro da viagem que será realizada (o percurso: o ponto de partida e o ponto de chegada).
2º Momento: Durante o passeio de trem é possível conscientizar as crianças quanto às características desse meio de transporte, tais como: o material de que é feito, o suporte por onde anda, o que o faz movimentar-se, entre outros. Além do que é uma excelente oportunidade para instigar a curiosidade das crianças sobre as semelhanças e diferenças entre o trem e outros meios de transportes conhecidos.
Foto 1 - Crianças na estação vendo o trem chegar.
Foto 2 - Crianças durante o passeio de trem.
Foto 4- Observando as paisagens durante o passeio de trem.
Na volta do passeio, na roda, o professor poderá, também, realizar uma leitura de imagens com figuras de trem (selecionadas anteriormente para serem expostas neste dia), comparando-o com imagens da carroça, da moto e/ou de outros tranportes já conhecidos e que já se encontram expostas em painel no mural da sala, de forma a comparar as semelhanças e diferenças entre eles.
Sugestão: O professor poderá também visitar locais que guardem informações sobre os meios de transportes estudados (empresa de ônibus, porto, museu, aeroporto, dentre outros).
O professor poderá utilizar a internet como recurso visual para as crianças apreciarem imagens de diferentes meios de transportes.
http://portuguesembadajoz.files.wordpress.com/2008/04/transportestempo.jpg
http://mundoanimado.no.sapo.pt/transportes/transportestotal.htm
Pode, ainda, a partir das aulas-passeios descritas, adequar e/ou adaptá-las a sua realidade, ou seja, ao invés de utilizarem o trem ou a carroça, a aula pode ser realizada em um ônibus, kombi, cavalo e/ou trator. Enfim, o importante é que as crianças vivenciem experiências com diferentes formas/jeitos de se locomoverem de um lugar para outro mais distante, observando e identificando as características de meio de transporte utilizado .
Com esta aula o professor poderá avaliar o grupo com relação à(ao):
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/08/2012
Cinco estrelasGostei bastante, pois, manter o aluno na sala está cada vez mais difícil e nada melhor que envolvê-los com atividades prazerosas.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei diferente e maravilhosa vou testar com meus alunos
24/03/2010
Cinco estrelasMuito criativo.DEMAIS!