Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS TRANSPORTES

 

15/09/2009

Autor e Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças de 2 a 3 anos de idade poderão aprender a:

  • compartilhar idéias, vivências e experiências diante do grande grupo,
  • familiarizar-se com a escrita como prática histórico cultural (funcionalidade),
  • ampliar a linguagem oral.
Duração das atividades
Cada atividade terá duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Caros professores, o trabalho com crianças desta faixa etária (2 a 3 anos) deve possibilitar atividades significativas, dialógicas e desafiadoras para que as mesmas possam expressar suas idéias, opiniões e vivências do cotidiano e assim desenvolver e ampliar a linguagem oral e o conhecimento de mundo.

    1º Momento - O professor poderá iniciar a aula com um diálogo com grupo acerca dos meios transportes mais próximos, ou seja, aqueles que as crianças já fazem uso cotidianamente, indagando-os:

    ■Como podemos ir de um lugar para outro?
    ■Como vocês vão para a casa da vovó?
    ■E para a praia?
    ■Como vocês chegam/vem para a escola?
    ■Alguém vem de ônibus para a escola?E de barco?

Estratégias e recursos da aula

2º Momento - O professor pode sugerir ao grupo registrar em forma de desenho o transporte que utiliza para vir, por exemplo, para a escola.

Após esse primeiro diálogo podemos perceber o que as crianças já vivenciaram e construíram  acerca do tema abordado. Desta forma, será interessante formular algumas questões, cuja busca de respostas passarão a orientar o estudo. Para tanto, pode-se definir uma questão primeira:

- Como fazemos para nos locomovermos de um lugar para o outro mais distante?

A partir da listagem dos transportes elencados pelas crianças, pode-se ampliar o repertório das questões a serem respondidas, a cada meio de transporte apresentado na roda, ao longo do projeto. É interessante que sejam pontuados alguns aspectos relevantes acerca da sua estrutura física, forma de locomoção e função para o homem . Vejamos algumas questões que poderão servir de padrão para cada meio de transporte estudado:

  • quais as características desse meio de transporte;
  • que 'barulho' ele produz e de onde vem (tem motor?);
  • o que ele pode carregar/transportar;
  • que semelhanças ele tem com outro(s) meio(s) de transporte(s) já conhecidos, entre outras.

Conforme o grupo vai respondendo as questões acima sugeridas, através da leitura de imagem, da pesquisa em textos informativos e/ou da observação durante as aulas-passeio, o professor poderá registrar, em um painel, as respostas. Para tanto, como as crianças desta faixa etária  estão ainda no processo de construção da linguagem, faz-se necessário ajudá-las na organização de suas frases/pensamentos/falas, durante esta atividade .

Avaliação

Com esta aula o professor poderá avaliar:

  1.  o interesse de cada criança;
  2.  o nível no qual se encontra na linguagem oral;
  3.  o que  utiliza para se expressar: gestos, expressões, movimentos, linguagem oral;
  4.  qual o nível de conhecimento inicial (idéias prévias) das crianças sobre o tema,através da linguagem oral e na gráfica (desenho).
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • IZABEL CRISTINA, IESB , Distrito Federal - disse:
    izabelcristinacalves@hotmail.com

    30/05/2010

    Quatro estrelas

    Nossa estou no 3° semestre de pedagogia e precisava muito deste exemplo. Gostei muito, é minha primeira micra aula. Muito Obrigado!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.