26/10/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
- Observar, conhecer e pensar sobre esculturas por meio de reproduções.
- Comparar e estabelecer analogias entre as esculturas e outras linguagens visuais.
- aguçar a curiosidade em relação aos diferentes espaços de cultura.
Esta aula será mais significativa se o professor considerar a trajetória do grupo de crianças que trabalha. Isto é, o movimento do grupo, a faixa etária (crianças de 4 a 6 anos) e sua curiosidade ou não em relação a temática da Escultura.
1º Momento: Colocar a disposição das crianças livros ou catálogos de arte com imagens de escultura. Selecionar previamente algumas obras, reunir o grupo e observar as reproduções e perguntar: O que vocês acham que são essas imagens? (exemplo: as crianças podem falar que é uma pintura, um desenho, uma fotografia, uma estátua ou uma escultura).
Bruno Giorgi (1905-1993). “Esfinge”. Bronze. Disponível em: http://www.arteeeventos.com.br/paginas_leilao/leilao.asp?iCat=356&offset=160
http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2006/jusp779/pag1011.htm
Frans Krajcberg (1921). “Flor do Mangue”. Madeira. Disponível em:
Seguir perguntando: Vocês sabem o que é uma escultura? Qual a diferença entre pintura e escultura? Como podemos perceber essa diferença? (As imagens de escultura geralmente apresentam sombras, então podemos iniciar apontando essa diferença. Outra diferença é que a pintura é bidimensional e a escultura é tridimensional). As esculturas têm cores? O que há em nossa sala que é bidimensional? E tridimensional? (tomar nota das repostas das crianças em relação a essas questões)
2° Momento: Organizar o espaço com os seguintes materiais: Lego, pecinhas de madeira de diversos tamanhos e formas, jogos de montar, gravetos e pedrinhas, tecidos coloridos e barbante - Dividir a turma em 4 grupos e solicitar que as crianças montem uma escultura com os materiais disponíveis. Na roda, cada grupo irá apresentar sua produção. Após planejar e organizar com o grupo um local para expor suas produções e registros sobre - o que é escultura? - para as famílias e colegas dos outros grupos.
3° Momento: Questionar as crianças: Vocês sabem em quais lugares nós podemos encontrar esculturas? Pedir para que as crianças desenhem os referidos lugares. Aproveitar a situação para conversar com as crianças em relação aos diferentes espaços de cultura/arte e da natureza em que podemos pelo nosso olhar/imaginação e pela criação do homem encontrar diferentes esculturas. Lançar os seguintes questionamentos: Quem já foi num museu? O que pode ter num museu? (Registrar esse momento, anotando as falas das crianças e por meio da fotografia)
Dica: Se não tiver acesso a livros ou catálogos de arte, o professor pode fazer uma seleção de imagens via internet, porém deve eleger imagens artísticas. Sugiro alguns escultores: Constantin Brancusi (1876-1957); Augusti Rodin (1840-1917); Alexander Calder (1898-1976); Marcel Duchamp (1887-1968); Alberto Giacometti (1901-1966); Edgar Degas (1834-1917); Lasar Segall (1891-1957); Victor Brecheret (1894-1955); Eli Heil (1929); Bruno Giorgi (1905-1993); Frans Krajcberg (1921) e Amilcar de Castro (1920-2002). Pesquise também artistas da sua cidade e região.
Sugestão de leitura para o professor:
OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta. Escultura & imaginação infantil: um mar de histórias sem fim. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/alerotta.html
A avaliação será processual, participativa tendo em vista os objetivos elencados a participação das crianças e os registros realizados pelo professor. Salientamos a necessidade do professor exercitar o olhar atento, considerar as falas das crianças e ir para além do que elas já sabem conhecem ou viveram, ampliando desse modo, seus conhecimentos a cerca da temática proposta.
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