Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


II -OS TRANSPORTES : coletando informaçãos em um estacionamento

 

16/09/2009

Autor e Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças entre 2 e 3 anos de idade poderão aprender, por intermédio da observação,  a:

  • coletar dados e características sobre os automóvéis no estacionamento da escola;
  • confrontar as características dos automóveis observados, levantando as igualdades e as diferenças entre eles;
  • participar da elaboração de um texto coletivo sobre o que mais chamou a atenção na atividade realizada
  • ampliar seu repertório oral .
Duração das atividades
As atividades poderão ser realizadas em dois momentos com duração de 15 a 20 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor pode realizar um levantamento no grupo acerca de quem sabe o que é um estacionamento. Para motivá-los pode iniciar a conversa através de "charadas":

  • Hoje nós iremos a um lugar que tem muitos automóveis!
  • Neste lugar, não se vende o automóvel, mas se guarda o automóvel!
  • Neste lugar, o motorista pode deixar seu automóvel enquanto vai trabalhar ou por exemplo, comprar algo.
  •  As vezes, o motorista recebe um tiket, um comprovante, que ele paga antes de sair com o carro de lá!

Enfim, o professor pode pensar em dicas até que o grupo vá construindo a imagem do que é este lugar.

Estratégias e recursos da aula

A observação do estacionamento da escola pode tornar-se uma atividade bastante interessante, pois possibilita as crianças conhecerem alguns aspectos acerca desse local que guarda alguns veículos. Para tanto, sugerimos a realização de uma visita ao local, a fim de coletarem alguns dados acerca dos automóveis estacionados, como por exemplo: as diferenças e semelhanças entre os automóveis de passeio, coletivos, motocicletas, suas placas, as placas de sinalização, suas funções, dentre outros.

undefined

Foto 1 - Visitando o estacionamento da escola.

undefined

Foto 2- Observando os pneus do carro.

undefined

Foto 3- Crianças observando a placa de sinalização no estacionamento da escola.

undefined

Foto 4 - Crianças observando a moto de uma funcionária da escola.

2º Momento- Após a obervação no estacionamento, o grupo poderá retornar para a sala para conversarem sobre o que viram e o mais que chamou sua atenção no local. Neste caso específico, a moto de uma funcionária da escola tornou-se o centro das atenções na discussão da roda. Para dar conta de todas as perguntas das crianças, convidamos a funcionária à sala para responder as questões levantadas pelas crianças.  Registramos esse momento construindo um  texto coletivo sobre a conversa com a funcionária e logo em seguida as cranças desenharam suas impressões e/ou o que mais chamou sua atenção, individualmente.

O texto ficou exposto no mural da sala ao alcance das crianças.

undefined

Recurso didático- Texto coletivo.


Avaliação

Com esta aula o professor poderá avaliar:

  • o envolvimento das crianças durante a realização do passeio; 
  • a participação na construção do texto produzido coletivamente;
  • o registro gráfico(desenho), elaborado individualmente.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • HELIA LIMA, Escola Municipal Dr Alfredo Li , Rio Grande do Norte - disse:
    helinhamlima@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    professora solange achei bastante interessante a maneira como conduziu a aula, pois além de oportunizar momentos de diversão para as crianças, levou o conhecimento a elas de forma bem prática, parabéns!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.