16/09/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Com esta aula as crianças entre 2 e 3 anos de idade poderão aprender, por intermédio da observação, a:
O professor pode realizar um levantamento no grupo acerca de quem sabe o que é um estacionamento. Para motivá-los pode iniciar a conversa através de "charadas":
Enfim, o professor pode pensar em dicas até que o grupo vá construindo a imagem do que é este lugar.
A observação do estacionamento da escola pode tornar-se uma atividade bastante interessante, pois possibilita as crianças conhecerem alguns aspectos acerca desse local que guarda alguns veículos. Para tanto, sugerimos a realização de uma visita ao local, a fim de coletarem alguns dados acerca dos automóveis estacionados, como por exemplo: as diferenças e semelhanças entre os automóveis de passeio, coletivos, motocicletas, suas placas, as placas de sinalização, suas funções, dentre outros.
Foto 1 - Visitando o estacionamento da escola.
Foto 2- Observando os pneus do carro.
Foto 3- Crianças observando a placa de sinalização no estacionamento da escola.
Foto 4 - Crianças observando a moto de uma funcionária da escola.
2º Momento- Após a obervação no estacionamento, o grupo poderá retornar para a sala para conversarem sobre o que viram e o mais que chamou sua atenção no local. Neste caso específico, a moto de uma funcionária da escola tornou-se o centro das atenções na discussão da roda. Para dar conta de todas as perguntas das crianças, convidamos a funcionária à sala para responder as questões levantadas pelas crianças. Registramos esse momento construindo um texto coletivo sobre a conversa com a funcionária e logo em seguida as cranças desenharam suas impressões e/ou o que mais chamou sua atenção, individualmente.
O texto ficou exposto no mural da sala ao alcance das crianças.
Recurso didático- Texto coletivo.
Com esta aula o professor poderá avaliar:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasprofessora solange achei bastante interessante a maneira como conduziu a aula, pois além de oportunizar momentos de diversão para as crianças, levou o conhecimento a elas de forma bem prática, parabéns!!!!!!