Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


IV - OS TRANSPORTES: lá vai o trem vai subindo pelo monte

 

18/09/2009

Autor y Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças poderão:

  • familiarizar-se com o meio de transporte - TREM;
  • conhecer suas características;
  • fazer um contraponto entre as semelhanças e diferenças do TREM e outros meios de transportes conhecidos.
Duração das atividades
Cada atividade será realizada em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor poderá fazer a mesma dinâmica utilizada na aula anterior (com a carroça), levantando no grupo informações sobre quem já andou de trem, para onde foi, como ele era, o que sentiu etc.
Estratégias e recursos da aula

1º Momento - Após o levantando no grupo sobre quem já andou de trem, o professor poderá traçar um roteiro da viagem que será realizada (o percurso: o ponto de partida e o ponto de chegada).

2º Momento: Durante  o passeio de trem é possível conscientizar as crianças quanto às características desse meio de transporte, tais como: o material de que é feito, o suporte por onde anda, o que o faz movimentar-se, entre outros. Além do que é uma excelente oportunidade para instigar a curiosidade das crianças sobre as semelhanças e diferenças entre o trem e outros meios de transportes conhecidos.

undefined

Foto 1 - Crianças na estação vendo o trem chegar.

undefined

Foto 2 - Crianças durante o  passeio de trem.

undefined 

Foto 4- Observando as paisagens durante o passeio de trem.

Na volta do passeio, na roda, o professor poderá, também, realizar uma leitura de imagens com figuras de trem (selecionadas anteriormente para serem expostas neste dia), comparando-o com imagens da carroça, da moto e/ou de outros tranportes já conhecidos e que já se encontram expostas em painel no mural da sala, de forma a comparar as semelhanças e diferenças entre eles.

Sugestão: O professor poderá também visitar locais que guardem informações sobre os meios de transportes estudados (empresa de ônibus, porto, museu, aeroporto, dentre outros).

Recursos Complementares

O professor poderá utilizar a internet como recurso visual para as crianças apreciarem imagens de diferentes meios de transportes.

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM246362-7822-OS+MEIOS+DE+TRANSPORTE+QUE+AJUDAM+O+HOMEM,00.html

http://portuguesembadajoz.files.wordpress.com/2008/04/transportestempo.jpg

http://mundoanimado.no.sapo.pt/transportes/transportestotal.htm

Pode, ainda, a partir das aulas-passeios descritas, adequar e/ou adaptá-las a sua realidade, ou seja, ao invés de utilizarem o trem ou a carroça, a aula pode ser realizada em um ônibus, kombi, cavalo e/ou trator. Enfim, o importante é que as crianças vivenciem experiências com diferentes formas/jeitos de se locomoverem de um lugar para outro mais distante, observando e identificando as características de meio de transporte utilizado .

Avaliação

Com esta aula  o professor poderá avaliar o grupo com relação à(ao):

  • envolvimento na realização da aula-passeio;
  • relações que cada um estabeleceu entre o trem e outros meios de transportes estudados;
  • amplação do vocabulário - linguagem oral.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.